Wednesday, August 21, 2013

Sistema de aproveitamento da água da chuva


Este video do Canal Encontro da Nova Consciencia no YouTube publicado em 3/4/2009 mostra um sistema de aproveitamento e coleta da água da chuva para uso em torneiras e descargas nos banheiros da casa e no sistema de irrigação do quintal.



No video, a reporter da TV Itararé em Campina Grande/PB conta que a água da chuva que cai no telhado vai para a calha e segue por canos até um primeiro reservatório que acumula 200 litros de água. No recipiente a água fica em processo de limpeza através da decantação. Ao abrir a torneira na parte de baixo do recipiente a água sai com as impurezas.

Vemos ainda que na parte superior do recipiente um cano conduz a água limpa para outro recipiente de 5 mil litros onde fica armazenada. O engenheiro Isnaldo Cândido, dono da casa inventor do sistema, conta que nas primeiras chuvas ele deixa para fazer uma limpeza no telhado, a questão de fezes de animais, algum pássaro morto, então ele desconecta a tubulação. Quando vem a segunda chuva ele reconecta a calha e deixa armazenar no primeiro tonel de 200 litros e só depois deste processo vai para a caixa de 5 mil litros.

A partir da caixa d'água de 5.000 litros a água da chuva e levada para o reservatório da casa com a força de uma bomba d'água. A partir da caixa d'água central ela abastece todas as torneiras e descargas dos banheiros da casa. A irrigação das plantas frutíferas no quintal da residência é toda feita no sistema de gotejamento com a água que foi armazenada das chuvas.

A ideia de construir esse sistema de reaproveitamento de água de chuva na própria casa surgiu antes de 2007 e a montagem da estrutura foi feita aos poucos. O material comprado foi adaptado pois as calhas tradicionais são caras. Um tubo foi comprado e serrado ao meio, tudo adaptado sem usar tecnologia sofisticada, coisa prática, operacional, que economiza água e dinheiro, sem desperdício e usando a água com racionalidade.

Na época, em 2009, o custo para montar o projeto foi de R$ 1.500,00 e em poucos meses o engenheiro autor do sistema declarou ter recuperado todo o investimento. Antes de instalado, o consumo de água na residência era de 36 metros cúbicos, depois passou a pagar apenas a taxa mínima da companhia de água com consumo inferior a 10 metros cúbicos mensais (na época era R$ 32,00 mensais).

O video mostra ainda o sistema com 2 registros onde se tem a opção de usar a água da rua ou do reservatório. Na residência a consciencia no uso da água vai além, a água que vai na máquina de lavar, após o término do processo de limpeza da roupa, também é reaproveitada onde é usada para lavar as calçadas, a casa e aguar as plantas.

Em entrevista para a reportagem Dona Célia, a esposa do engenheiro, conta que também faz a parte dela na economia de água. Ela defende que cada um de nós temos que ter nossa parcela para ajudar o planeta e acredita que no futuro as guerras serão pela posse de água. Dona Célia finaliza alertando que qualquer ajuda é válida e devemos contribuir da melhor maneira possível. Um exemplo fundamental para outras gerações aprenderem. Da parte deles, os filhos, netos e sobrinhos estão vendo isso e com uma grande probabilidade deles fazerem também.

No final, a repórter elogia dizendo que através deste gesto de reaproveitamento da água a família dá um banho de cidadania.


No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...