Wednesday, January 02, 2013

Descobrindo vazamentos de água com gás rastreador


Tempos atrás, quando falamos do Geofone, um aparelho semelhante a um estetoscópio, o correlacionador de ruídos, que premite descobrir o ponto de vazamento por ondas sonoras, no post Fapesp investiu em pesquisa para eliminar vazamentos de água em prédios, o leitor Fábio Rocha fez um alerta: no caso de muito ruído ambiente é aconselhável o método de Detecção Química com Gás Rastreador.

Fábio indica os serviços de detecção química com gás rastreador da Hidramax. O site da empresa explica que quando o ambiente tem muitos ruídos e dificulta a detecão de vazamento através da escuta eles utilizam a detecção química com gás rastreador. O método consiste na introdução de um gás rastreador na tubulação, e então no rastreamento dos pontos de vazamento através de um equipamento altamente sensível ao gás.

Segundo a Hidramax, este método é mais trabalhoso, por que o tubo com vazamento deve ser antes drenado, e o gás rastreador é mais caro. O gás utilizado não é tóxico ou inflamável, é insolúvel na água e mais leve que o ar. Além disto, ele consegue passar por alvenaria, pisos de concreto e outros materiais. É aplicável em tubos pressurizados (água fria, água quente, etc), em tubos de piscina (retornos, aspirador, etc) e até mesmo em tubos não pressurizados (tubos de esgotos ou águas pluviais).

Outra empresa que utiliza a técnica é a RCA Hydrotech, para eles o método consiste na introdução de gases não tóxicos, insolúveis na água e mais leves que o ar, sendo o hélio e o hidrogênio comumente utilizados para o teste. Através de um equipamento de detecção altamente sensível ao gás, instalado sobre a tubulação, é possível detectar pontos de vazamentos.

A RCA Hydrotech garante que o gás rastreador, que pode ser utilizado em alguns procedimentos de pesquisa, não apresenta nenhum risco à saúde em contato com a água potável e nenhum risco de explosão / incêndio. Por enquanto eles oferecem os serviços de detecção de vazamentos no estado do Rio de Janeiro e para poder preparar um orçamento é necessário agendar uma visita técnica. A empresa cobra o valor da visita que será descontado do valor do serviço, caso a empresa seja contratada para efetuar o serviço de busca de vazamento.

A foto que ilustra o post foi reproduzida do Blog Vazamentos patrocinado pela RCA - Localizado vazamento de 2 mil Reais em Cabo Frio - publicado em 17/9/2008. O post relata a descoberta do vazamento no Condomínio Quebra Mar em Cabo Frio/RJ e a foto mostra o técnico com o analisador de gás, o Sr. Mário (direita) e mais um morador observando o vazamento identificado. O problema foi uma rachadura em uma conexão, provavelmente devido ao desgaste do material.




1 comment:

DesentupidoraHL said...

Bom o blog estou lendo bastante...conheça nossa empresa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...