Wednesday, November 12, 2014

Video ensina como instalar caixa d'água da Tigre


Este video publicado no canal da Bonnenberg Materiais para Construção no YouTube em 25/5/2012 mostra em detalhes e com explicações a instalação e montagem de uma caixa d'água da marca Tigre. Acredito que com a crise da falta d'água ficando cada vez mais crítica, esse tipo de serviço e instalação venha a crescer, assim como a compra e venda de caixa d'águas, principalmente em São Paulo.



O video, provavelmente gravado na sede da loja Bonnenberg em Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, começa listando as ferramentas e os materiais necessários para a instalação: arco de serra, lixa pano 100, estopa branca, trena, lápis de carpinteiro, rasqueta, serra copo DN 50 e DN 25, furadeira, fita veda rosca, adesivo plástico para PVC e solução preparadora, estes 3 últimos itens da marca Tigre.

1º Passo:
- Retire o manual do fundo da caixa.
- Encaixe o adaptador com o registro Tigre. Para continuar as conexões lixe as extremidades de um trecho de tubo e também da bolsa da conexão. Esse tubo ligará ao adaptador com uma curva 90º.
- Solde o tube na bolsa do adaptador utilizando a solução preparadora e o adesivo plástico para PVC Tigre.
- Solde a curva de 90 graus procedendo da mesma maneira que o item anterior.
- Solde o restante das peças até chegar a tubulação de entrada da água, limpando bem e aplicando o adesivo para PVC nas partes.

2º Passo:
- Instale a torneira de bóia para caixa d'água no interior do adaptador. Utilizando a fita veda rosca Tigre encaixa na extremidade interna do adaptador com o registro.

3º Passo:
- Marque a medida de 3 centímetros a partir do fundo da caixa
- Utilize o gabarito como referência que vem junto do adaptador para marcar o diâmetro interno.
- Faça um furo guia na metade do diâmetro do adaptador antes de realizar a furação com uma serra copo.
- Retire as rebarbas do furo com a resqueta e uma lixa

4º Passo:
- Encaixe o adaptador para caixa d'água com o registro no local definido.
- Repita dos procedimentos do passo anterior para instalar o registro extravasor (também conhecido como ladrão).

5º Passo:
- Após a instalação do adaptador corte um trecho de tubo e limpe bem usando a solução preparadora Tigre. Aplique o adesivo plástico para PVC Tigre e finalize o processo de soldagem.
- Solde o Tê 90º fazendo o mesmo procedimento do item anterior na outra extremidade do tubo.
- Finalize as conexões necessárias até alcançar a tubulação de limpeza.

6º Passo:
- Tire todas as medidas necessárias antes de iniciar a instalação do extravasor, é importante tirar esta medida para que os tubos tenham um alinhamento perfeito.
- Comece soldando o joelho de 90º na ponta do tubo de ventilação. Proceda da mesma maneira para soldar o tubo que fara a ligação na parte inferior da instalação, ou seja, na outra extremidade do joelho de 90 graus.
- Para finalizar a instalação, solde esta conexão no interior do adaptador e na bolsa do Tê de 90º.

7º Passo:
- Após terminar todas as conexões, faça as furações na tampa da caixa para a colocação dos parafusos fixadores.
- Pronto! Você instalou uma caixa d'água Tigre de uma maneira fácil e rápida.

O video termina ainda com uma dica do Sr. Hufen: os adaptadores do ramal de distribuição e dos ramais de limpeza devem ser instalado no mínimo a 3 cm do fundo da caixa.

Para os encanadores e bombeiros que trabalham prestando serviços hidráulicos e instalações de equipamentos, vale a pena como explicação do trabalho que dá se prevenir diante da falta d'água e do abastecimento de água nas casas das famílias. Já que o governo e as empresas de saneamento estão falhando diante da falta de chuva e seca prolongada, que na pior das hipóteses do aquecimento global, pode ter vindo pra ficar.

Nos comentários do video existe uma polêmica sobre a função do ladrão (extravasor), da bóia e confusão em relação ao cano do fundo da caixa. Tem ainda relatos de escape de água e da falta de  saida de ar (suspiro). Vale a pena acompanhar a discussão.

1 comment:

Unknown said...

E como eu faço pra instalar a boia caixa dagua?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...