Reunindo clientes, empresas e agentes independentes de manutenção doméstica, hidráulica, desentupimento, caça-vazamentos, etc.
Monday, December 16, 2013
Proposta de reuso da água do banho para descarga no banheiro
Uma ideia interessante proposta pelo inventor e pesquisador em tecnologias de baixo custo Edison Urbano, do site Sempre Sustentável, apresentada pela primeira vez em janeiro de 2004, pretende reutilizar a água do banho familiar para o vaso sanitário gerando até 30% de economia de água potável e tratada.
Até 2010 o projeto teve o apoio da ONG Sociedade do Sol, famosa por viabilizar aquecedores solares de água baratos e fáceis de montar, e pretende viabilizar o reuso da água originada no banho familiar nas descargas de vaso sanitário. Segundo cálculos do projeto, existe uma correlação e equivalência entre a água gasta no banho com a utilizada nas descargas, surgindo daí uma oportunidade para equilibrar estas demandas.
No site, o projeto mostra a experiência em um sobrado residencial no bairro do Ipiranga em São Paulo/SP, onde uma família de 4 pessoas adultas conseguiu uma economia de 6 metros cúbicos de água potável por mês. A água do banho é recolhida pelo ralo no andar superior e armazenada em um reservatório de 200 litros, dele uma tubulação leva a água para a privada com caixa d'água acoplada, que ainda pode receber a água da rede caso seja necessário. O reservatório também tem uma tubulação para o esgoto e um ladrão, evitando transbordar em caso de excesso de água do banho. Uma medida de manutenção importante: no reservatório é necessário colocar cerca de 10 gramas de cloro orgânico usado em piscinas a cada 3 dias e a cada 15 dias uma limpeza geral deve ser feita.
O site Sempre Sustentável também exibe um projeto experimental de utilização da chamada água cinza (em contraposição a água negra, do esgoto) para casas térreas. O reúso da água do banho familiar para a descarga na privada seria feito através da ligação do ralo do chuveiro para um reservatório subterrâneo instalado fora da casa. Com uma peneira funcionando como sistema de filtro e clorador de passagem, além de clorador flutuante, no reservatório, a água seria enviada para a caixa d'água do vaso sanitário através de uma bomba d'água manual.
Segundo Edison Urbano, o projeto é experimental e não está sendo disseminado livremente (com todos os detalhes técnicos necessários). Isso porque ele está desenvolvendo um sistema que seja confiável para qualquer pessoa manipulá-lo (bom, bonito e barato). Existe a preocupação de que o manuseio com essa água (água cinza) possa ser feito incorretamente, e com isso gerar problemas de saúde principalmente na pessoa que vai fazer as manutenções no sistema.
Por esse motivo é que o Sempre Sustentável ainda não revela tecnicamente como fazer o reúso, apenas descrevem nos desenho como estão fazendo os testes. Só o que podem adiantar é que se fizer um bom sistema de filtros, e enviar a água (filtrada) para um reservatório e manter essa água clorada (com cloro de origem orgânica = cloro usado em piscinas), poderá usar para as descargas no vaso sanitário sem problemas.
Thursday, December 12, 2013
Como usar um autêntico banheiro japonês, garotas mostram em video
Este video publicado no canal PetiteMlleSoleil - How to use a japanese toilet (Como usar uma privada japonesa) - mostra Megan, de camiseta vermelha e um crachá, explicando como usar um autêntico vaso sanitário japonês de agachar.
Megan, uma garota ocidental, começa o video lavando as mãos na pia e fala para outra garota que está filmando que são 7h30 da manhã. depois demostra como se deve cagar ou mijar agachado no banheiro japonês, que também é utilizado em outros países do oriente e do oriente médio (China, Coréia, India, Turquia, etc).
Primeiro se deve colocar os pés ao lado da privada e afastar um pouco abrindo as pernas sobre o buraco da privada, depois é só agachar e aliviar suas necessidades fisiológicas, caso não tenha nenhum bloqueio psicológico ou dificuldade na hora evacuar ou urinar.
No final, a garota que está filmando testa o banheiro ela mesmo, pressionando a válvula de descarga mostrando o fluxo da água escorrendo pelo encanamento. Ela comenta que não achou muito bom nem confortável ou conveniente, mas interessante.
Como o Brasil é um país com um grande número de imigrantes japoneses é possível que encanadores e desentupidores venham a encontrar com este tipo de vaso sanitário e instalação hidráulica por aqui também. Talvez ainda existam em construções antigas, clubes, escolas ou associações da colônia japonesa no Brasil.
Labels:
banheiro,
passo a passo,
produtos,
video
Location:
Japan
Tuesday, December 10, 2013
Revista Manual do Construtor Instalações Hidráulicas
Estava a venda em uma banca de jornais próxima a estação Anhangabaú do metrô (no centro de São Paulo/SP) esta revista "Manual do Construtor - Etapas da Construção - Instalações Hidráulicas". Custando R$ 5,90 (a etiqueta diz promoção), a publicação é da Case Editorial e aparetemente também é vendida online mas o acesso ao site em 4/12/2013 diz que está interrompido por motivo de mudança de endereço.
A edição exposta na banca traz na capa as chamadas para as matérias:
- Passo a passo como reparar válvula e consertar sifão
- Água quente, conheça os sistemas de aquecimento
- Canos, confira as opções de materiais e uma tabela de diâmetros
- Manutenção, dê fim aos vazamentos
- Instalações hidráulicas, abastecimentos e coletas, reparos, tipos de registro e muito mais.
Como estava plastificada não foi possível conferir a contra-capa nem folhear a revista para dar uma olhada nas matérias e no conteúdo, mas é importante registrar mais essa opção para os encanadores, desentupidores, profissionais e pessoas interessadas que querem se informar e pesquisar sobre o assunto.
Labels:
banheiro,
cozinha,
imprensa,
passo a passo,
preços
Location:
República, São Paulo, Brazil
Friday, December 06, 2013
Pó de café pode tirar mau cheiro do banheiro e eliminar chulé
Uma notícia que saiu no jornal New York Times foi traduzida pelo jornal Folha de São Paulo - Borra de café acaba com mau cheiro de esgoto (28/02/2012) - quase 2 anos atrás fala de pesquisas na Universidade da Cidade de Nova York publicada na revista "The Journal of Hazardous Materials" que provam que a borra de café pode absorver o sulfeto de hidrogênio, gás causador, em grande parte, do odor do esgoto.
No YouTube achei este video de 04/05/2010 com 59.129 visualizações em 2/12/2013 onde um rapaz joga um pacote de café velho na privada e dá a descarga. Não parece ser algo relacionado à pesquisa nem explica se o ato foi para tentar tirar o fedor do vaso sanitário, aparentemente a privada funcionou como lixo do café fora do prazo de validade.
Já a pesquisa é muito interessante, foi descoberto que quando a borra de café é transformada em carbono ativado, ela absorve enxofre - um dos componentes do sulfeto de hidrogênio, particularmente bem. Isso se deve à cafeína que contém nitrogênio aumentando a capacidade do carbono de eliminar o enxofre do ar, explicou Teresa J. Bandosz, química e engenheira química da universidade e uma das autoras do relatório.
Para carbonizar a borra de café, ela e seus colegas misturaram a borra à água e ao zinco e depois secaram a mistura em um forno.
Segundo a reportagem, atualmente, usa-se carvão ativado ou carvão poroso para extrair o sulfeto de hidrogênio do esgoto nas estações de tratamento. Teresa J. Bandosz espera que empreendedores adquiram os direitos de patente da pesquisa e a convertam em um negócio. Ela própria uma grande consumidora de café, Bandosz surgiu com a ideia por jogar fora uma grande quantidade de borra. "O café fresco funcionaria ainda melhor, pois possui mais cafeína", afirmou. "Mas não é econômico utilizá-lo."
Não sei se o projeto de meias anti odor feitas com café reciclados utilizou a mesma pesquisa publicada na Folha, mas em julho de 2013 usando o sistema de crowdfunding (vaquinha colaborativa) conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para a fabricação e venda: Atlas Performance professional come to socks (Atlas performance profissional chega às meias).
Segundo os inventores da meia a prova de chulé com as meias eles podem cruzar o globo terrestre com as meias Atlas, meias que se ajustam ao corpo com infusão de café que mantém os pés frescos como se fosse um filtro de carvão ativado nos calçados.
Se as meias funcionam mesmo, anulando chulés e pés fedidos, o café pode mesmo servir para eliminar o mau cheiro de esgoto, ralo, pias e privadas. Se alguém experimentar e testar o café para estas funções, ou souber de novas pesquisas e experiências usando o pó de café para eliminar o mau cheiro do banheiro, comenta ou manda o link aqui.
Quem sabe agora existe mais uma alternativa barada, ecológica e fácil para um problema onde as pessoas experimentam de tudo, desde soda cáustica, Pinho Sol, cal, creolina e bicarbonato de sódio, uma variedade de receitas diferentes e inesperadas assim como os resultados.
