Tuesday, December 11, 2012

Reuso da água da máquina de lavar na descarga do banheiro


Josita Priante idealizou um sistema de reuso da água da máquina de lavar roupas para descarga de banheiro que deu origem ao Centro de Referência do Reuso da Água (CRRA) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Este video publicado no Canal Forrest Comunicação em 27/1/2012 conta um pouco da evolução do esgoto e traz depoimento de dona Josita, Eliana Rondon, coordenadora do projeto e Elza Sena, moradora que recebeu o sistema instalado em sua casa.



Dona Josita conta que começou a separar a água da máquina de lavar de forma manual em uma caixa, arrancou a cordinha da descarga e obrigou todo a família a usar água reutilizada do balde pra dar descarga. Depois, o marido desenvolveu um sistema mais prático que separa e armazena a água em outra caixa da água exclusiva para descarga, rega de plantas, lavagem de calçada e quintal, etc. No final, este sistema representou 30% de economia de água que reflete na conta. A história do casal Josita e Nicolau Priante tb foi contada no site O Eco em 26/11/2004: Água recilada.

Já o video mostra que de 6 a 10 litros de água são gastos em uma simples descarga do vaso sanitário e pergunta: para que usar água potável para um uso não potável? Para lavar 8 kilos de roupas uma máquina comum consome 200 litros de água, 70 litros para cada ciclo de lavagem. O sistema de recolhe a água dos 2 últimos ciclos e utiliza na descarga dos banheiros.

No sistema de reuso da CRRA, são instaladas outras 2 caixas d'água além da comumente utilizada nas residencias. Uma caixa recebe a água cinza (reuso da máquina de lavar ou da pia) e através de uma bomba leva a água para outra caixa localizada em cima da casa, no telhado. Desta forma a água pode ser reaproveitada nas descargas ou para molhar plantas, lavar quintal, calçadas, etc.

Como mostra o video, na casa da dona Elza, o sistema também reaproveita a água da chuva recolhida através de calhas no telhado. A bolsista Alinne Barroso, alerta para alguns cuidados necessários para quem instalar o sistema que por utilizar água suja, com bactérias e microorganismos, exigem mais atenção. Manter boias para detectar vazamentos, manutenção da caixa d'água frequente e adicionar cloro ou água sanitária periodicamente.

O Jornal Lotus publicou uma página - Sistema de reuso da água de lavagem de roupas em descargas domésticas no Mato Grosso - onde diz que o sistema está sendo testado no bairro do Parque Cuiaba e deve estar disponível no mercado para venda em breve. Pela economia e beneficio ao meio ambiente, vale informar os profissionais da área hidráulica, encanadores, desentupidores e bombeiros nesta nova forma de utilização da água nas residencias e empresas.

1 comment:

StevenHWicker said...

Thanks for this. I really like what you've posted here and wish you the best of luck with this blog and thanks for sharing. Desentupidora em santo amaro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...