Reunindo clientes, empresas e agentes independentes de manutenção doméstica, hidráulica, desentupimento, caça-vazamentos, etc.
Thursday, September 29, 2016
Hacker de banheiro invade privada inteligente
Com o avanço das privadas e louças sanitárias, muitas delas com recursos digitais que controlam a temperatura do assento, fluxo da descarga, movimento da tampa, jatos de limpeza, cheiros e músicas de fundo, tudo de forma inteligente e automatizada, sugiu um novo risco, os hackers.
Segundo esta notícia no site Blueblus - Quando a tecnologia vai longe demais, vaso sanitário inteligente pode ser hackeado - publicada em 8/8/2013, descobriram que a privada tecnológica da marca Satis podia ser invadida e controlada por hackers ou atacada por crackers. Uma brecha de segurança no app Android que controla a privada permite que alguém mal intencionado comande via bluetooth os recursos do aparelho.
Através do app My Satis o invasor poderia dar descarga repetidas vezes ou fazer a tampa abrir e fechar como se fosse possuída por espíritos. O site Forbes publicou dia 15/8/2013 em seu canal no YouTube um video mostrando uma privada invadida: Here's what it looks like when a smar toilet is hacked (Veja aqui como é quando uma privada inteligente é hackeada).
O site Mashable, em sua matéria do dia 3/8/2013 - Smart toilets vulnerable to hackers (Privadas inteligentes são vulneráveis aos hackers) - revelou os detalhes técnicos dos modos de invasão. Em um video narrado por uma apresentadora simpática, sabemos que a senha que protege a transferência de dados entre o aplicativo e o vaso sanitário é única e fácil de descobrir.
Na época das reportagens os vaso sanitários inteligentes fabricados pela empresa japonesa Lixil custavam entre 4 e 6 mil dólares. Não sabemos se houve importação para o Brasil, comprada por clientes diretos ou representantes. De qualquer forma, vale para atualização e conhecimento na hora dos encanadores, bombeiros e profissionais da área quando a moda chegar e este tipo de vaso sanitário começar a ser instalado com mais frequência nos banheiros brasileiros.
Tuesday, September 27, 2016
Letra da música do comercial da desentupidora Roto Rooter
Quando era pequeno no intervalo comercial dos desenhos sempre apareciam empresas desentupidoras e dedetizadoras anunciando. Uma delas era a Roto Rooter, empresa multinacional que se vendia como inventora de um processo revolucionário na época, o uso de máquinas desentupidoras, com longos tubos metálicos flexíveis e pontas em forma de garra, retirando a sujeira e o desentupimento de forma rápida, fácil e segura de todos os tipos de canos. No meio de desenhos explicando a tecnologia a música dizia:
Não se preocupe, não demora, chame Rooto-rooter.
Chame Rooto-rooter esse é o nome, e a sujeira descerá pelo cano.
Pesquisei mas não encontrei o comercial que eu assistia, mas achei este outro video, com a mesma música, em outro arranjo e com outros desenhos.
Apesar de mostrar desenhos de mulheres e carros inspirados nos anos 50, a comercial em desenho animado parece moderno, bem mais recente. Está na página do site Roto-Rooter no Brasil, onde diz que a desentupidora está há mais de 60 anos no país. Coloca em destaque os números de telefone e Whatsapp da filial de São Paulo.
Neste filme novo o roteiro parece o mesmo, uma privada entupida, um raio xis do encanamento, com o entupimento (em forma de caricatura), depois viatura da empresa que chega na residência e a máquina com seu cabo giratório que elimina a sujeira e faz o desentupimento.
Não sei se essa máquina da Roto-Rooter é patenteada e exclusiva mas hoje em dia muitas outras desentupidoras e profissionais já possuiem equipamentos similares ou com a mesma tecnologia. Talvez até mesmo moradores e donas de casa podem comprar desentupidores elétricos e de manivela, que imitam o método de desentupimento com tubos rotativos, além é claro de encanadores, bombeiros e desentupidores autônomos.