Wednesday, December 04, 2013
Foto da atriz Salma Hayek ao lado do hidrante
Achei esta foto da atriz mexicana Salma Hayek segurando a válvula de um hidrante na fanpage Cinerama, publicada em 22/4/2013 no Facebook. Não sei se a foto originalmente foi produzida para publicidade, divulgação de algum filme ou calendário para encanadores. O hidrante de parede parece antigo, parecido com um hidrômetro mas aparentemente para combate a incêndio e conexão de mangueiras.
Monday, December 02, 2013
Em que direção a água escorre na Austrália? Video teste no YouTube.
Uma lenda urbana famosa fala que nos países do hemisfério norte (Estados Unidos, França, Inglaterra, etc.), acima da linha do equador, a água escorre em uma direção, ao contrário dos países do hemisfério sul, como o Brasil e Austrália.
O usuário Mark Sztainbok publicou este video no YouTube - Do Australian toilets really swirl the other way? (Nas privadas da Austrália realmente a água escorre para o outro lado?) - onde registra um teste e experiência no local, dando a descarga com a vazão da água mostrando um resultado surpreendente e inesperado.
De qualquer forma, a curiosidade em torno do sentido de direção da água é mesmo polêmica, no site da Revista Super Interessante - Por que a água escoa em movimento circular no ralo da pia? - fala da teoria da Força de Coriolis como a causa dos giros diferentes, já o site da Revista Galileu - No Hemisfério Norte a água desce pelo ralo girando em um sentido e, no Sul, em outro? - defende que a Força Corioles é insignificante e não determinaria o sentido da água em ralos e vasos sanitários.
Location:
Australia
Thursday, November 28, 2013
Fotos de gente chorando no chão do banheiro
O Tumblr Screaming and Crying on My Bathroom Floor (Gritando e chorando no chão do meu banheiro), como o próprio nome diz, reune fotos de pessoas chorando no chão de banheiros. Alguns acompanhados de livros, objetos, bichinhos, brinquedos, outros sozinhos, em grupos, fantasiados, vestindo roupas estranhas, de todo o tipo.
O que parece ser um comportamento infantil pode revelar algo que vale para todas as idades, o banheiro é um lugar precioso e íntimo, ideal para momentos de desabafo, desespero, lembranças e encontros consigo mesmo. Sem esquecer é claro com a função utilitária e higiênica onde todo ser humano precisa para satisfazer suas necessidades fisiológicas, cagar, mijar, se lavar, escovar os dentes e tomar banho.
Com a internet e os telefones celulares, o banheiro já tinha se tornado o cenário preferido de fotos "selfie", os chamados auto-retratos, com poses sensuais em frente ao espelho. O que este Tumblr (tipo de blog que privilegia fotos e imagens) mostra é que o banheiro pode ir além e servir de local de fotos diferentes e criativas.
Para quem trabalha reformando e construindo banheiros, além das pessoas e garotas bonitas que gostam de se mostrar e mostrar seus banheiros, é possível comparar e admirar o acabamento, as louças e metais sanitários diferentes espalhados pelo mundo.
Tuesday, November 26, 2013
Como desentupir privada com desentupidor à manivela
Este video no YouTube - How to fix a toilet using a toilet auger (Como consertar uma privada usando um desentupidor a manivela) - publicado em 19/2/2010, faz parte de uma coleção americana de DVDs de manutenção doméstica chamada Home Owner Series (Coleção do proprietário de residência).
O video, narrado originalmente em inglês, conta que em uma privada entupida quando é necessário atingir o encanamento da privada, existe a alternativa de utilizar o desentupidor à manivela, que nos Estados Unidos é chamado de Auger (broca ou sonda) ou Snake (cobra). O desentupidor comum, de borracha, desentope forçando o obstáculo para frente, tentando levá-lo junto com o fluxo da água. O desentupidor à manivela tenta atingir o obstáculo (sujeira, resíduo ou objeto) que causa o entupimento puxando para fora do cano.
Como o desentupidor à manivela geralmente não é longo, a ação não atinge o encanamento da casa, apenas o cano próximo da privada e do vaso sanitário. Se for necessário um reparo no encanamento da residência, o video recomenda a contratação de um profissional especializado ou empresa desentupidora. Caso o resíduo que causa o entupimento seja atingido pelo desentupidor, a água começa a correr normalmente e o problema é resolvido.
Fazendo uma busca em 25/11/2013 no Buscapé por desentupidor a manivela não encontramos nenhum resultado interessante, apenas empresas desentupidoras e outros produtos com manivela, no entanto sabemos que existem produtos brasileiros similares das marcas Tufão e Thompson, que já comentamos anteriormente aqui no blog.
Labels:
equipamentos,
passo a passo,
produtos,
treinamento,
video
Location:
San Diego, CA, USA
Friday, November 22, 2013
Canos de madeira do século XIX
Mais uma curiosidade do site Sewer History (História do Esgoto), esta página escaneada de uma revista de mais de 120 anos atrás com a matéria Wooden Water Pipes (Canos de água de madeira) publicada em janeiro de 1886. O site tem uma página com vários exemplos e fotos de canos de madeira - Pipes Wood (Canos Madeira) - encontrados em escavações e em exposições de museus pelo mundo.
Fabricado pela Michigan Pipe Company, o uso de canos de madeira parecia ser popular quando ainda era caro ou complicado fabricar canos de metal ou mesmo plástico PVC como nos dias de hoje. Como informado no site Sewer History, a reportagem sobre os canos de madeira em inglês está na página 4 da revista The Manufacturer and Builder (O Contrutor e Fabricante) pertencente ao acervo da Biblioteca da Universidade de Cornell.
Tuesday, November 19, 2013
Feliz Dia Mundial do Banheiro - World Toilet Day
Hoje, 19 de novembro, comemora-se o World Toilet Day, que no Brasil poderia ser traduzido como "Dia Mundial do Banheiro" ou "Dia Mundial da Privada". O site worldtoiletday.org com artistas e apoiadores, tem um relatório em pdf: Why we can't wait for improved sanitation (Por que não podemos esperar por um saneamento melhor). O verbete World Toilet Organization na Wikipedia em inglês explica que a data é o aniversário da Worldtoilet.org, organização criada em 2001 em Cingapura para incentivar o saneamento básico e os banheiros ao redor do mundo. A instituição também organiza anualmente um encontro, forum e exposição sobre o assunto.
Este video do ano passado explica que eram 2,5 bilhões de pessoas sem acesso à banheiros e instalações sanitárias adequadas no mundo todo. O problema pode ser origem de diversas doenças como diarréia, infecções respiratórias, causando a morte de crianças e que para cada 1 dólar investido em saneamento básico há um retorno de 5 dólares em uma sociedade mais desenvolvida, rica e saudável. O saneamento básico é considerado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) um dos direitos humanos.
Pior é que no Brasil, país onde a data não é lembrada nem comemorada, o problema continua grande. O site The Christian Science Monitor incluiu em 2010 o Brasil como o 9º entre os 10 países com maior falta de banheiros do mundo: World Toilet Day Top 10 nations lacking toilets (Dia Mundial do Banheiro, Os 10 maiores países com falta de banheiro). Segundo o site, seriam 13 milhões de brasileiros cagando e mijando no mato a céu aberto, cerca de 7% da população.
Ficamos na torcida para que o governo, as empresas de materiais de construção, fabricantes de equipamentos e produtos hidráulicos e sanitários, profissionais e empresas da área, apoiem a data e melhorem cada vez mais as condições de saneamento e esgoto no Brasil e no mundo.
Este video do ano passado explica que eram 2,5 bilhões de pessoas sem acesso à banheiros e instalações sanitárias adequadas no mundo todo. O problema pode ser origem de diversas doenças como diarréia, infecções respiratórias, causando a morte de crianças e que para cada 1 dólar investido em saneamento básico há um retorno de 5 dólares em uma sociedade mais desenvolvida, rica e saudável. O saneamento básico é considerado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) um dos direitos humanos.
Pior é que no Brasil, país onde a data não é lembrada nem comemorada, o problema continua grande. O site The Christian Science Monitor incluiu em 2010 o Brasil como o 9º entre os 10 países com maior falta de banheiros do mundo: World Toilet Day Top 10 nations lacking toilets (Dia Mundial do Banheiro, Os 10 maiores países com falta de banheiro). Segundo o site, seriam 13 milhões de brasileiros cagando e mijando no mato a céu aberto, cerca de 7% da população.
Ficamos na torcida para que o governo, as empresas de materiais de construção, fabricantes de equipamentos e produtos hidráulicos e sanitários, profissionais e empresas da área, apoiem a data e melhorem cada vez mais as condições de saneamento e esgoto no Brasil e no mundo.
Monday, November 18, 2013
Concurso da descarga Jacuzzi PowerChoice - Videos vencedores
Em setembro de 2012 a Jacuzzi, fabricante das famosas banheiras de hidromassagens, promoveu um concurso no site de produtores de video (videomakers e filmakers) autônomos Poptent premiando os melhores videos divulgando a descarga PowerChoice. Sim, deve ser novidade pra muita gente que a Jacuzzi também fabrica e vende vasos-sanitários e descargas.
