Monday, September 02, 2013

Tratamento de beleza e drenagem linfática usando desentupidor


Esta matéria sobre drenagem linfática usando um simples desentupidor de pia foi ao ar no programa Hoje em Dia na TV Record, que também publicou em 1/3/2013 o video em seu canal no YouTube: Aprenda a fazer drenagem linfática em casa usando um desentupidor de pia.


A matéria começa com a apresentadora Chris Flores dizendo que drenagem linfática é bom demais, é uma delícia e faz bem pra saúde. Deixa você bonitão, bonitona e ainda traz benefícios para sua saúde. A reportagem mostra a massagem de drenagem linfática e seus efeitos na estética e na saúde. A florista Marlene Rabay Alexandre, que trabalha 14 horas por dia na profissão há 40 anos, começou a ter um mal estar, taquicardia, sentindo muito lenta, paradona e pesadona.

15 anos atrás, quando ficou preocupada com estes sintomas, Marlene procurou um cardiologista que diante dos exames que não detectaram nenhuma anormalidade recomendou fisioterapia e dreanegem linfática. Com duas semanas de drenagem linfática por semana os sintomas desapareceram, vencendo o cansaço e o inchaço nas pernas e outras partes do corpo. Segundo o programa, a pele, o cabelo e até o faturamento da floricultura melhoraram depois da drenagem linfática.

A reportagem fala dos sistemas de circulação do sangue: sistema venoso (que leva o sangue com gás carbônico), sistema arterial (que carrega o sangue com oxigênio) e o quase desconhecido e importantíssimo sistema linfático que transporta, entre outras coisas, as toxinas e as células de defesa do nosso organismo. O objetivo da drenagem linfática é estimular este sistema para fazer com que as toxinas sejam eliminadas mais rápido.

A cirurgiã vascular Priscila Nahas fala em entrevista que não é só uma massagenzinha pois tem que estimular todos os glângios para abrir os canais de drenagem e é o fisioterapeuta que estudou toda a anatomia corporal que sabe onde fazer a estimulação antes de começar a drenagem. A médica faz um alerta: a drenagem linfática não é dolorosa, a paciente jamais deve sair de uma drenagem linfática com hematomas.

Drenagem linfática em casa usando desentupidor

Na reportagem a linfoterapeuta Ana Hara ensina um método caseira pra todo mundo se drenar em casa, como ela mesmo diz: vá se drenar! Hoje! A primeira dica é fazer a auto drenagem no banho, pois segundo ela é muito importante o auxílio da água. A terapeuta faz um comparativo entre a lavagem e a eliminação das toxinas, onde os 400 glânglios linfáticos do nosso corpo seriam os ralinhos por onde escorrem as toxinas.

Quando os ralinhos não funcionam bem, com toda a sujeira e o lixo da rua, assim como o sistema de esgoto e encanamento da casa e da cidade, ocorrem entupimentos no corpo, por isso o desentupidor de verdade pode ajudar. O desentupidor pode fazer a pressão nos gânglios, ajudando na faxina corporal, nos principais conglomerados ganglionários: na virilha, no estômago e nas axilas.

O segredo é fazer a pressão com o desentupidor e sentir o vácuo dentro de você, repetindo pelo menos de 5 a 10 vezes até sentir o gânglio voltar a bombear (sentir o batimento cardíaco dentro do gânglio). Na região do estômago, quanto mais gordura e mais barriga o desentupidor pega mais.

A apresentadora lembra que o desentupidor tem que ser separado apenas para a drenagem, evitando usar o mesmo utilizado para desentupir a pia ou privada. A terapeuta reforça a importância da drenagem linfática para as pessoas que tem inchaço nos pés e pernas, pernas cansadas e doloridas, com repuxo, etc, onde não consegue nem sentar, nem deitar, neste caso a massagem (desentupimento dos gânglios) deve ser feita na virilha.

Uma modelo vestida de biquini ajuda a demostração ao lado da terapeuta que mexe na calcinha quando este atrapalha o desentupidor e sugere que a frequencia ideal é fazer a auto massagem todo o dia, deixando o desentupidor no box do banheiro, fazendo a drenagem debaixo da água do banho sem sabão no corpo.

Na região das axilas Ana defende que o desentupimento do suvaco previne o câncer de mama. A própria drenagem nos seios também é recomendada por ela, inclusive quem tem prótese de silicone. A linfoterapeuta também fala da drenagem no rosto, mas para isso não se utiliza o desentupidor.

Tem gente que acha que drenagem linfática pode reduzir ou eliminar a celulite, mas a matéria na TV Record não chega a falar sobre esse benefício. Para quem trabalha com desentupimentos, manutenção hidráulica e encanamentos, o paralelo com a beleza feminina e do corpo humano não deixa de ser algo interessante e inusitado, mas que a rotina das tarefas e soluções podem levar a novas técnicas e tratamentos estéticos.

1 comment:

Anonymous said...

Justo o que eu procurava sobre drenagem linfática bh. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...