Thursday, March 29, 2012

Banheiro de agachar no Japão e na China


Muita gente não sabe mas o formato das privadas e vasos sanitários usados nos banheiros de países do oriente é bem diferente do utilizado no Brasil e no ocidente. Segundo o verbete Squat Toilet (Privada de agachar) na Wikipedia em inglês, essa é considerada a posição natural para fazer as necessidades fisiológicas em países como China, Japão, Arábia Saudita, França, Irã, Iraque, Turquia, India e Coréia. Na Itália este tipo de privada leva o nome de allaturca (a maneira turca), e a privada que usamos, de sentar, é chamada de allafranca (a maneira francesa).

O Blog Oshiete Kudasai conta que no Japão existem os dois tipos de privada, mas que muitos japoneses consideram cagar e mijar agachado mais higiênico e saudável pois nenhuma parte do corpo toca no vaso sanitário. O autor do blog ainda conta que no Japão o papel higiênico pode ser jogado dentro da privada, ouvi dizer que lá o sistema é por fossa sanitária, assim os detritos acumulados são recolhidos por caminhão para não serem jogados em um sistema de esgoto que poderia contaminar rios, lagos e o mar.

Como houve muitos imigrantes brasileiros descendentes de japoneses que foram trabalhar no Japão como dekaseguis, deve ter sido um choque para alguns se acostumar com esta forma de utilizar o banheiro. Para quem trabalhou como encanador ou empresas de desentupimento, hidráulica ou coleta de esgotos deve ter sido uma experiência e tanto já que os japoneses preferem deixar o trabalho dos 3k, kiken (perigoso), kitanai (sujo) e kitsui (duro) para estes trabalhadores temporários.
 
Imagem: Flickr de Daniela Goulart

1 comment:

Micheal Alexander said...

Thanks a lot for sharing this amazing knowledge with us. This site is fantastic. I always find great knowledge from it.  Serviço desentupidora em SP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...