Thursday, November 01, 2012

Dinheiro no esgoto depois da tentativa de assalto milionário


Este video no YouTube - Explorando Túnel do assalto Milionario da Protege - publicado em 17/10/2012, mostra a exploração da galeria de esgoto utilizada por bandidos em uma tentativa de assalto ao cofre central da transportadora de valores Protege em São Paulo/SP. Segundo a descrição do video, o o repórter fotográfico Oslaim Brito da TV Bandeirantes passou cerca de 1 hora e meia dentro do túnel onde passou os 14 milhões de reais que os bandidos tentaram levar até serem interceptados pela polícia.



Noticia no site do jornal Folha de São Paulo publicada em 18/10/2012 - Boato de que dinheiro roubado ficou na galeria de água agita morador - comenta que em seguida a tentativa de assalto os bueiros de Santo Amaro, na zona sul da cidade, estão dando o que falar. O boato é que R$ 700 mil dos R$ 14 milhões roubados da caixa-forte da empresa Protege tenham ficado presos na tubulação da galeria de águas pluviais depois da fuga frustrada.

O jornal afirma que para os moradores das redondezas e vizinhos vale tudo para o dinheiro aparecer, até torcer pela chuva. "Imagine a bagunça se esse dinheiro começa a boiar pelas ruas", disse Edilson Clemente, 49, segurança de um condomínio. "Achado não é roubado", declarou, rindo, a atendente de valet Cristiane Braga de 30 anos. "Eu levaria a minha família toda de volta para a Paraíba", comenta o segurança Manuel Lourenço, 54 anos, colega de trabalho de Cristiane.

Na ação, segundo a reportagem, 15 ladrões estacionaram um ônibus com fundo falso sobre um bueiro para acessar a galeria de águas pluviais e um tunel escavado que terminava dentro do cofre. Depois, usaram botes e um túnel para chegar ao dinheiro. Os seguranças descobriram e chamaram a polícia, na fuga, três bandidos morreram e outro foi preso. A prefeitura comunicou que está reparando os danos causados às galerias e a Protege disse que só uma "pequena parte" do dinheiro não foi recuperada, mas não quis confirmar o valor.

Nestas horas, a posse de conhecimento de sistemas hidráulicos e tubulações podem confundir os profissionais, encanadores, desentupidores e bombeiros, sem saber se estão sendo contratados para uma caça ao tesouro ilegal, manutenção de rotina ou consertos de emergências.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...