Thursday, September 29, 2016

Hacker de banheiro invade privada inteligente


Com o avanço das privadas e louças sanitárias, muitas delas com recursos digitais que controlam a temperatura do assento, fluxo da descarga, movimento da tampa, jatos de limpeza, cheiros e músicas de fundo, tudo de forma inteligente e automatizada, sugiu um novo risco, os hackers.

Segundo esta notícia no site Blueblus - Quando a tecnologia vai longe demais, vaso sanitário inteligente pode ser hackeado - publicada em 8/8/2013, descobriram que a privada tecnológica da marca Satis podia ser invadida e controlada por hackers ou atacada por crackers. Uma brecha de segurança no app Android que controla a privada permite que alguém mal intencionado comande via bluetooth os recursos do aparelho.

Através do app My Satis o invasor poderia dar descarga repetidas vezes ou fazer a tampa abrir e fechar como se fosse possuída por espíritos. O site Forbes publicou dia 15/8/2013 em seu canal no YouTube um video mostrando uma privada invadida: Here's what it looks like when a smar toilet is hacked (Veja aqui como é quando uma privada inteligente é hackeada).



O site Mashable, em sua matéria do dia 3/8/2013 - Smart toilets vulnerable to hackers (Privadas inteligentes são vulneráveis aos hackers) - revelou os detalhes técnicos dos modos de invasão. Em um video narrado por uma apresentadora simpática, sabemos que a senha que protege a transferência de dados entre o aplicativo e o vaso sanitário é única e fácil de descobrir.

Na época das reportagens os vaso sanitários inteligentes fabricados pela empresa japonesa Lixil custavam entre 4 e 6 mil dólares. Não sabemos se houve importação para o Brasil, comprada por clientes diretos ou representantes. De qualquer forma, vale para atualização e conhecimento na hora dos encanadores, bombeiros e profissionais da área quando a moda chegar e este tipo de vaso sanitário começar a ser instalado com mais frequência nos banheiros brasileiros.


1 comment:

Beth Duarte said...

Otimas Dicas vale a pena vou divulgar em meu site!


Desentupidora curitiba e caça vazamento curitiba

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...