Wednesday, March 28, 2012

Empresa Aquamare tranforma água do mar em água para beber



Video publicado no Canal H2OceanAgua no YouTube mostra reportagem veiculada no SBT aparentemente em dezembro de 2008. Segue transcrição da matéria:

Do mar para o copo, uma empresa brasileira está exportando para os americanos beberem a água do litoral norte de São Paulo. Em Bertioga, longe da costa, a 35 metros de profundidade, a coleta cuidadosa é para encontrar água de qualidade não encontrada perto de praias. Depois de 30 anos de pesquisa, Annibale Longui (diretor científico da Aquamare) descobriu a forma para transforma a água salgada em água potável, sem perder os minerais. Segundo Annibale os micro nutrientes contidos na água do mar são únicos e necessários para uma boa condição de saúde. Esses micronutrientes são benéficos a saúde humana, ou seja, completam a alimentação humana. A busca foi no sentido de encontrar uma água em que pudesse ser retirado o cloreto de sódio (sal) e ficasse o resto dos micronutrientes.

A procura da matéria prima e feita duas vezes por semana no litoral norte de São Paulo, o reporter Luiz Bacci acompanhou a coleta e alto mar, com os equipamentos prontos para retirar a água. Uma bomba puxa até 10 mil litros de água em menos de 1 hora. E tudo é armazenado em caixas, 4 tanques, cada um com a capacidade de armazenar 2.500 litros. Na fábrica a água salgada é dessanilizada em poucos segundos. Tudo é automatizado, o sistema nanotecnológico segundo o pesquisador, reorganiza as moléculas da água, reserva 63 nutrientes, enquanto outras águas de fontes doces mantém 12. Minerais que contribuem para a manutenção do organismo.

Luiz experimenta a água e acha o sabor leve. Há dois meses a empresa recebeu autorização do governo americano para comercializar o produto naquele país. Desde então 70 mil copos são exportados por mês, no Brasil o fabricante ainda não tinha licença para a venda na época. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o produtor deveria enviar um relatório que comprovasse a segurança de uso da água.

3 anos depois desta reportagem, em fevereiro de 2011, a comercialização da água do mar dessanilizada foi aprovada no Brasil, segundo anunciou o post no Blog dos Biotipos em 2/2/2011: AquaMais, a água dessalinizada aprovada por sua excelência.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...