Tuesday, February 19, 2013

Corante líquido fluorescente para detecção de vazamento


Um comentário de Fábio Rocha aqui no blog citou a alternativa de usar um corante especial para detectar vazamento. Pesquisando melhor, encontrei no site da empresa RCA Hydrotech uma descrição do serviço entre as opções oferecidas, como uso de geofones (aparelho tipo sonar), gás rastreador, teste hidrostático, etc. No YouTube, um video do canal hvacdexter - Leak detection UV dye  (Detectando vazamento com corante ultra-violeta) - mostra um profissional de manutenção de ar condicionando utilizando a tecnologia no que parece ser um vazamento da bobina do aparelho de ar condicionado no sótão da residência.



Segue um resumo da técnica explicada no site da RCA Hydrotech: o teste de infiltração com corante especial consiste na introdução de um corante em tubos não pressurizados e/ou pontos de descargas de água pluvial e esgoto. A RCA Hydrotech utiliza um corante que é inconfundível (tem efeito fluorescente quando exposto a luz ultravioleta), não mancha,  é solúvel na água, não é tóxico, rende muito e que não prejudica o meio ambiente nas concentrações  aplicadas. A solução do corante especial na água, mesmo em baixíssimas concentrações, é rastreável com a utilização de uma lâmpada ultravioleta (luz negra). Este método é de grande eficiência, mesmo quando a situação é das mais desfavoráveis, ou seja, quando a tubulação é embutida dentro ou entre lajes duplas, o corante tem propriedades de se infiltrar pelas estruturas e lajes, que mesmo após ser filtrado, o líquido derivado pode ser analisado e caso seja proveniente do vazamento é possível identificar vestígios do corante.

Fica a dica para os profissionais de hidráulica, desentupidores e encanadores de uma alternativa realmente interessante e aparentemente simples descobrir vazamentos e evitar desperdício de água em tubulações, canos, piscinas, caixas d'água, etc. 

5 comments:

Anonymous said...

Preciso saber o nome comercial desse marcador fluorescente e onde encontra-lo.
Grato

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Ola, encontrei o contato da RCA Brasil em: http://www.rcahydro.com/ Tb achei esta outra empresa de sistemas detectores de vazamentos através de aditivos fluorescentes: http://www.vazamentosindustriais.com.br/produtos.html Espero que ajude. Sucesso e boa sorte mais uma vez!

Anonymous said...

Boa tarde pessoal!

estudando um pouco sobre esse produto pois, nossa empresa está atuando nesse seguimento de aditivos para detecção de vazamentos, encontrei esse blog. Gostaria de usar desse espaço para dizer que a Metal-Chek produz os produtos com a aprovação da americana Spectronics.
Meu contato para saber mais é wellington.vieira@metalchek.com.br

Anonymous said...

A Trotec também tem em https://pt.trotec.com/produtos/aparelhos-de-medicao/detecao-de-fugas/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...