Monday, December 03, 2012

Video aula de hidráulica predial no YouTube


Este video no canal de Ricardo Mascarenhas Passos no YouTube - Aula de hidráulica predial, água fria e esgoto por Ricardo Mascarenhas Passos Itajaí SC - publicado em 18/11/2011 mostra uma aula do encanador Ricardo, na profissão desde 1986, explicando passo a passo as instalações.



O encanador Ricardo mostra tubulações de água fria e esgoto, começando na lavanderia, com os canos do tanque, da máquina de lavar, o tubo de queda, as medidas recomendadas em relação ao chão e ao piso, inclusive o que julga ser uma boa invenção: o uso de um sifão para dar vazão a espuma da máquina de lavar, técnica adotada por Ricardo de outro encanador.

O autor do video explica o que é feixo hídrico e chama a atenção para as mudanças e atualizações a cada 5 anos na profissão de encanador e todos os envolvidos na construção civil e predial e as relações de hierarquia e informações entre predreiros e mestres de obra.

Depois, o encanador Ricardo mostra os detalhes das tubulações para uma pia, as distâncias do cano em relação ao piso e a parede, diferenças na instalação para torneira de mesa ou de parede, dicas de junções para evitar entupimento por gordura e sujeira.

Por fim, o banheiro, com cano da água da chuva (pluvial), registro de gaveta, mocheta completa, e dá uma dica para não desencontrar as medidas do box e sempre considerar a grossura do reboco da parede, precaução para não levar a culpa de trabalho mal feito acusado por pedreiros da obra.

No YouTube o video tem vários comentários, de outros encanadores, desentupidores e bombeiros, além de estudantes e outros profissionais. Ali o encanador Ricardo responde as dúvidas e agradece os elogios.


No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...