Thursday, May 16, 2013

Uso de bicarbonato pra eliminar mau cheiro no ralo


O blog Receitas da Construção publicou esta sugestão utilizando um ingrediente muito comum usado nas cozinhas de todo o Brasil, desta vez não para algum quitute ou prato de refeição mas sim para ajudar outro sentido, não mais pra boca mas pro nariz. Em 6/9/2011, o autor do blog, auto intitulado Chef de Obras, publicou esta receita - Como eliminar odores do banheiro - onde o bicarbonato de sódio é o ingrediente principal para resolver o problema de um ralo fedido.

O Chef diz:
A primeira coisa a se fazer é verificar se não há uma falha de projeto de encanamento (do ralo ser ligado direto a rede de esgoto). Caso seja esse o motivo, será necessário fazer um reparo colocando ralos sifonados. Verifique a existência do tubo de ventilação, pois é ele que leva os maus odores para fora.
Mas antes de começar o preparo manda um alerta:
Mas na maioria das vezes a solução é mais simples do que parece: apenas a necessidade de se limpar o ralo, que geralmente fica sujo com cabelos, criando aquela minhoca gosmenta que muita gente não conseguem nem ver (eca!). Não se desespere!! Nada que um par de luva e umas 3 horas em jejum não resolvam.
O mau cheiro e a sujeira pode mesmo ser repugnante, nestas horas, para quem tem estomago fraco e recursos para contratar profissionais e ajudantes, melhor recorrer a desentupidores, encanadores ou bombeiros. No post do blog por exemplo, casos com grávidas que não conseguem conviver com o odor e ainda, por causa do estado, vem seu olfato e capacidade de cheirar aguçados e tomando proporções de super-heróis.

Por fim, a receita sugerida pelo Chef:
Ingredientes
1. um par de luvas;
2. uma máscara de proteção (opcional);
3. uma espátula ou outro objeto que possa recolher a sujeira do ralo;
4. escova com cabo comprido;
5. cloro ou desinfetante;

Modo de fazer
Retire a tampa do ralo e comece utilizando a espátula para retirar toda a sugeira acumulada no fundo. Feito isso, jogue a solução de cloro ou desinfetante misturada um pouco com água. Deixe agir por um tempo. Esfregue a escova e enxague.
Santo bicarbonato, Batman! Para desentupir canos de uma maneira 100% ecológica – use 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo do cano, adicionando logo de seguida, ½ xícara de vinagre. O melhor é que bicarbonato também evita maus odores.

De qq forma, parece que usar bicabornato de sódio para este e outros usos além do culinário faz parte da cultura popular. Vejam estes exemplos no site MdeMulher listando vários usos alternativos da substância: limpar e polir panelas, desentupir ralos, para clarear tecidos, tirar mofo do banheiro, limpar e tirar cheiro de carpete, etc.

1 comment:

Almir Alves said...

A Empresa Americanvidros é especializada em colocação de Vidros Temperados,
Box Para banheiro, Box de Banheiro, Box de Vidro temperado, Escadas de Vidro,
Corrimão, fechamento de sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Box de Inox com
Roldanas Aparentes, Portas de vidro temperado com Mola Hidráulica, Guarda corpo
em vidro e Inox. saiba mais no site www.americanvidros.com.br ou no Show Room
Rua Atlântica, 12 - Jardim Paulistano - Fone 011 - 3136-0853 Loja

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...