O concurso selecionou videos que divulgassem a Jacuzzi e seu produto, a marca se diz única e defende que isso é verdade, fabricando e vendendo banheiras e produtos de luxo como hidromassagem e privadas. As vantagens da descarga PowerChoice deve ser mostrada, a válvula permite a função Eco Flush (descarga ecológica) ao ser acionada para cima e a função Power Flush (descarga poderosa) ao acionar para baixo.
No total houve 48 videos participantes, destes, 22 foram selecionados e 3 deles receberam prêmio em dinheiro: Jacuzzi PowerChoice Giving you the option to save (Jacuzzi PowerChoice dando a você a opção de economizar/salvar ganhou U$ 7.500,00), Happy Man (Homem Feliz, ganhou U$ 250,00 como escolha do editor) e Super Genius (Super Gênio, ganhou U$ 250,00 como escolha do editor).
Fazendo uma busca por Jacuzzi no Buscapé não encontramos nenhum produto de descarga e válvula a venda, ao contrário de quando buscamos por Descarga no Buscapé, que mostra ofertas em vários sites e lojas de produtos de outros fabricantes. Mas com a fama e o prestígio da marca é possível que no Brasil existam importadores ou pessoas com banheiros com este produto.
Location:
Chino Hills, CA, USA
Thursday, November 14, 2013
Mesa com pés de desentupidores
O blog Criadesign no post Mesa de borracha com ventosas publicado em 21/2/2011 mostra esta mesa diferente e inusitada com os pés inspirados nos desentupidores de borracha. A mesa chamada Rubber Table foi criada pelo designer alemão Thomas Schnur e é feita totalmente de borracha, permitindo inclusive que seja grudada na parede e superfícies inclinadas ou de outros materiais.
A cor laranja também é típica de desentupidores de pias, ralos ou privadas, dando a impressão que possa até ser utilizada com esta finalidade em caso de uma emergência. Vendo as fotos publicadas no blog Criadesign e também no site da Dezeen Magazine dá pra ver que a mesa é pequena e pode ser carregada e flexionada com as mãos.
Location:
Kartäuserhof 42, 50678 Cologne, Germany
Tuesday, November 12, 2013
Descarga com defeito - A privada mais louca do mundo no YouTube
Este video no YouTube - World's craziest toilet (A privada mais louca do mundo) - mostra uma descarga que não para de despejar água, fazendo um barulhão, desperdiçando e causando espanto.
O autor do video defende que assistir essa descarga de banheiro prova como é fácil descobrir o motivo da escassez e falta de água fresca no mundo. Ele até desconfia que viver essa experiência é como encontrar o portal do Ministério da Magia do Harry Potter.
Apesar do absurdo da situação, desesperadora e que causa indignação, o video é simples e chega a ser singelo. Mesmo assim, ou por causa disso, houve 381.124 visualizações do video no YouTube. A vazão de água, violenta e ruidosa, é acompanhada por risadas dos rapazes filmando o desatre ambiental e a falha na manutenção do banheiro. Se continuou assim, imagina a conta de água de o prejuízo que esse imprevisto pode ter causado.
Tuesday, November 05, 2013
Privada oriental adaptada com gambiarra
O choque de culturas pode levar a adaptações e improvisações extremas. Esta foto mostra uma gambiarra utilizando um cone de trânsito como privada transformando um banheiro com sistema de cagar agachado, muito utilizado em países da Ásia como China, Coréia e Japão, do Oriente Médio e da Turquia.
Aparentemente, o banheiro tinha sido originalmente construído com a privada de agachar e através de barras de ferro, uma tábua furada e um cone de trânsito servindo de funil pra levar os dejetos, pra finalizar tem até um assento sanitário com tampa, o toque de luxo da criativa gambiarra.
Esta foto publicada junto com outras mostrando os piores projetos de banheiros do mundo no blog Askbigmalc - You just won't believe this (Você não vai acreditar nisso) - em 18/4/2012. Como comentei aqui antes, o autor do post avisa que recebeu as imagens por email apenas pelo fato de serem engraçadas e curiosas, sem confirmar o local ou a veracidade das mesmas.
Monday, November 04, 2013
Óleo anti-mau cheiro no banheiro
Este produto chamado Poopourri está sendo anunciado como um óleo revolucionário que você aplica antes de usar o vaso sanitário e que promete impedir o mau cheiro e o fedor e não deixar nenhum odor depois de cagar.
No site Poopourri.com o fabricante explica que o produto é uma mistura de óleos essenciais que praticamente elimina o cheiro do banheiro onde você pode sair do banheiro mais cheiroso do que entrou. Depois de borrifar o produto com spray sobre a água da privada os óleos isolam o cheiro debaixo da água e depois que você caga e defeca, a queda da bosta ativa os aromas agradáveis do óleo que continua agindo como uma barreira impedindo o mau cheiro da merda escapar para o ambiente.
O site avisa que o produto não é uma barreira química, é baseado em princípios aromaterápicos e com um pouco de spray sobre a água do vaso sanitário antes de sair do banheiro forma uma barreira que previne que o mau cheiro e do fedor do banheiro consiga escapar em primeiro lugar. Na foto da embalagem aparece um limão, fruta conhecida por sua ação anti-cheiro e usada no Brasil até mesmo como desodorante caseiro e natural.
O video do comercial no YouTube - Girls don's poop (Mulheres não cagam) - mostra uma garota chique e elegante sentada na privada, preocupada com o cheiro do banheiro em festas, na casa do namorado, no escritório, etc. A descarga remove o problema visual, mas o cheiro, ele continua. A comparação com um pasto cheio de vacas e o uso do spray desodorizante ou aromatizante como Bom Ar é ridicularizado pelo cheiro marcante que fazem as pessoas tossir.
No YouTube foram 18.373.699 visualizações e no site indica 4.153.799 frascos de óleos Poopourri vendidos até o momento, com kits a venda na Amazon cujos preços variam de U$ 9,95 a U$ 44,95. Com esse sucesso, se realmente funcionar como promete, o produto pode chegar em breve ao Brasil.
Tuesday, October 08, 2013
Privada ou Trono?
Esta foto publicada junto com outras mostrando os piores projetos de banheiros do mundo no blog Askbigmalc - You just won't believe this (Você não vai acreditar nisso) - em 18/4/2012. Como comentei aqui antes, o autor do post avisa que recebeu as imagens por email apenas pelo fato de serem engraçadas e curiosas, sem confirmar o local ou a veracidade das mesmas.
Diferente das outras, esse banheiro apesar de ser esquisito, pode ter sido projetado de forma intencional. A privada foi colocada no alto, acima de outras louças do banheiro, para chegar nela temos que subir tres degraus. O dono da casa deve ter pedido pra construir um banheiro pra sentir mesmo um rei usando a privada como um trono. Acima da escadaria, sentado, quem está cagando ou mijando tem uma visão privilegiada, do alto, em outro nível de onde se vê o mictório, a pia e ao box do chuveiro lá embaixo.
Pior é que em termos de segurança, uma área molhada, onde se usa sabonetes e óleos, escadas, degraus, quinas e desníveis podem ser perigosos, arriscados para quedas e até mesmo cansativo. Imagina uma pressa ou emergência, uma caganeira ou uma correria pra aliviar a bexiga cheia, acidentes e escorregões podem ser fatais.
Com certeza profissionais de instalações hidráulicas, encanadores, desentupidores e bombeiros, devem ter encarado projetos diferentes, curiosos e especiais, diferente do padrão e dos banheiros comuns. Mas uma ideia dessas, da privada lá no alto, com certeza seria mais raro alguem pedir pra instalar e pode ter sido uma iniciativa individual, alguém tão empolgado em ser diferente que faria a construção e instalação por conta própria.
Thursday, September 26, 2013
Mini desentupidor como suporte para smartphone
Este mini desentupidor que funciona como suporte para iPhone apareceu em um catálogo de uma loja portuguesa e foi replicada no blog Refeiro Perfumado em post do dia 21/3/2011: Ideias tão brilhantes que só conseguem ser vistas com óculos escuros.
No post, o autor do blog se espanta com a ideia de que uma pessoa que gasta tanto dinheiro em um smarphone ia comprar um mini desentupidor como acessório. Ele até brinca que o avô pode querer mesmo usar o desentupidor pra consertar o vaso sanitário do banheiro.
Na descrição do produto, o acessório é vendido como novidade, pequeno e divertido suporte para iPhone (celular não incluso). E continua: um original suporte universal em silicone e borracha anti-derrapante e anti-riscos, em forma de desentupidor. Graças a sua potente ventosa, é perfeito para manter na vertical ou horizontal o seu iPhone da Apple, smartphone ou leitor de MP3 de superfície brilhante e lisa. Preço na época: 9,99 euros.
Procurando no Mercado Livre é possível encontrar o mini-desentupidor disponível no Brasil, com preços variando de R$ 4,90 a R$ 8,90. Fica a dica para quem gosta ou usa desentupidor e celular, até mesmo quem trabalha com desentupimentos.