Friday, September 23, 2016
Tatuagem de merda nas costas da ex-namorada
Segundo esta foto no site Lost at e Minor isto é tão bizarro que só pode ser verdade. Traduzindo a notícia publicada em 28/11/2011, aparentemente um tatuador de Dayton, no estado americado de Ohio, estava sendo processado na época em 100 mil dólares por sua ex-namorada. Ela alegou ter sido tatuada nas costas com o desenho de um excremento com moscas voando ao redor em vez de uma cena do filme Narnia que ela tinha pedido. A razão disso tudo? Ele teria descoberto que ela estava traindo ele com um de seus colegas.
Na minha opinião a bosta e as mosquinhas na tatuagem não estão bem desenhadas e se fosse no Brasil ia ter gente fazendo piada dizendo que o filme Nárnia é uma merda e foi tudo um mal entendido.
Investigando melhor, este post no site The Smoking Gun - The viral story about the poor woman stuck with the poop tatoo? Sorry, it's totally full of crap (A história viral sobre a pobre mulher com uma tatuagem de bosta? Desculpa mas é uma porcaria total.) - publicado em 29/11/2011, desmente a notícia. A foto saiu pela primeira vez no post "Worst tattoo of the day" (a pior tatuagem do dia) e ganhou a história mirabolante, com traições e processos, depois. Consultando o tribunal da cidade de Dayton não encontraram nenhum dos processos ou pessoas mencionadas na confusão. Teve gente defendendo que a tatuagem na verdade representa uma vela derretendo e borboletas ao redor.
Mesmo sendo velas, pedras ou altares místicos com borboletas, talvez uma tatuagem de merda, privada ou vaso sanitário não seja uma ideia tão ruim assim. Não sei se existem desentupidores, encanadores e bombeiros que teriam coragem de fazer esse tipo de homenagem gravando esses símbolos do dia-a-dia e do ganha pão para sempre em sua pele.
Labels:
arte,
direito,
escatologia,
preços
Location:
Dayton, OH, EUA
Wednesday, September 21, 2016
Porque não usar soda cáustica ou Diabo Verde para desentupir esgoto
Já faz algum tempo que o pessoal da Desentupidora e Dedetizadora Guarujá vem em uma campanha alertando contra o uso da soda cáustica e de produtos como Diabo Verde no desentupimento de privadas, ralos, tubos e canos de esgoto. Segundo eles, estes produtos além de não desentupir o encanamento, agridem o meio ambiente.
Neste video publicado no YouTube em 24/6/2013 - Sóda caustica veja porque não usar em desentupimento - eles mostram um experimento com óleo de cozinha e soda cáustica, onde a gordura se solidifica, formando pedras que causam entupimento.
Segue a transcrição dos alertas dos encanadores e desentupidores profissionais que produziram o video: Cuidado! Nunca use soda cáustica. Quando misturada com a gordura, vira mingau e depois se empedra dentro do encanamento. E pode queimar suas mãos.
Depois mostram o exemplo, despejando óleo de cozinha em uma panela, aquecendo e mexendo com uma colher, despejando soda cáustica, mexendo com um mixer o líquido se transforma em uma pasta. Essa fusão acontece se houver mistura de gordura com a soda cáustica. O video mostra esta pasta sendo despejada em uma caixa de madeira - pense nisso dentro do encamento.
Acima outros dois videos publicados em 6/8/2015 (Soda caustica Nãaaaaaaaaaaaaooooo) e 18/6/2015 (Porque não usar soda caustica para desentupir encanamento) mostram entupimentos graves e impressionantes causados pelo uso da soda cáustica sendo consertado pela desentupidora Guarujá. Os videos mostram a utilização dos equipamentos e o trabalho dos profissionais da empresa.
