Friday, October 12, 2012

Canos de madeira do século XVII


Esta foto mostrando o detalhe do encaixe de canos de madeira de carvalho utilizados no século XVII ilustra o post A Tour Of Abbey Mills Pumping Station & The Northern Outfall Sewer (Um passeio pela Estação de Bombeamento de Esgoto Abbey Mills & Esgotos da Foz do Norte) publicado no blog Londonist em 26/5/2010. Exposto no museu conhecido como Catedral do Esgoto, no local que foi revitalizado para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, os canos ocos de madeira de olmo mostram como eram o sistema de coleta e distribuição de água fresca antigamente.

O site Sewerhistory.org (História do Esgoto) tem uma página só com fotos e informações sobre canos de madeira antigos onde transcreve parte do texto do mostruário do museu: O uso de canos ocos de madeira de olmo que conduzia água até as casas de pessoas prósperas parece ter iniciado no início do século XIII. Todas as antigas empresas de água de Londres fundadas entre o século XVI e XVIII utilizaram canos de madeira similares para distribuir água.

Não sei se alguém já chegou a encontrar canos de madeiras sendo utilizado atualmente no Brasil, fato que valeria a pena chamar até mesmo um arqueólogo, mas o conserto e a manutenção com este tipo de material exigiria um conhecimento diferente dos profissionais além de ferramentas mais apropriadas para marceneiros do que para desentupidores, encanadores ou bombeiros.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...