Tuesday, August 27, 2013

Marido de aluguel no Jornal Hoje


Já a algum tempo o termo "marido de aluguel" para designar profissionais de manutenção doméstica e pequenos reparos vem popularizando e sendo adotado por autônomos e empresas que atendem donas de casa e até mesmo proprietários que não querem botar a mão na massa, carregar peso ou se preocupar com serviços que julgam pesados, sujos e cansativos.



Este video publicado no YouTube em 4/4/2009 - Aluguel de marido é sucesso - reproduz uma reportagem veiculada no Jornal Hoje da TV Globo que mostra que a criatividade pode combater o desemprego. A repórter Giuliana Girardi conta a história do marido de aluguel José Leonardo de Sorocaba/SP.

A reportagem começa perguntando para mulheres na rua o que elas fazem quando queima a lâmpada ou chuveiro, uma delas responde que faz tudo sozinha e outra que diz que chama um homem para arrumar. A cabeleireira Tiana Rodrigues de Oliveira ficou em apuros quando alugou um salão de beleza pois faltavam tomadas e o encanamento. A solução para estes problemas ela encontrou em um anúncio de jornal na seção de classificados com o título "marido de aluguel", manutenção elétrica e hidráulica.

Segundo a matéria, Tiana decidiu contratar os serviços do marido de aluguel José Leonardo, o nome era sugestivo e o profissional autônomo chegou em pouco tempo para socorrer a cabeleireira. José instalou o lavatório, ventilador, tomada e televisão, um casamento perfeito que o marido verdadeiro da cliente nem desconfia que existe.

Entrevistada, a cabelereira diz que o marido não sabe, sabe apenas que contratou um eletrecista/encanador, mas não sabe do marido de aluguel. José Leonardo é um dos 4,5 milhões de eletricistas, pintores, encanadores, desentupidores, que são autônomos no Brasil, segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil. José perdeu o emprego em uma transportadora e encontrou nesta profissão a chance de enfrentar o momento de crise da época da reportagem.

Em 2 meses no trabalho de marido de aluguel não tinha ficado um dia sem serviço, ele é um faz tudo do lar, atendendo uma média de 3 clientes por dia, e não é só mulher não. Um cliente apresentado na matéria, o funcionário público Jorge Mote não tinha tempo e não pensou duas vezes para contratar um marido de aluguel. Segundo Jorge, isso é comum nas grandes cidades, e estes profissionais se intitularam como marido de aluguel.

A mulher do marido de aluguel, Nadia Prawer, diretora de fábrica de chocolate, não vê problema neste trabalho, mas vai logo avisando: essa parte de aluguel é em relação ao serviço da casa. Quanto a isso, não tem problema.

2 comments:

Sara said...

Eu acho que é uma boa idéia, eu espero que você não tem que fazer mais e isso é uma piada, porque gosta de mim para viajar com os casais não mudá-lo, espero que você possa fazer uma viagem este ano, se conseguirmos um aluguel apartamentos buenos aires

Beth Duarte said...


Em diversas formar de entender como funciona esse mercado, vi que realmente é extremo rentavel esse tipo de mercado, por isso montei a minha tambem a Desentupidora Araucaria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...