Location:
Portugal
Tuesday, September 24, 2013
Na Coréia tb jogam papel higiênico em cesto de lixo
O Canal Eat Your Kimchi (Coma sua conserva de repolho) no YouTube publicou este video Korean toilet paper (Papel higiênico coreano) em 29/10/2008 mostrando que na Coréia também existe o costume de jogar o papel higiênico em cestos de lixo em vez de jogar dentro do vaso sanitário.
Na legenda, o alerta que o video contém imagens super pesadas e pergunta: onde você joga o papel higiênico depois de se limpar? Os autores do video descobriram que existem diferentes sistemas de encanamento pelo mundo.
Esta diferença de costume era uma coisa que o autor do video queria mostrar faz muito tempo. Uma coisa que ele achou muito interessante no banheiro coreano, o cesto de lixo ao lado da privada, o video até se aproxima mostrando o que existe dentro do lixinho... inclusive uma cena com um zoom no papel sujo de merda, aparecendo e tudo, ao lado de copos descartados.
O video reforça que não é uma brincadeira, naquele país as pessoas realmente jogam o papel higiênico sujo no lixo em vez de jogar dentro da privada. A resposta, depois de perguntar aos cidadãos locais, apesar de não poder afirmar com certeza, seria que o sistema de encanamento e esgoto na Coréia é diferente do sistema norte-americano. Não é permitido jogar papel higiênico usado dentro do vaso sanitário e dar descarga, como acontece nos Estados Unidos e Europa.
Uma curiosidade é que por esta razão na Coréia se vende muito papel higiênico perfumado, com aromas. Isso pode amenizar o mau cheiro de merda e de bosta presente no papel higiênico usado que fica do lado do assento da privada dentro dos banheiros. O autor do video se sente muito desconfortável tendo que jogar o papel higiênico no lixo, ele mesmo confessa que continua jogando o papel dentro da privada, mesmo sabendo do costume diferente.
Como já falamos aqui no blog, no Brasil existem locais onde o costume é o mesmo deste utilizado na Coréia e em outros, as pessoas também preferem jogar na privada.
Location:
South Korea
Friday, September 20, 2013
Movimento e Banco Cyan, economia de água vale pontos pra trocar por descontos
Inaugurado em 22 de março de 2010, Dia Mundial da Água, o Movimento Cyan (www.movimentocyan.com.br) é uma iniciativa da Ambev, fabricante de bebidas (cervejas e refrigerantes), para engajar a sociedade na preservação e uso consciente da água. O lema: Quem vê a água enxerga seu valor.
O site é dividido em temas como ambiente, cultura, tecnologia, saúde e consumo consciente. Tem tb fotos, videos e infográficos. Nas redes sociais, em 9/9/2012 o Movimento Cyan tinha 9.316 fãs no Facebook, 2.591 seguidores no @movimentocyan no Twitter e 20.744 visualizações no YouTube.
Banco Cyan
Uma ideia realmente diferente e vantajosa para incentivar a divulgação e participação no movimento foi a criação do Banco Cyan, onde a água que é economizada vira pontos que podem ser usados para ganhar descontos na compra de produtos e serviços. No site do Banco Cyan, a lista atual dos parceiros incluem Editora Abril, Lojas Americanas, Blockbuster, Shoptime e Submarino.
Veja um resumo das regras publicado no site:
Muito legal a iniciativa de uma das maiores empresas do Brasil em incentivar o uso racional da água, matéria prima de seus produtos e elemento finito e indispensável para a vida e a natureza. Além do consumidor, beneficiado por descontos e recompensado com produtos mais baratos, os profissionais da área, encanadores, bombeiros e desentupidores, também podem participar, fica a sugestão de benefícios e programas de incentivo direto para estas categorias.
Aqui a moeda são os litros d'água.
O Banco CYAN é mais uma iniciativa do Movimento CYAN da Ambev, em parceria com concessionárias como a Sabesp, a CODAU e a CEDAE, que busca promover e incentivar o consumo consciente de água.
Funciona assim: você abre sua conta, a gente consulta seu histórico junto a concessionária de água e a sua média de consumo vira a sua meta.
Só de cumprir essa meta nos próximos meses, você já ganha pontos. Mas se conseguir reduzir ainda mais o seu consumo, seus pontos aumentam proporcionamente.
Suas vantagens também aumentam quando você troca de categoria. Chegando a 2 mil pontos. por exemplo. você sai da categoria uma estrela e vai para a categoria duas estrelas.
Se o movimento e o Banco Cyan crescer, podemos imaginar hidrômetos conectados a contas na internet, descontos e brindes em manutenção hidráulica, equipamentos de banheiros e chuveiros econômicos, compra de kits e instalações para reutilização de água da chuva, etc.
Quem quiser saber mais sobre o Movimento Cyan, além do site, tem o release de lançamento do Movimento Cyan publicado no site da Ambev.
Labels:
economia de água,
empresas,
estatísticas,
inovação,
preços,
redes sociais,
sustentabilidade
Wednesday, September 18, 2013
Encanador no pornô moderno
O video Pornô Moderno no Canal Porta dos Fundos no YouTube de humor, começa com um dos personagens vestido de macacão azul com uma chave inglesa na mão e uma garota recebendo a visita do suposto profissional vestida apenas de camisola cor de rosa em poses sensuais.
No início da cena ouvimos o argumento de que filme de sexo fácil do encanador ou bombeiro não vende mais, no mercado pornô isso não atenderia mais. Depois, o personagem tenta encontrar uma cantada mais verdadeira dizendo que veio fazer uma manutenção preventiva dos canos, verificação de infiltração nas paredes, inspeção dos efeitos de reforma geral da bomba hidráulica do prédio e a pressão da água na pia da cozinha e até mesmo adultério.
Talvez muitos profissionais sofram preconceito ou mesmo assédio pelo fato da função de encanador, desentupidor e bombeiro ser uma das escolhidas para situações de pornografia e fetiche com donas de casas, vistas como mulheres de tempo livre e atrás de sexo fácil e disponível a qualquer hora. Neste caso, o video satiriza os filmes pornôs e até mesmo brinca com o fim deste tipo de cena.
Monday, September 16, 2013
Vaso sanitário sofá
Esta foto de um sofá privada (ou sofá privada) foi publicada na fanpage The Best of Design (O Melhor do Design) dia 11/9/2012 no Facebook. A descrição da foto não traz muitas informações, eu mesmo pesquisei e não encontrei nenhuma menção a fabricante, local de instalação, ou mesmo se o produto existe e está a venda por alguma indústria ou marceneiro.
A privada poltrona parece bem confortável e com um acabamento caprichado. Deve dar trabalho pra limpar e manter higiênico, pois parece ser feita de couro como os sofás de luxo usados na decoração de outros aposentos, menos no banheiro.
Com uma privada chique assim o vaso sanitário sofá e a parte hidráulica e tubulações tb tem que ser de boa qualidade, fica a inspiração pra quem instala banheiros personalizados ou tem clientes com ideias exibicionistas, conforto, luxo, extravagância e ostentação. Quem é ou conhece marceneiro que fabrica móveis pode tentar vender no Mercado Livre tb.
Thursday, September 12, 2013
Maquina desentupidora com microcâmera
Este video publicado no canal da Detetizadora Guarujá YouTube - Aprenda como desentupir o encanamento de esgoto sem quebrar nada - mostra o funcionamento de uma máquina desentupidora e é descrita como poderosa no desentupimento e contém uma microcâmera com a qual é possível enxergar o interior dos canos e encanamentos ajudando a detectar a causa do entupimento.
O video utilizado também como publicidade gratuita para a empresa acompanha o desentupimento sendo conduzido pelo profissional conduzindo a máquina e enfiando o cabo nos canos entupidos até retirar um chumaço de pelos, resíduos e sujeira, provável causa do entupimento. Apesar da informação na legenda, o video publicado em 4/4/2012 não mostra o funcionamento da microcâmera, assim não sabemos se o equipamento faz parte desta mesma máquina desentupidora ou se é realizada com outro equipamento específico para o que alguns já chamam de endoscopia do esgoto.
O uso de micro-câmeras para desentupir esgotos e inspeção de canos e tubulações pode se popularizar graças ao uso de aparelhos USB a prova d'água com câmeras de filmagem com leds para iluminação. Um post de 2011 no blog Tecnoblog - Endoscópio USB soa muito mais errado do que realmente é - descreve o produto fabricado pela Brando e também disponível no Mercado Livre com preços em 22/8/2013 que variavam de R$ 69,95 (2 metros) a R$ 239,00 (15 metros).
Tuesday, September 10, 2013
Piores banheiros do mundo
Estas fotos com os piores projetos de banheiros do mundo foram publicadas no blog Askbigmalc - You just won't believe this (Você não vai acreditar nisso) - em 18/4/2012. O autor do post recebeu as imagens por email apenas pelo fato de serem engraçadas e curiosas, sem confirmar o local ou a veracidade das mesmas.
Erros de projetos, nas plantas, construção e instalação dos equipamentos sanitários absurdos, como as portas altas dos banheiros que permitem ver as pessoas sentadas por quem está fora (na primeira foto) ou mictórios na quina das paredes, tão próximos que não permitiriam duas pessoas mijarem ao mesmo tempo sem se encostarem.
