Tuesday, September 13, 2016

Teoria alerta sobre os perigos de cagar sentado e defende que o ser humano foi feito pra cagar agachado


Em julho de 2012 a empresa americana Squatty Pooty publicou esse video no YouTube alertando as pessoas dos perigos do nosso hábito moderno de cagar sentado e defendendo uma teoria de que o ser humano, na verdade, foi criado para fazer as necessidades fisiológicas agachado, de cócoras. A mudança da vida moderna acabou dando uma falsa sensação de conforto prejudicando o funcionamento do nosso corpo e causando provavelmente várias doenças do cólon, intestino e reto.


O video Squatty Potty® toilet stool: How toilet posture affects your health tem hoje cerca de 3,3 milhões de visualizações no YouTube, e explica (em inglês por enquanto) os resultados da pesquisa e a solução através de suportes e equipamentos simples para adaptar as privadas de hoje para o formato de cagar e mijar agachado.

O video defende que nossa postura na privada afeta diretamente a saúde. Apresenta teoria sobre a postura na privadas e que sentar influencia o estado de nossa saúde, pesquisando sobre fazer as necessidades agachado eles descobriram que anatomicamente os seres humanos foram criados para agachar na hora de defecar e eliminar as impurezas do corpo, foi assim por milênios. Isso até a chegada da civilização ocidental e a invenção do vaso sanitário moderno, supostamente trazendo luxo, conveniência e todo um novo mercado e indústria.

Ao mesmo tempo a modernidade veio com o aumento vertiginoso de doenças como hemorróidas, prisão de ventre, colite, apendicite, câncer de cólon, prolapso dos órgãos pélvicos, inchaço, síndrome do intestino irritável, etc. Estas condições e sintomas são atribuídas a dois principais fatores: dieta com falta de fibras e postura na hora de defecar.
Figura A: Nós fomos criados para agachar. Este é o seu cólon. Em azul os músculos puborectalis.


Figura B: Sentado na privada o fluxo é interrompido (cólon retorcido). Cagando agachado o cólon fica livre (cólon aberto). 

Na Pelvic Floor Clinic (Clínica do Assoalho Pélvico) da universidade de Stanford nos EUA, cagar agachado não é apenas recomendado para os pacientes com problemas no cólon, é uma exigência médica, faz parte do tratamento. Segundo eles a ciência é simples, o raciocínio é simples, o conceito é puro. No cólon os resíduos dos alimentos são armazenados em uma espécie de tubo de 1,8 metros de comprimento, que depois são conduzidos lentamente em direção ao reto. Os músculos puborectalis (figura A) pressionam o reto, segurando as fezes e mantendo a continência. 

Cagando sentado estes músculos ficam parcialmente relaxados, prejudicando o fluxo das fezes e dejetos. Ao agachar, os músculos ficam completamente relaxados, liberando o fluxo e permitindo uma eliminação mais fácil e efetiva das fezes, da merda ou cocô.

Sabendo que a postura sentada pode influir em tudo isso, a Squatty Potty decidiu fazer alguma coisa sobre esse assunto tão grave. Eles decidiram deixar de lado o tabu que envolve nossos hábitos no banheiro e decidiram quebrar o silêncio, por causa que a saúde das pessoas importa, o conforto seu futuro também. Inventaram uma solução simples, uma estrutura resistente, desenhada para refletir um ângulo e eficiência do agachamento natural, tudo dentro do luxo e conforto de seu próprio banheiro. Este equipamento, quando não está em uso, pode ser encaixado convenientemente debaixo da bacia do próprio vaso sanitário. 

Segundo o fabricante, é sguro, simples e eficiente. Recomendado por médicos. Dê um passo além no cuidado de sua saúde. Liberte seu corpo dos limites do banheiro. Junte-se à revolução de cagar agachado. Um cólon saudável : vida mais feliz.

Em resumo, esta é a mensagem do video e a teoria por trás do produto. Com certeza está deixando muita gente com a pulga atrás da orelha, sentindo o intestino preso e um aperto no coração. Para os desentupidores, encanadores e bombeiros, o aparelho não afeta na instalação dos vasos sanitários ou reformas no banheiro e tubulações. Mas nada impede que versões mais desenvolvidas ou sofisticadas da teoria de cagar e mijar agachado se espalhe, afetando profundamente os projetos arquitetônico dos banheiros e o desenho das louças e metais sanitários do futuro.


1 comment:

Fábio said...

Bom, eu encontrei um banquinho de cócoras (squatty potty) mais resistente e mais barato em uma loja aqui no brasil. Segue a loja para quem está procurando para comprar: http://www.banquinhodecocoras.com.br valeu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...