Monday, May 13, 2013

Reinventar a privada, desafio da Fundação Bill & Melinda Gates


Em 2011 a Fundação Bill & Melinda Gates lançou o desafio "Reinventing the Toilet" (Reinventando a privada) chamando a atenção para os mais de 2,5 bilhões de pessoas que não tem acesso ao saneamento básico, água encanada, eletricidade, rede de esgoto, privadas, vasos sanitários e banheiros. A ideia da fundação, criada com o dinheiro que o bilionário Bill Gates ganhou com sua empresa Microsoft, é premiar o invento mais criativo e inovador que possa ser adotado em países pobres e em desenvolvimento.



Como conta este post de 16/8/2012 no blog Techtudo - Privada que recicla restos vence desafio de Bill Gates a inventores - o vencedor anunciado em 2012 ganhou U$ 100.000,00 com o projeto de uma privada que através da energia de paineis solares transforma os restos e detritos de merda e urina em hidrogênio para ser utilizado em células combustível.

Depois deste projeto da California Institute of Technology, também foram premiados: segundo lugar ganhando US$ 60 mil a Loughborough University (Reino Unido), com um vaso sanitário que produz carvão, minerais e água limpa, e em terceiro lugar ganhando US$ 40 mil a Universidade de Toronto (Canadá), com um banheiro que transforma os dejetos em água limpa.

Na entrega do prêmio o próprio Bill Gates fez um discurso que foi publicado em seu site The Gates Notes: Inventando um banheiro para o século 21. Ele conta que teve a ideia ao visitar os bairros pobres da cidade de Durban, na Africa do Sul, e viu que o sistema atual de privadas com descargas exigem água encanada, esgoto, eletricidade, etc, que é muito difícil ou não podem ser utilizados nos países pobres e áreas afastadas. "Banheiros são muito importante para a saúde e, quando vc pensa sobre isso, a própria dignidade humana. Para a gente que mora nos países desenvolvidos, nós nem pensamos muito sobre isso".

Bill Gates conta que a privada foi inventada em 1775 por um matemático e relojoeiro escocês chamado Alexander Cummings. Seu invento revolucionou a saúde pública ajudando a combater doenças mortais como a cólera, salvando centenas de milhões de vidas. Mas com 4 entre 10 pessoas ainda sem acesso a privadas, o sistema caro e que desperdiça água em descargas, é preciso encontrar alternativas mais inteligentes e sustentáveis.

Taí uma boa iniciativa que com investimento, dinheiro, reconhecimento e dedicação, pode dar certo. Os profissionais da área de hidráulica, instalação de banheiros, encanadores e desentupidores, com certeza tb tem ideias em como melhorar e desenvolver melhores privadas, econômicas e práticas.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...