Este banheiro mostra o recipiente de papel higiênico tão longe que só levantando da privada, e caminhando alguns passos até, para alcançar se quiser limpar a bunda.
Neste detalhe, vemos a torneira instalada de uma forma que a água não consegue cair dentro da pia, escorrendo pelo tampo de mármore.
Este outro banheiro coletivo tem as privadas bem próximas que os usuários improvisaram um papelão como divisória. O blogueiro comenta a foto dizendo que lembra banheiro improvisado de acampamento e até não se importaria com a privacidade se tivesse que compartilhar o banheiro com garotas bonitas e sensuais.
Este outro mictório foi instalado em um local com uma placa avisando do perigo de alta voltagem, exigindo muita coragem ou extremo aperto e necessidade de bexiga cheia de quem quiser arriscar mijar ali.
As fotos destes banheiros circularam pela internet como motivo de piada e chacota, mas para os profissionais envolvidos em instalação hidráulica, encanadores e bombeiros, pode assustar ainda mais. Projetos imperfeitos, improvisados, perigosos e ridículos podem acontecer em construções e reformas no Brasil e no mundo, tanto na parte exterior, visível para todos, quanto na parte que não aparece com canos, tubulações, etc.
Friday, September 06, 2013
Instituto da Construção e Curso de Instalador Hidráulico
O Instituto da Construção é um centro de formação de profissionais para a construção civil que oferece o curso de Instalador Hidráulico além de outros como eletricista instalador, gesseiro, pintor de obras, mestre de obras, instalador de alvenaria assentador e revestidor, azulejista, jardineiro e poda de árvore, oficia de manutenção predial, decoração, paisagismo, etc.
Esta matéria do programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios publicada no canal Instituto da Construção no YouTube em 17/6/2013 traz uma entrevista onde Rebeca Pinto, fundadora e franqueadora, conta que a escola começou quando a empresa que eles tinham na área de reparos e reformas que atende todo o Brasil começou a sentir falta de mão de obra especializada e bem treinada, a que tinha era desqualificada.
Um estudo de 2010 indica que o segmento de construção civil movimentou cerca de R$ 260 bilhões com cerca de 100 mil empresas formais no Brasil empregando 3,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
O Instituto da Construção começou em dezembro de 2011 com uma escola piloto em São Jose do Rio Preto/SP. Hoje são 60 unidades franqueadas, Odair Belentani, diretor de expansão afirma que eles dão todo o suporte, know-how (conhecimento) e experiência para que o franqueado tenha sucesso no negócio (sem precisar ser do ramo ou ter conhecimento em construção civil).
Leandro Maluf, franqueado da unidade de Campo Limpo, São Paulo/SP, abriu a escola em novembro de 2012 e oferece os cursos para formar um novo profissional da construção civil dando noções de modos fundamentais e primeiros socorros que não encontra no mercado. A primeira etapa do curso é na sala de aula, depois das aulas teóricas é hora de colocar a mão na massa no espaço com um canteiro de obras para o treinamento dos alunos.
Na reportagem, uma pessoa com experiência em obras - Paulo Rogério dos Santos - declara que buscou o curso para uma qualificação profissional e começou em uma empresa exercendo a profissão por causa do certificado. Na época da matéria a escola (que tem uma fanpage no Facebook com 86 fãs) já tinha 500 alunos matriculados e a duração dos cursos variava entre 10 e 15 meses.
Curso de Instalador Hidráulico no Instituto da Construção
No curso de Instalador Hidráulico o Instituto da Construção tem como finalidade formar e especializar jovens e adultos para o setor da construção civil, em especial Hidráulica. Com isso tenta suprir a falta de mão-de-obra especializada nesse segmento. Segundo o Instituto, no curso o aluno terá suas competências e habilidades desenvolvidas e estará preparado para executar a manutenção das instalações hidro sanitárias em edificações.
O curso é formatado para oferecer ao aluno condições e preparo para realizar com excelência a execução das instalações hidro sanitárias, incluindo-se as operações e testes. Tem carga horária de 108 horas no período noturno. Tudo em conformidade com as boas práticas ambientais.
Apesar de não citar o curso de encanador, a matéria na TV revela que os preços dos cursos para pedreiro eram de R$ 100,00 por mês e o de mestre de obras R$ 250,00.
Wednesday, September 04, 2013
Propaganda de limpa fossa com a gíria do número 2
A Limpa Fossa Pantanal de Cuiaba/MT publicou esta imagem em sua fanpage onde lemos: #2, seu número 2 é o nosso número 1. Finalizando com a marca da empresa, telefone e destacando o atendimento 24 horas.
Não sei bem ao certo a origem da gíria "número 2" para designar o ato de cagar ou evacuar, mas deve ser por causa da frequencia maior de outra atividade, no caso mijar ou urinar, como número 1. O termo deixa claro uma hierarquia sobre o uso do banheiro, talvez apenas fruto da sabedoria popular, involuntária ou mesmo sem base estatística.
Além da fanpage no Facebook, que em 31/7/2013 tinha 189 seguidores, a Limpa Fossa Pantanal publica estas imagens, parecidas com anúncios de propaganda em revista, em um blog. São várias imagens com frases de ditados populares envolvendo merda, fossa e cagar, para divulgar a empresa se seus serviços de limpeza de fossa, desentupimento, etc. Os anúncios fazem parte da série "Direto da Fossa", que está no #9 (número 9).
De certa forma todas as empresas da área precisam divulgar seus serviços para aumentar a freguesia e se tornar conhecida na vizinhança, este exemplo mostra uma postura corajosa e polêmica que esperamos esteja dando resultados em mais clientes, serviço e faturamento.
Monday, September 02, 2013
Tratamento de beleza e drenagem linfática usando desentupidor
Esta matéria sobre drenagem linfática usando um simples desentupidor de pia foi ao ar no programa Hoje em Dia na TV Record, que também publicou em 1/3/2013 o video em seu canal no YouTube: Aprenda a fazer drenagem linfática em casa usando um desentupidor de pia.
A matéria começa com a apresentadora Chris Flores dizendo que drenagem linfática é bom demais, é uma delícia e faz bem pra saúde. Deixa você bonitão, bonitona e ainda traz benefícios para sua saúde. A reportagem mostra a massagem de drenagem linfática e seus efeitos na estética e na saúde. A florista Marlene Rabay Alexandre, que trabalha 14 horas por dia na profissão há 40 anos, começou a ter um mal estar, taquicardia, sentindo muito lenta, paradona e pesadona.
15 anos atrás, quando ficou preocupada com estes sintomas, Marlene procurou um cardiologista que diante dos exames que não detectaram nenhuma anormalidade recomendou fisioterapia e dreanegem linfática. Com duas semanas de drenagem linfática por semana os sintomas desapareceram, vencendo o cansaço e o inchaço nas pernas e outras partes do corpo. Segundo o programa, a pele, o cabelo e até o faturamento da floricultura melhoraram depois da drenagem linfática.
A reportagem fala dos sistemas de circulação do sangue: sistema venoso (que leva o sangue com gás carbônico), sistema arterial (que carrega o sangue com oxigênio) e o quase desconhecido e importantíssimo sistema linfático que transporta, entre outras coisas, as toxinas e as células de defesa do nosso organismo. O objetivo da drenagem linfática é estimular este sistema para fazer com que as toxinas sejam eliminadas mais rápido.
A cirurgiã vascular Priscila Nahas fala em entrevista que não é só uma massagenzinha pois tem que estimular todos os glângios para abrir os canais de drenagem e é o fisioterapeuta que estudou toda a anatomia corporal que sabe onde fazer a estimulação antes de começar a drenagem. A médica faz um alerta: a drenagem linfática não é dolorosa, a paciente jamais deve sair de uma drenagem linfática com hematomas.
Drenagem linfática em casa usando desentupidor
Na reportagem a linfoterapeuta Ana Hara ensina um método caseira pra todo mundo se drenar em casa, como ela mesmo diz: vá se drenar! Hoje! A primeira dica é fazer a auto drenagem no banho, pois segundo ela é muito importante o auxílio da água. A terapeuta faz um comparativo entre a lavagem e a eliminação das toxinas, onde os 400 glânglios linfáticos do nosso corpo seriam os ralinhos por onde escorrem as toxinas.
Quando os ralinhos não funcionam bem, com toda a sujeira e o lixo da rua, assim como o sistema de esgoto e encanamento da casa e da cidade, ocorrem entupimentos no corpo, por isso o desentupidor de verdade pode ajudar. O desentupidor pode fazer a pressão nos gânglios, ajudando na faxina corporal, nos principais conglomerados ganglionários: na virilha, no estômago e nas axilas.
O segredo é fazer a pressão com o desentupidor e sentir o vácuo dentro de você, repetindo pelo menos de 5 a 10 vezes até sentir o gânglio voltar a bombear (sentir o batimento cardíaco dentro do gânglio). Na região do estômago, quanto mais gordura e mais barriga o desentupidor pega mais.
