Tuesday, August 27, 2013

Marido de aluguel no Jornal Hoje


Já a algum tempo o termo "marido de aluguel" para designar profissionais de manutenção doméstica e pequenos reparos vem popularizando e sendo adotado por autônomos e empresas que atendem donas de casa e até mesmo proprietários que não querem botar a mão na massa, carregar peso ou se preocupar com serviços que julgam pesados, sujos e cansativos.



Este video publicado no YouTube em 4/4/2009 - Aluguel de marido é sucesso - reproduz uma reportagem veiculada no Jornal Hoje da TV Globo que mostra que a criatividade pode combater o desemprego. A repórter Giuliana Girardi conta a história do marido de aluguel José Leonardo de Sorocaba/SP.

A reportagem começa perguntando para mulheres na rua o que elas fazem quando queima a lâmpada ou chuveiro, uma delas responde que faz tudo sozinha e outra que diz que chama um homem para arrumar. A cabeleireira Tiana Rodrigues de Oliveira ficou em apuros quando alugou um salão de beleza pois faltavam tomadas e o encanamento. A solução para estes problemas ela encontrou em um anúncio de jornal na seção de classificados com o título "marido de aluguel", manutenção elétrica e hidráulica.

Segundo a matéria, Tiana decidiu contratar os serviços do marido de aluguel José Leonardo, o nome era sugestivo e o profissional autônomo chegou em pouco tempo para socorrer a cabeleireira. José instalou o lavatório, ventilador, tomada e televisão, um casamento perfeito que o marido verdadeiro da cliente nem desconfia que existe.

Entrevistada, a cabelereira diz que o marido não sabe, sabe apenas que contratou um eletrecista/encanador, mas não sabe do marido de aluguel. José Leonardo é um dos 4,5 milhões de eletricistas, pintores, encanadores, desentupidores, que são autônomos no Brasil, segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil. José perdeu o emprego em uma transportadora e encontrou nesta profissão a chance de enfrentar o momento de crise da época da reportagem.

Em 2 meses no trabalho de marido de aluguel não tinha ficado um dia sem serviço, ele é um faz tudo do lar, atendendo uma média de 3 clientes por dia, e não é só mulher não. Um cliente apresentado na matéria, o funcionário público Jorge Mote não tinha tempo e não pensou duas vezes para contratar um marido de aluguel. Segundo Jorge, isso é comum nas grandes cidades, e estes profissionais se intitularam como marido de aluguel.

A mulher do marido de aluguel, Nadia Prawer, diretora de fábrica de chocolate, não vê problema neste trabalho, mas vai logo avisando: essa parte de aluguel é em relação ao serviço da casa. Quanto a isso, não tem problema.

2 comments:

Sara said...

Eu acho que é uma boa idéia, eu espero que você não tem que fazer mais e isso é uma piada, porque gosta de mim para viajar com os casais não mudá-lo, espero que você possa fazer uma viagem este ano, se conseguirmos um aluguel apartamentos buenos aires

Unknown said...


Em diversas formar de entender como funciona esse mercado, vi que realmente é extremo rentavel esse tipo de mercado, por isso montei a minha tambem a Desentupidora Araucaria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...