Friday, March 23, 2012

Cheiro de ralo inspirou livro e filme no Brasil



O livro O Cheiro de Ralo escrito por Lourenço Mutarelli e lançado em 2002 pela editora Devir tem um enredo sobre um ralo de banheiro e o cheiro da privada. O livro narra o dia a dia do herói, "que se parece com aquele cara do comercial do Bom Bril", dono e único balconista de uma loja de compra e venda de artigos usados que diverte-se humilhando os humilhados e ofendendo os ofendidos mas vive sua luta contra o simbólico e fedorento cheiro do ralo em sua loja.

O livro deu origem a um filme do mesmo nome, disponível em DVD, dirigido por Heitor Dalia e lançado nos cinemas em 2007. Nos papeis principais o ator Selton Mello e a atriz Alice Braga, o escritor e desenhista em quadrinhos Lourenço Mutarelli também fez uma participação interpretando um segurança.



Segundo a editora do livro, pra fazer justiça ao título, os caminhos trilhados pelo protagonista só serão percorridos se o leitor tiver a capacidade de suportar o odor.  No livro o protagonista não tem nome, não só ele como nenhuma das personagens possui um nome, ou melhor, algumas possuem mais são impronunciáveis... Já no filme o protagonista foi batizado de Lourenço. O "protagonista" é, de repente, magnetizado pela bunda de uma das personagens que o deixa completamente obcecado. Essa será sua busca, em síntese, esse será o enredo. 

Pelo que me lembro, no filme o personagem não pensa em momento algum em chamar um especialista, bombeiro ou encanador, preferindo as soluções improvisadas e caseiras, dando a entender que prefere conviver com o problema do mau cheiro e fedor do que resolver o entupimento, sujeira acumulada ou refluxo do esgoto.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...