A apresentadora lembra que o desentupidor tem que ser separado apenas para a drenagem, evitando usar o mesmo utilizado para desentupir a pia ou privada. A terapeuta reforça a importância da drenagem linfática para as pessoas que tem inchaço nos pés e pernas, pernas cansadas e doloridas, com repuxo, etc, onde não consegue nem sentar, nem deitar, neste caso a massagem (desentupimento dos gânglios) deve ser feita na virilha.
Uma modelo vestida de biquini ajuda a demostração ao lado da terapeuta que mexe na calcinha quando este atrapalha o desentupidor e sugere que a frequencia ideal é fazer a auto massagem todo o dia, deixando o desentupidor no box do banheiro, fazendo a drenagem debaixo da água do banho sem sabão no corpo.
Na região das axilas Ana defende que o desentupimento do suvaco previne o câncer de mama. A própria drenagem nos seios também é recomendada por ela, inclusive quem tem prótese de silicone. A linfoterapeuta também fala da drenagem no rosto, mas para isso não se utiliza o desentupidor.
Tem gente que acha que drenagem linfática pode reduzir ou eliminar a celulite, mas a matéria na TV Record não chega a falar sobre esse benefício. Para quem trabalha com desentupimentos, manutenção hidráulica e encanamentos, o paralelo com a beleza feminina e do corpo humano não deixa de ser algo interessante e inusitado, mas que a rotina das tarefas e soluções podem levar a novas técnicas e tratamentos estéticos.
Thursday, August 29, 2013
Mictorio ecologico que não usa água
Este mictório tem uma mensagem onde defende que protege o meio ambiente e economiza água. Fabricado pela empresa Ecowin, o mictório seco Urimat sem uso de água tem tecnologia suiça e é feito em policarbonato, superfície lisa e sem poros que permitam o acúmulo de bactérias e micróbios. O mictório não utiliza água ou produto químico, permitindo a economia de até 100 mil litros de água potável por ano, segundo a empresa.
O componente principal é o sifão hidrostático, um ralo que coleta a urina e a descarta (sem a utilização de água) no sistema de drenagem e tubulação do esgoto. O flutuador hidrostático sela a entrada do capturador (sem a utilização de líquido de vedação) e previne que o mau odor escape. O sifão patenteado prende o cheiro de mijo em sua tubulação e previne que escape, mantendo, desta maneira, os níveis de odor abaixo do máximo permitido pela legislação aplicável.
Segundo a Ecowin, o intenso e prolongado mau cheiro de banheiro e toalete, resulta da decomposição de material orgânico provocada pelo processo de ação de bactérias. Entretanto, as bactérias só conseguem sobreviver com a ajuda de água. Eles defendem que a urina sadia é estéril e livre de germes quando não combinada com água, o que significa que a instalação do mictório Urimat não irá resultar em um banheiro fedido.
O mictório é um equipamento para homens mijarem de pé, geralmente usado em empresas, banheiros públicos, shoppings, lojas, bares e restaurantes. Este equipamento ecológico sem água pode ser instalado em qualquer parede, sem a necessidade de suportes excessivos ou especiais. O fácil manuseio e o leve peso tornam os mictórios simples para instalação em qualquer lugar. A bacia, dependendo do modelo, pode ser instalada sem qualquer conhecimento especial e com o mínimo de esforço.
Tuesday, August 27, 2013
Marido de aluguel no Jornal Hoje
Já a algum tempo o termo "marido de aluguel" para designar profissionais de manutenção doméstica e pequenos reparos vem popularizando e sendo adotado por autônomos e empresas que atendem donas de casa e até mesmo proprietários que não querem botar a mão na massa, carregar peso ou se preocupar com serviços que julgam pesados, sujos e cansativos.
Este video publicado no YouTube em 4/4/2009 - Aluguel de marido é sucesso - reproduz uma reportagem veiculada no Jornal Hoje da TV Globo que mostra que a criatividade pode combater o desemprego. A repórter Giuliana Girardi conta a história do marido de aluguel José Leonardo de Sorocaba/SP.
A reportagem começa perguntando para mulheres na rua o que elas fazem quando queima a lâmpada ou chuveiro, uma delas responde que faz tudo sozinha e outra que diz que chama um homem para arrumar. A cabeleireira Tiana Rodrigues de Oliveira ficou em apuros quando alugou um salão de beleza pois faltavam tomadas e o encanamento. A solução para estes problemas ela encontrou em um anúncio de jornal na seção de classificados com o título "marido de aluguel", manutenção elétrica e hidráulica.
Segundo a matéria, Tiana decidiu contratar os serviços do marido de aluguel José Leonardo, o nome era sugestivo e o profissional autônomo chegou em pouco tempo para socorrer a cabeleireira. José instalou o lavatório, ventilador, tomada e televisão, um casamento perfeito que o marido verdadeiro da cliente nem desconfia que existe.
Entrevistada, a cabelereira diz que o marido não sabe, sabe apenas que contratou um eletrecista/encanador, mas não sabe do marido de aluguel. José Leonardo é um dos 4,5 milhões de eletricistas, pintores, encanadores, desentupidores, que são autônomos no Brasil, segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil. José perdeu o emprego em uma transportadora e encontrou nesta profissão a chance de enfrentar o momento de crise da época da reportagem.
Em 2 meses no trabalho de marido de aluguel não tinha ficado um dia sem serviço, ele é um faz tudo do lar, atendendo uma média de 3 clientes por dia, e não é só mulher não. Um cliente apresentado na matéria, o funcionário público Jorge Mote não tinha tempo e não pensou duas vezes para contratar um marido de aluguel. Segundo Jorge, isso é comum nas grandes cidades, e estes profissionais se intitularam como marido de aluguel.
A mulher do marido de aluguel, Nadia Prawer, diretora de fábrica de chocolate, não vê problema neste trabalho, mas vai logo avisando: essa parte de aluguel é em relação ao serviço da casa. Quanto a isso, não tem problema.
Labels:
autônomos,
estatísticas,
imprensa,
tv,
video
Location:
Sorocaba - São Paulo, Brazil
Friday, August 23, 2013
Livro Curso Técnico de Tubulações Industriais
Este livro Curso Técnico de Tubulações Industriais disponível por R$ 43,00 (em 5/8/2013) na Livraria Cultura, foi escrito por Etevaldo C. Araújo e editado pela editora Hemus. O mesmo autor já escreveu o livro Curso Técnico de Caldeiraria também disponível no mesmo site da livraria por R$ 46,00.
Segundo o site da Editora, o autor segue um linha de tratamento evolutiva e, ao mesmo tempo, formativa. Os tópicos são apresentados numa ordenação ascendente de dificuldade sem intromissão de coisas desnecessárias e pouco relevantes para a profissão. O destaque são para os exemplos escolhidos que atendem à maioria das solicitações da prática profissional, fazendo desta obra atraente para os profissionais do ramo.
Sumário do livro: Tabela para vários diâmetros de tubos; Tabela para canos Whitworth; Desenvolvimento do cilindro; Tabela para cotovelo de 15º; Tabela para cotovelo de 22º30'; Tabela para cotovelo de 30º; Tabela para cotovelo de 45º; Tabela para cotovelo de 60º; Tabela para cotovelo de 90º; Curvas de gomo; Curvas de gomos de 90º com duas soldas; Curvas de gomos com 4 soldas, etc.; Processo para se copiar curvas de gomos; Planificação de curvas; Reduções concêntricas; Cilindro ligado a cone; Reduções excêntricas; Cúpula para tubulação; União de três tubos; Quadrado para redondo; Conexões chanfradas; Conexões com flanges; Montagem de tubulação; Alinhamento de tubulação; Juntas T; Preparo dos tubos para água corrente; Tubo T concêntrico; Cruzeta; Desenvolvimento de furo; Interseção de cilindros; Montagens de vários cilindros e seus desenvolvimentos; Cilindro encaixado na pirâmide; Chapéu chinês; Cilindro enxertado em cone truncado; Cilindro encaixado na esfera; "Y"; Calça cônica; Curva e enxerto de cilindro; Flanges; Acoplamentos; Desenho isométrico; Simbologia para conexões; Niples; Tabelas várias.
Wednesday, August 21, 2013
Sistema de aproveitamento da água da chuva
Este video do Canal Encontro da Nova Consciencia no YouTube publicado em 3/4/2009 mostra um sistema de aproveitamento e coleta da água da chuva para uso em torneiras e descargas nos banheiros da casa e no sistema de irrigação do quintal.
No video, a reporter da TV Itararé em Campina Grande/PB conta que a água da chuva que cai no telhado vai para a calha e segue por canos até um primeiro reservatório que acumula 200 litros de água. No recipiente a água fica em processo de limpeza através da decantação. Ao abrir a torneira na parte de baixo do recipiente a água sai com as impurezas.
Vemos ainda que na parte superior do recipiente um cano conduz a água limpa para outro recipiente de 5 mil litros onde fica armazenada. O engenheiro Isnaldo Cândido, dono da casa inventor do sistema, conta que nas primeiras chuvas ele deixa para fazer uma limpeza no telhado, a questão de fezes de animais, algum pássaro morto, então ele desconecta a tubulação. Quando vem a segunda chuva ele reconecta a calha e deixa armazenar no primeiro tonel de 200 litros e só depois deste processo vai para a caixa de 5 mil litros.
