Friday, October 26, 2012

Micaela e o banheiro japonês washiki


Micaela, garota canadense que mora no Japão, publicou em seu canal no YouTube dia 28/1/2011 o video -  The Japanese Toilet (O banheiro japonês) - onde conta sua experiência com o banheiro de agachar, típico dos países do oriente, que ela chama Além do canal no YouTube, ela tem um blog Ciaela.wordpress.com em inglês e japonês, onde conta o dia a dia e a rotina vivendo no Japão.



No video, falado em inglês com legendas em japonês, Micaela conta que vive no Japão há quase 5 anos e meio e neste tempo ela aprendeu a comer nattô (pasta de soja fermentada de cheiro forte), enguia e até mesmo lulas vivas. Mas uma coisa que ela não consegue se acostumar é o banheiro japonês, ou banheiro washiki (estilo japonês). Nos primeiros 2 anos em que morou no Japão ela evitou completamente utilizar o banheiro, onde é necessário fazer as necessidades fisiológicas agachado, alegando não saber usar da forma apropriada.

Micalea conta que na escola que fez intercâmbio no colegial, o banheiro washiki era o único disponível no prédio, e a turma da classe dela era responsável pela limpeza do banheiro, o que ela nunca fez. O pior era no verão, quando insetos como baratas eram atraidos pela água e umidade, e em banheiros públicos as baratas estavam em toda a parte, junto com aranhas, etc.

Ela sentia que quando falava para todos que não conseguia usar o banheiro estilo japonês, as pessoas olhava estranhando o que seria uma característica gaijin (estrangeiro), ou teimosia, o que Micaela admite que sim pois não quer se acostumar a agachar e conviver com insetos na hora de cagar e mijar.  No final, Micaela conta que conhece japoneses que não comem natto, água-vivas, etc, e termina com uma pergunta sobre qual coisa no Japão é difícil de se acostumar, inclusive para os japoneses.

É possível que existam lugares no Brasil que utilizam o banheiro washiki, talvez em escolas, clubes e associações dos imigrantes japoneses, e para fazer a manutenção e manter o perfeito funcionamento destes banheiros, não apenas quem utiliza, mas encanadores, bombeiros e desentupidores precisam conhecer e conviver com privadas e vasos sanitários para usar agachado.

1 comment:

MARINE VIDROS said...

A Marine Vidros Trabalha com Box para banheiro, Box de Inox com roldanas
aparentes, parede de Vidro e Inox, Casa de Espelhos, Espelhos, Portas e Janelas de
vidro temperado, Vidro Temperado, divisórias de vidro para residências e escritórios,
envidraçamento de sacada, box, Blindex, Espelho guardian, vidraçaria em geral.
Atendemos em diversos bairros de são Paulo, com os melhores preços
Veja a local mais próxima, faça uma visita em uma de nossas lojas
Loja Ibirapuera – Rua Vieira de Moraes, 1410 – Campo Belo – fone (11) 5531-1099
Loja Leopoldina – Av. Imp. Leopoldina, 473 – V. Hamburguesa - fone (11) 3835-8549
Loja Jardins – Av. Brig. Faria Lima, 1827 – Jd Paulistano (11) 2589-0354
Loja Morumbi – Av Albert Bartholomé, 477 – Butantã – (11) 3749-9673
Saiba mais no site https://www.marinevidros.com.br/
Central de Vendas Fone (11) 3136-0754 faça contato, solicite seu orçamento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...