Thursday, March 08, 2012

Livro Instalações Hidráulicas e Sanitárias

No site da Livraria Cultura encontra-se disponível o livro Instalações Hidráulicas e Sanitárias por R$ 157,00, escrito por Helio Creder e editado desde 2006 pela Editora LTC. São 440 páginas mais um encarte dividido em 6 capítulos: 
Instalações Prediais de Água Potável, 
Instalações Prediais de Gás
, Instalações Prediais de Esgotos Sanitários e de Águas Pluviais, 
Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias
, Instalações Especiais e  Instalações para Deficientes Físicos.  No encarte, 2 apêndices: Projeto de Instalações
Apêndice e Memorial Descritivo.

Segundo o site da editora, o livro Instalações Hidráulicas e Sanitárias mantém-se rigorosamente atualizado com as normas brasileiras vigentes na área, destacando-se, por outro lado, pelo pioneirismo na introdução de padrões de qualidade adotados internacionalmente e que regulam a utilização de materiais e procedimentos específicos visando à segurança, à simplicidade e à facilidade de manutenção das instalações. Destaca ainda como exemplos dessa preocupação destacam-se o detalhamento de instalações especiais para deficientes físicos segundo normas internacionais (Suíça) e a incorporação de novos conceitos, como o Dry-Wall, visando à manutenção facilitada das instalações prediais, inovações trazidas por esta obra.

A editora avisa que durante essa jornada de publicações das edições anteriores, que culmina nesta sexta edição de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, o autor Hélio Creder demonstrou a preocupação em acompanhar a evolução arquitetônica e ocupacional de edifícios mais sofisticados, atendendo a novas necessidades como, por exemplo, a pressurização de água quente e fria de apartamentos de cobertura, sendo pioneiro na orientação de pregar a supressão das onerosas instalações de ferro fundido, viáveis apenas em casos muito especiais.

Dentro desse escopo, esta nova edição (a sexta desde o lançamento em 2006) traz a atualização do capítulo sobre Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, basicamente com a substituição de tubos e conexões de fibrocimento por PVC. Também foi ampliada a abrangência do tratamento de temas como as instalações de saunas e piscinas, cada dia mais comuns em edifícios residenciais e em áreas de lazer de condomínios. Importante, também, é a transcrição comentada com exemplos do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, com Esquemas de Pressurização em função da classe de riscos, voltada para a prevenção de sinistros e a proteção dos residentes e usuários dessas instalações.

A editora ainda lembra que para comodidade do leitor, as figuras que representam detalhes e plantas de projeto foram ampliadas e inseridas como encarte no Capítulo 1 e em um folheto anexo, que acompanha o livro. Segunda a empresa, todas essas atualizações e modificações visaram sempre, em última análise, a oferecer aos estudantes e profissionais da área o que de melhor existe em termos de conhecimento técnico sobre instalações hidráulicas e sanitárias.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...