A partir da caixa d'água de 5.000 litros a água da chuva e levada para o reservatório da casa com a força de uma bomba d'água. A partir da caixa d'água central ela abastece todas as torneiras e descargas dos banheiros da casa. A irrigação das plantas frutíferas no quintal da residência é toda feita no sistema de gotejamento com a água que foi armazenada das chuvas.
A ideia de construir esse sistema de reaproveitamento de água de chuva na própria casa surgiu antes de 2007 e a montagem da estrutura foi feita aos poucos. O material comprado foi adaptado pois as calhas tradicionais são caras. Um tubo foi comprado e serrado ao meio, tudo adaptado sem usar tecnologia sofisticada, coisa prática, operacional, que economiza água e dinheiro, sem desperdício e usando a água com racionalidade.
Na época, em 2009, o custo para montar o projeto foi de R$ 1.500,00 e em poucos meses o engenheiro autor do sistema declarou ter recuperado todo o investimento. Antes de instalado, o consumo de água na residência era de 36 metros cúbicos, depois passou a pagar apenas a taxa mínima da companhia de água com consumo inferior a 10 metros cúbicos mensais (na época era R$ 32,00 mensais).
O video mostra ainda o sistema com 2 registros onde se tem a opção de usar a água da rua ou do reservatório. Na residência a consciencia no uso da água vai além, a água que vai na máquina de lavar, após o término do processo de limpeza da roupa, também é reaproveitada onde é usada para lavar as calçadas, a casa e aguar as plantas.
Em entrevista para a reportagem Dona Célia, a esposa do engenheiro, conta que também faz a parte dela na economia de água. Ela defende que cada um de nós temos que ter nossa parcela para ajudar o planeta e acredita que no futuro as guerras serão pela posse de água. Dona Célia finaliza alertando que qualquer ajuda é válida e devemos contribuir da melhor maneira possível. Um exemplo fundamental para outras gerações aprenderem. Da parte deles, os filhos, netos e sobrinhos estão vendo isso e com uma grande probabilidade deles fazerem também.
No final, a repórter elogia dizendo que através deste gesto de reaproveitamento da água a família dá um banho de cidadania.
Monday, August 19, 2013
Desentupidor Diabo Verde em pó, instruções de uso e precauções
Esta foto mostra o Diabo Verde desentupidor de pias e ralos, um produto muito popular usado para desentupimento e comercializado pela empresa Nobel do Brasil. Nas prateleiras do supermercado Pão de Açúcar em Santa Cecília (São Paulo/SP) no dia 6/8/2013 estava com o preço R$ 8,49 (ou R$ 7,99 para Cliente Mais). Na embalagem de 300 gramas lemos: Antes de usar leia as instruções do rótulo. Perigo: causa queimaduras graves. Contém produto fortemente alcalino hidróxido de sódio.
No verso da embalagem, lemos todas as intruções de uso e precauções:
Diabo Verde desentupidor de pias e ralos
Há muitos anos, Diabo Verde é sinônimo de desentupidor, devido a sua força e eficácia.
Modo de usar:
1 - retire toda a água da pia e do ralo
2 - coloque 3 colheres de Diabo Verde dentro do cano
3 - despejar um copo de água morna, aguardar 15 minutos. Se a água não fluir, repita a operação. Não use dedentupidor de borracha.
Atenção: Não utilizar em peças de alumínio, acrílico e metalizados. Evite entupimentos: Use 3 colheres de Diabo Verde por semana
Precauções de uso: utilizar óculos de proteção e luvas de de borracha, inclusive para abrir o frasco de modo a evitar respingo nos olhos. Use somente em ralos e pias. Use em local arejado. Ficar afastado durante a aplicação produto. Não adicione água e nenhuma outra substância na embalagem.
Advertência: mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Este produto causa queimaduras graves, veneno! Perigoso se inalado ou ingerido.
Impedir contato com a pele e roupas, proteja os olhos. Não inalar. Não ingerir.
Em caso de contato com a pele e olhos, lavar imediatamente com água por 15 minutos. Se ingerido, não provoque vômito. Em todos os casos procure socorro médico imediatamente. Ir ao Serviço de Saúde mais proximo, levar consigo a embalagem. Orientação medica ligue CEATOX 0800 0148110. Armazenar o produto em local seguro, fresco e ventilado. Não reutilizar a embalagem.
Composição: Hidroxido de sódio, Cloreto de Sódio, Nitrato de Sódio, Barrilha e Alum√únio.
Nobel Atendimento ao Consumidor
0800 551343
Comercializado por Nobel do Brasil SA
Rodovia Anhanguera km 33 lt. 1.3 - Pq Empresarial Anhanguera - Cajamar - SP
Parque Empresarial - Cajamar - SP
CNPJ 01.202.630001-45 - Aut. Func. MS No 3.02.167-6
Produzido por LB Beneficiadora
Rua Osasco, sn, lote 3B - Pq Empresarial Anhanguera - Cajamar - SP
Químico Responsável Denis B. Rodrigues - CRQ 0448590 IV Região
Aut. Func. MS 303.160-7 - MS 3.3160.0004.001-2
Indústria Brasileira
Thursday, August 15, 2013
Mecanismo para economizar água em caixa d'água acoplada de privada
Este video publicado no canal Todd Beck - World's strangest toilet flush (A descarga de privada mais estranha do mundo) - mostra um mecanismo que permite utilizar menos água na caixa d'água acoplada do vaso sanitário no banheiro.
O mecanismo parece simples, ele é apenas um recipiente que reserva a água diminuindo a necessidade de armazenar a água na capacidade total da caixa d'água acoplada. Ao apertar o botão de descarga, apenas a água contida no reservatório menor é utilizada. Uma economia bastante razoável e que diminui o desperdício de água.
Aparentemente é um produto existente no mercado, o autor do video publicado em 6/1/2012 também não conhecia o equipamento antes de mudar para a casa, além de mostrar o funcionamento do mecanismo ele até faz piada com o papel de parede do banheiro. Como vemos, muito além da decoração e estética, reduzir o desperdício e utilizar a água de forma racional é uma preocupação cada vez maior dos moradores e profissionais da área.
Aqui no blog já mostramos outras formas de diminuir a vazão da água como colocar uma garrafa pet cheia ou mesmo a utilização mais comum de válvulas duplas, de qq forma, fica a dica para quem quiser adaptar ou improvisar esse mecanismo do video.
Labels:
banheiro,
economia de água,
passo a passo,
produtos,
sustentabilidade,
video
Location:
Coppell, TX, USA
Tuesday, August 13, 2013
Foto da Lady Gaga no banheiro
A cantora americana Lady Gaga postou no Tumblr Amen+Fashion em 2/7/2011 esta foto tirada em um banheiro na semana que estava em Tóquio no Japão. Segundo a matéria no site Huffington Post - Lady Gaga On The Toilet For Amen Fashion On Tumblr (PHOTO) ( Lady Gaga no banheiro posa para moda Amen no Tumblr (foto) - o Tumblr foi inaugurado dia 28/6/2011.
A cantora aparece de soutien preto, bermuda rasgada, pernas abertas e com os pelos do sovaco tingidos de azul. O banheiro é pequeno e tem um interfone e um suporte para papel higiênico extra. Não dá pra ver a privada como naquela famosa foto da Carolina Dieckmann que vazou na internet. Como já comentamos aqui no blog, a foto parece aproveitar a moda dos artistas e cantores famosos e celebridades tirarem fotos no banheiro, costume comum de garotas no mundo todo.
Quem trabalha com instalação, reforma, decoração e construção de banheiros, não deixa de ser mais uma vitrine e valorização deste ambiente, que com a facilidade das fotos pelo celular passa a ser exibido na internet e nas redes sociais.
Labels:
arte,
banheiro,
erotismo,
fotos,
redes sociais
Location:
Tokyo, Japan
Friday, August 09, 2013
Desentupidor com bomba de ar
Este infomercial publicado no YouTube em 25/10/2011 - Drain buster nl (Golpeador drenante Holanda) - mostra uma modelo sorridente usando uma espécie de desentupidor com bomba de ar que expele o ar acumulado para ajudar na desobstrução de ralos e canos entupidos.
O filme parece ser falado em holandês e compara os métodos de desentupimento com produtos químicos em pó ou com o serviço caro de encanadores e desentupidores para mostrar as vantagens de tentar desentupir você mesmo com o equipamento acionado por uma bomba, parecida com aquelas de encher pneu de bicicleta ou bola, que dispara o ar desentupindo uma pia de cozinha.
Buscando por Drain Buster no Mercado Livre, encontrei um produto por R$ 75,00 com funcionamento parecido mas com design diferente do mostrado no comercial.
Segundo o vendedor no Mercado Livre, o desentupidor funciona após bombear por 3 ou 4 vezes e pode ser usado em ralos de pias, tanques, banheiras ou vasos sanitários, bastando trocar a extremidade.
