Friday, December 06, 2013

Pó de café pode tirar mau cheiro do banheiro e eliminar chulé



Uma notícia que saiu no jornal New York Times foi traduzida pelo jornal Folha de São Paulo - Borra de café acaba com mau cheiro de esgoto (28/02/2012) - quase 2 anos atrás fala de pesquisas na Universidade da Cidade de Nova York publicada na revista "The Journal of Hazardous Materials" que provam que a borra de café pode absorver o sulfeto de hidrogênio, gás causador, em grande parte, do odor do esgoto.



No YouTube achei este video de 04/05/2010  com 59.129 visualizações em 2/12/2013 onde um rapaz joga um pacote de café velho na privada e dá a descarga. Não parece ser algo relacionado à pesquisa nem explica se o ato foi para tentar tirar o fedor do vaso sanitário, aparentemente a privada funcionou como lixo do café fora do prazo de validade.

Já a pesquisa é muito interessante, foi descoberto que quando a borra de café é transformada em carbono ativado, ela absorve enxofre - um dos componentes do sulfeto de hidrogênio, particularmente bem. Isso se deve à cafeína que contém nitrogênio aumentando a capacidade do carbono de eliminar o enxofre do ar, explicou Teresa J. Bandosz, química e engenheira química da universidade e uma das autoras do relatório.

Para carbonizar a borra de café, ela e seus colegas misturaram a borra à água e ao zinco e depois secaram a mistura em um forno.

Segundo a reportagem, atualmente, usa-se carvão ativado ou carvão poroso para extrair o sulfeto de hidrogênio do esgoto nas estações de tratamento. Teresa J. Bandosz espera que empreendedores adquiram os direitos de patente da pesquisa e a convertam em um negócio. Ela própria uma grande consumidora de café, Bandosz surgiu com a ideia por jogar fora uma grande quantidade de borra. "O café fresco funcionaria ainda melhor, pois possui mais cafeína", afirmou. "Mas não é econômico utilizá-lo."



Não sei se o projeto de meias anti odor feitas com café reciclados utilizou a mesma pesquisa publicada na Folha, mas em julho de 2013 usando o sistema de crowdfunding (vaquinha colaborativa) conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para a fabricação e venda: Atlas Performance professional come to socks (Atlas performance profissional chega às meias).

Segundo os inventores da meia a prova de chulé com as meias eles podem cruzar o globo terrestre com as meias Atlas, meias que se ajustam ao corpo com infusão de café que mantém os pés frescos como se fosse um filtro de carvão ativado nos calçados.

Se as meias funcionam mesmo, anulando chulés e pés fedidos, o café pode mesmo servir para eliminar o mau cheiro de esgoto, ralo, pias e privadas. Se alguém experimentar e testar o café para estas funções, ou souber de novas pesquisas e experiências usando o pó de café para eliminar o mau cheiro do banheiro, comenta ou manda o link aqui. 

Quem sabe agora existe mais uma alternativa barada, ecológica e fácil para um problema onde as pessoas experimentam de tudo, desde soda cáustica, Pinho Sol, cal, creolina e bicarbonato de sódio, uma variedade de receitas diferentes e inesperadas assim como os resultados.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...