Thursday, May 16, 2013

Uso de bicarbonato pra eliminar mau cheiro no ralo


O blog Receitas da Construção publicou esta sugestão utilizando um ingrediente muito comum usado nas cozinhas de todo o Brasil, desta vez não para algum quitute ou prato de refeição mas sim para ajudar outro sentido, não mais pra boca mas pro nariz. Em 6/9/2011, o autor do blog, auto intitulado Chef de Obras, publicou esta receita - Como eliminar odores do banheiro - onde o bicarbonato de sódio é o ingrediente principal para resolver o problema de um ralo fedido.

O Chef diz:
A primeira coisa a se fazer é verificar se não há uma falha de projeto de encanamento (do ralo ser ligado direto a rede de esgoto). Caso seja esse o motivo, será necessário fazer um reparo colocando ralos sifonados. Verifique a existência do tubo de ventilação, pois é ele que leva os maus odores para fora.
Mas antes de começar o preparo manda um alerta:
Mas na maioria das vezes a solução é mais simples do que parece: apenas a necessidade de se limpar o ralo, que geralmente fica sujo com cabelos, criando aquela minhoca gosmenta que muita gente não conseguem nem ver (eca!). Não se desespere!! Nada que um par de luva e umas 3 horas em jejum não resolvam.
O mau cheiro e a sujeira pode mesmo ser repugnante, nestas horas, para quem tem estomago fraco e recursos para contratar profissionais e ajudantes, melhor recorrer a desentupidores, encanadores ou bombeiros. No post do blog por exemplo, casos com grávidas que não conseguem conviver com o odor e ainda, por causa do estado, vem seu olfato e capacidade de cheirar aguçados e tomando proporções de super-heróis.

Por fim, a receita sugerida pelo Chef:
Ingredientes
1. um par de luvas;
2. uma máscara de proteção (opcional);
3. uma espátula ou outro objeto que possa recolher a sujeira do ralo;
4. escova com cabo comprido;
5. cloro ou desinfetante;

Modo de fazer
Retire a tampa do ralo e comece utilizando a espátula para retirar toda a sugeira acumulada no fundo. Feito isso, jogue a solução de cloro ou desinfetante misturada um pouco com água. Deixe agir por um tempo. Esfregue a escova e enxague.
Santo bicarbonato, Batman! Para desentupir canos de uma maneira 100% ecológica – use 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo do cano, adicionando logo de seguida, ½ xícara de vinagre. O melhor é que bicarbonato também evita maus odores.

De qq forma, parece que usar bicabornato de sódio para este e outros usos além do culinário faz parte da cultura popular. Vejam estes exemplos no site MdeMulher listando vários usos alternativos da substância: limpar e polir panelas, desentupir ralos, para clarear tecidos, tirar mofo do banheiro, limpar e tirar cheiro de carpete, etc.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...