O produto parece destinado para donas de casas mas os profissionais que gostam de ter a disposição ou experimentar as diferentes alternativas para desentupir e fazer a manutenção e limpeza de canos e tubulações, fica a opção usando o ar comprimido manual proporcionada por este tipo de desentupidor.
Location:
The Netherlands
Wednesday, August 07, 2013
Cano de cobre foi causa de cabelos verdes misteriosos na Suécia
Segundo o site Inovação Tecnológica, entre os vencedores do Prêmio Ig Nobel 2012 está o cientista Johan Pettersson da Suécia que resolveu o enigma de por que, em certas casas na cidade de Anderslöv, na Suécia, o cabelo das pessoas ficou verde: foi por causa do cobre liberado pelos canos.
No blog Nothing to do with Airbroath, o post Showers in new homes caused blonde Swedes' hair to turn green (Chuveiros em casas novas foram a causa do cabelo de loiras suecas ficarem verdes) publicado em 19/12/2011, explica que depois que várias pessoas começaram a ver seus cabelos esverdeados a primeira suspeita foi na água encanada.
Testaram a água potável coletada em vários casas da região pra detectar os níveis de cobre, que é conhecido por tingir os cabelos de verde, o resultado foi que os níveis do metal eram normais e deixaram os pesquisadores confusos.
Mas em coletas deixadas durante a noite o nível de cobre era de 5 a 10 vezes maior do que o normal. A água quente agindo nos canos de cobre e aquecedores conduzia o metal para a água. O problema era maior em casas novas que utilizavam mais tubulações e canos de cobre sem cobertura, o engenheiro ambiental Johan Pettersson revelou que nas casas mais antigas o nível de cobre na água era mais baixo.
A solução para os loiros que não quisessem ter os cabelos verdes em Anderslöv? Mudar para uma casa mais velha ou lavar o cabelo com água fria.
No Brasil, os canos de cobres são mais caros mas já foram muito utilizados nas instalações hidráulicas antigamente. Encanadores, desentupidores e bombeiros vez por outra ainda trabalham com este material. Agora fica o alerta de observar se o problema ocorre também por aqui, mesmo com poucas loiras legítimas, o cabelo tingido e descolorido é muito utilizado e alterações na coloração provocada por água de cano de cobre pode se tranformar em mais um problema a ser resolvido.
Location:
231 70 Anderslöv, Sweden
Monday, August 05, 2013
Bolo em forma de bunda cagando no aniversário do pai da Claudia Leitte
Este foto publicada ano passado no Instagram @claudinhaleitte mostra um incrível bolo em forma de nádegas expelindo merda em uma mesa de festa de aniversário. A cantora escreveu na legenda: Celebração do aniversário do meu pai lindo! Olha essa farra! Rindo muuuuuiiiiito!!!!!
O blog Morri de Sunga Branca publicou sobre o assunto em 11/8/2012 - AHA UHU pai da Claudia Leitte eu vou comer seu - descrevendo a obra culinária como "bolo fecal", um trocadilho com o termo técnico para bosta.
Pelo comentário da foto a Claudia Leitte deveria ter seus motivos para oferecer este bolo, que deve ter sido uma surpresa de aniversário para o pai. Alguma história engraçada ou brincadeira íntima entre eles, tipo, imagina se na família Leitte o aniversariante tem fama de pai cagão? Mas seria interessante saber se os convidados ou o próprio aniversariante conseguiu comer o bolo com esse formato nojento e assustador.
O confeiteiro deve ter usado marzipã ou glacê colorido, e até mesmo chocolate para reproduzir a bunda e as fezes comestíveis. Para quem gostou da ideia e trabalha com desentupimento ou instalação de privadas, o bolo pode ser uma inspiração para festas, celebrações e confraternizações encarando as dificuldades e rotina do trabalho de forma alegre e bem humorada.
O blog Morri de Sunga Branca publicou sobre o assunto em 11/8/2012 - AHA UHU pai da Claudia Leitte eu vou comer seu - descrevendo a obra culinária como "bolo fecal", um trocadilho com o termo técnico para bosta.
Pelo comentário da foto a Claudia Leitte deveria ter seus motivos para oferecer este bolo, que deve ter sido uma surpresa de aniversário para o pai. Alguma história engraçada ou brincadeira íntima entre eles, tipo, imagina se na família Leitte o aniversariante tem fama de pai cagão? Mas seria interessante saber se os convidados ou o próprio aniversariante conseguiu comer o bolo com esse formato nojento e assustador.
O confeiteiro deve ter usado marzipã ou glacê colorido, e até mesmo chocolate para reproduzir a bunda e as fezes comestíveis. Para quem gostou da ideia e trabalha com desentupimento ou instalação de privadas, o bolo pode ser uma inspiração para festas, celebrações e confraternizações encarando as dificuldades e rotina do trabalho de forma alegre e bem humorada.
Labels:
blogs,
escatologia,
fotos
Location:
Salvador - Bahia, Brazil
Thursday, August 01, 2013
Spray impermeabilizante Neverwet no Brasil
Mês passado foi finalmente anunciado a chegada de uma das mais impressionantes invenções dos últimos tempos, o spray anti-líquido impermeabilizante repelente de água Neverwet, que traduzindo poderia ser Nunca Molhado em português. Veja a demostração do novo produto:
Nos Estados Unidos o Neverwet já está a venda, pelo video, que alcançou mais de 5 milhões de visualizações, podemos perceber que se o produto funcionar como aparece, pode ser revolucionário. Ao passar sobre roupas, camisetas e tecidos, nunca fica molhado. Em uma caixa ou recipiente, os líquidos não aderem de forma nenhuma e são repelidos imediatamente. Segundo seus inventores, o produto serve até mesmo transformar uma caixa de papelão em isopor para colocar gelo e cerveja.
No Brasil, encontrei o spray a venda buscando por Impermeabilizante Never Wet no Mercado Livre. O importador está pedindo R$ 480,00 por enquanto. Pode ser que este vendedor seja independente, se o produto for um sucesso mundial com certeza lojas e importadoras maiores vão se interessar em vender o Neverwet no Brasil.
O vendedor brasileiro chama o produto de hipermeabilizante em vez de impermeabilizante, pode ser uma invenção com as palavras para reforçar a força e o super hiper poder repelente de líquidos. Ele tambem descreve o produto como altamente hidrofóbico e chama de "efeito lótus" quando o líquido desliza sem ser absorvido em uma superfície com o produto aplicado.
O kit Neverwet é composto por duas latas de aerossol, chamadas Passo 1 (base) e Passo 2 (cobertura). O primeiro spray deve ser aplicado sobre o que você quer deixar seco para sempre, e depois de esperar meia hora deve-se borrifar uma camada do segundo spray. Depois deste processo ainda é necessário esperar 12 horas.
O fabricante recomenda o uso para: metal, madeira, concreto, alumínio, metal galvanizado, PVC, alvenaria, asfalto, vinil, plástico, máquinas, ferramentas, maquinas de obra, etc. Em tecido, couro e lona a cor do material pode mudar para uma “névoa branca leitosa”.
Ainda no Mercado Livre, a descrição do produto avisa que a cobertura máxima do kit vai de 0,9 a 1,4 m². O tubo de spray do Passo 1 contém: metilisobutilcetona, acetato de butila e aguarrás. O spray do Passo 2 contém: acetona. Recomendações do fabricante: utilize o produto protegido com luvas e máscara (podendo ser aquelas utilizadas para pintura), não pode ser manuseados por mulheres grávidas ou próximo a elas e manter fora do alcance de crianças e animais. Produto tóxico, não ingerir ou inalar.
Parece que o segredo das propriedades do Neverwet vem do uso da nanotecnologia, o uso de micropartículas e elementos microscópicos. Se o produto e esta tecnologia se popularizar, pode dar origem a uma série de novos usos nos serviços hidráulicos, desde equipamentos e roupas dos encanadores, bombeiros e desentupidores até tubos e canos repelentes que podem refletir em melhorias no dia a dia destes profissionais e seus clientes.
Tuesday, July 30, 2013
Museu do banheiro na internet
O site The Toilet Museum (O Museu do Toalete ou Banheiro) está no ar desde 1998 e reúne fotos e notícias sobre banheiros do mundo todo. Criado e atualizado por Burt Stark, a ideia nasceu em 1982 quando dividia o apartamento com um colega e resolveram colar fotos de banheiro em seu próprio banheiro para alegrar aquele aposento esquecido por todos.
Uma das áreas de destaque do site é a coleção de sons - Bathroom Sounds (Sons do Banheiro) - com uma seleção de gravações de filmes, programas de rádio, músicas, entrevistas e descargas de privada. O site tem ainda seções com banheiros de animais, homens, mulheres, crianças, públicos e até uma loja de presentes.
O site está em inglês e tem um visual antigo mas não deixa de ser interessante para quem trabalha com desentupimento, construção e reforma de banheiros, afinal, reúne centenas de imagens e histórias atraindo colecionadores, pesquisadores, curiosos e aficcionados por banheiros, privadas e afins.
Location:
Sydney NSW, Australia
Subscribe to:
Posts (Atom)