Monday, December 16, 2013

Proposta de reuso da água do banho para descarga no banheiro


Uma ideia interessante proposta pelo inventor e pesquisador em tecnologias de baixo custo Edison Urbano, do site Sempre Sustentável, apresentada pela primeira vez em janeiro de 2004, pretende reutilizar a água do banho familiar para o vaso sanitário gerando até 30% de economia de água potável e tratada.

Até 2010 o projeto teve o apoio da ONG Sociedade do Sol, famosa por viabilizar aquecedores solares de água baratos e fáceis de montar, e pretende viabilizar o reuso da água originada no banho familiar nas descargas de vaso sanitário. Segundo cálculos do projeto, existe uma correlação e equivalência entre a água gasta no banho com a utilizada nas descargas, surgindo daí uma oportunidade para equilibrar estas demandas.


No site, o projeto mostra a experiência em um sobrado residencial no bairro do Ipiranga em São Paulo/SP, onde uma família de 4 pessoas adultas conseguiu uma economia de 6 metros cúbicos de água potável por mês. A água do banho é recolhida pelo ralo no andar superior e armazenada em um reservatório de 200 litros, dele uma tubulação leva a água para a privada com caixa d'água acoplada, que ainda pode receber a água da rede caso seja necessário. O reservatório também tem uma tubulação para o esgoto e um ladrão, evitando transbordar em caso de excesso de água do banho. Uma medida de manutenção importante: no reservatório é necessário colocar cerca de 10 gramas de cloro orgânico usado em piscinas a cada 3 dias e a cada 15 dias uma limpeza geral deve ser feita.


O site Sempre Sustentável também exibe um projeto experimental de utilização da chamada água cinza (em contraposição a água negra, do esgoto) para casas térreas. O reúso da água do banho familiar para a descarga na privada seria feito através da ligação do ralo do chuveiro para um reservatório subterrâneo instalado fora da casa. Com uma peneira funcionando como sistema de filtro e clorador de passagem, além de clorador flutuante, no reservatório, a água seria enviada para a caixa d'água do vaso sanitário através de uma bomba d'água manual.

Segundo Edison Urbano, o projeto é experimental e não está sendo disseminado livremente (com todos os detalhes técnicos necessários). Isso porque ele está desenvolvendo um sistema que seja confiável para qualquer pessoa manipulá-lo (bom, bonito e barato). Existe a preocupação de que o manuseio com essa água (água cinza) possa ser feito incorretamente, e com isso gerar problemas de saúde principalmente na pessoa que vai fazer as manutenções no sistema.

Por esse motivo é que o Sempre Sustentável ainda não revela tecnicamente como fazer o reúso, apenas descrevem nos desenho como estão fazendo os testes. Só o que podem adiantar é que se fizer um bom sistema de filtros, e enviar a água (filtrada) para um reservatório e manter essa água clorada (com cloro de origem orgânica = cloro usado em piscinas), poderá usar para as descargas no vaso sanitário sem problemas.

2 comments:

Desentupidora said...

Muito importante ideias como essa, principalmente no período de seca que estamos vivendo no sistema cantareira. parabéns!

Mictório said...

Vou usar esse sistema para dar descarga no meu mictório

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...