Wednesday, October 10, 2012

Usando Coca-Cola pra desentupir privada


Uma das recomendações comuns para desentupir privada de forma caseira é utilizar o refrigerante Coca-Cola, geralmente sugerem despejar 2 litros da bebida no vaso sanitário e apertar a descarga como solução mágica pro entupimento. O video abaixo, publicado em 26/10/2010 no canal Cacfra no YouTube, brinca com essa suposta facilidade, lembrando que mesmo quando bebemos Coca também sentimos esse poder do gás carbônico dentro de nossos intestinos, finalizados com um sonoro sinal anunciando o efeito da bebida no organismo.



Em 19/9/2012, o site Melhor Amiga, comentou o uso do famoso refrigerante no post Como desentupir o vaso sanitário, como um substituto a altura pra quem não tem soda cáustica em casa, afirmando que a Coca-Cola resolve. O blog Como Desentupir Privada também publicou um post Como desentupir privada com Coca-Cola incluindo o video e outro, que adiciona balas Mentos no procedimento.

Uma das explicações sobre o poder desentupidor da Coca-Cola é atribuído a presença de ácido fosfórico na receita do refrigerante. O site Food-Info, na página Por quê é que há ácido fosfórico na Coca Cola?, existe uma explicação afirmando que o ácido fosfórico é usado como um agente acidificante. A Coca Cola é uma bebida muito ácida, mais ácida que o sumo de limão ou o vinagre, mas como também contem açúcares ou adoçantes, o gosto doce disfarça o gosto do ácido.

Segundo o site, a utilização do acido fosfórico ainda não é explícita pois a maioria das receitas ainda são secretas. O ácido também age como um conservante, eliminando microrganismos tais como os fungos e as bactérias. O ácido também seria responsável pelo efeito que a Coca cola tem contra a ferrugem, mas a página não menciona o poder desentupidor do elemento.

No próprio site da Coca-Cola Brasil há uma página Esclarescendo boatos e mitos - Uso para limpeza reunindo as crenças do uso do refrigerante além da sua função como bebida refrescante e estimulante. Não há nenhuma menção ao ácido fosfórico, apenas ao ácido cítrico. O economista Luis Nassif, publicou em 16/2/2011 em seu site O uso do ácido fosfórico na Coca-Cola que a substância é perigosa para a saúde e teria sido proibida para refrigerantes mais novos.

Talvez, encanadores e desentupidores, sejam chamados para emergências onde o uso da técnica tenha sido colocada em prática e mesmo que não tenha funcionado, resta o prazer de poder beber uma Coca-Cola gelada na pausa do serviço.

4 comments:

Abrantina said...

Muitas gente que consegue desentupir sua pia com Coca-Cola. É verdade que isso faz sentido pois este produto possui ácido fosfórico, entretanto vale lembrar que a concentração deste ácido na Coca-Cola é muito pequena, sendo assim poderá desentupir, mas para isso poderá demorar muito. No entanto, no caso de haver pouco orçamento, acho que vale a pena tentar.

Bom post. sou dono de uma empresa de canalizadores / desentupimentos em Lisboa. Vou deixar aqui o link do meu site, no caso de querer conhecê-lo: http://www.abrantina.pt/canalizadores-lisboa

Parabéns pelo post.

Abrantina said...

Bom post. sou dono de uma empresa de canalizadores / desentupimentos em Lisboa. Vou deixar aqui o link do meu site, no caso de querer conhecê-lo: www.abrantina.pt/canalizadores-lisboa

Desentupidor de pia said...

A Coca-Cola pode até desentupir em alguns casos, mas não sempre. Há pouco ácido fosfórico encontrado na Coca. Fora isso, há métodos mais eficazes, como é o caso do bicarbonato de sódio com vinagre.

Desentupidora Coppi said...

Gente, realmente a Coca cola desentope muitas coisas mesmo, mas tem algumas que não da certo, mas gostei do post, muito obrigado pela cooperação.
Vou deixar meu site para Desentupidora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...