Monday, September 19, 2016
Desentupidoras que atendem por whatsapp em São Paulo/SP
Foto: Tecnomovida Caracas no Flickr
Hoje em dia quem não prefer usar o celular com whatsapp em vez de fazer ligação e gastar com créditos ou conta de telefone. A gente vê muitos prestadores de serviços, de diversas áreas, atendendo os clientes e fazendo orçamentos através deste aplicativo muito popular no Brasil. Se até médico psiquiatra usa porque encanadores, desentupidores e bombeiros não haveriam de usar.
Fazendo uma busca rápida na internet encontrei estas empresas e profissionais em São Paulo/SP que divulgam seus números de whatsapp.
Desentupidora Aaron Grupo Asa - Desentupidoragranjaviana.wordpress.com
Granja Viana, São Paulo/SP.
Tel.: 11 3427.2276
Whats +55 11 96424.9997
Desentupidora Hidautec 24 horas - Hidrautec.com.br
Itapecerica da Serra/SP, atende São Paulo e Grande ABC.
Tels.: 11 5521.9494 e 5521.9991
Whats +55 11 97031.3733
PH Serviços - Phservicossp.com.br
Desentupidora na zona sul. Atendimento expresso nas principais avenidas de Casa Grande em Parelheiros, São Paulo/SP.
Tels.: 11 3313.1732 e 4102.5489 (24 horas)
Whats +55 11 96624.9214
Roto Rooter - Rotorooter.com.br
Jardim Cruzeiro, São Paulo/SP.
Tel.: 0800 777 0002 e 11 2865.3001 (emergencial 24 horas)
Whats +55 11 94016.8421
Desentupidora e Dedetizadora Sampex - Sampexdesentupidora.com.br
Jardim Cruzeiro, São Paulo/SP.
Tels.: 11 5669.3000 e 5055.8000
Whats +55 11 94772.9422
Com certeza cada vez mais encanadores ou empresas de desentupimento vão preferir usar o Whatsapp, como fazem os clientes e as pessoas no dia a dia, teclando mensagens de texto ou gravando mensagens de voz. Muito mais prático, conveniente e barato, usando wi-fi ou internet no celular sem pagar pelos minutos de ligação ou por mensagens sms. Com certeza as pessoas que já usam o app também devem trocar fotos e videos, mostrando os problemas e explicando os entupimentos, vazamentos ou acidentes na casa, no banheiro ou cozinha.
Na medida do possível vou atualizando a lista incluindo as empresas e profissionais que disponibilzam o whatsapp. Se você conhece ou trabalha com desentupimentos de pias, ralos, banheiras, banheiros, encanamentos, esgotos, tanques, calhas ou similares, comenta no blog deixando seu número de whats, site ou fanpage no Facebook.
Hoje em dia quem não prefer usar o celular com whatsapp em vez de fazer ligação e gastar com créditos ou conta de telefone. A gente vê muitos prestadores de serviços, de diversas áreas, atendendo os clientes e fazendo orçamentos através deste aplicativo muito popular no Brasil. Se até médico psiquiatra usa porque encanadores, desentupidores e bombeiros não haveriam de usar.
Fazendo uma busca rápida na internet encontrei estas empresas e profissionais em São Paulo/SP que divulgam seus números de whatsapp.
Desentupidora Aaron Grupo Asa - Desentupidoragranjaviana.wordpress.com
Granja Viana, São Paulo/SP.
Tel.: 11 3427.2276
Whats +55 11 96424.9997
Desentupidora Hidautec 24 horas - Hidrautec.com.br
Itapecerica da Serra/SP, atende São Paulo e Grande ABC.
Tels.: 11 5521.9494 e 5521.9991
Whats +55 11 97031.3733
PH Serviços - Phservicossp.com.br
Desentupidora na zona sul. Atendimento expresso nas principais avenidas de Casa Grande em Parelheiros, São Paulo/SP.
Tels.: 11 3313.1732 e 4102.5489 (24 horas)
Whats +55 11 96624.9214
Roto Rooter - Rotorooter.com.br
Jardim Cruzeiro, São Paulo/SP.
Tel.: 0800 777 0002 e 11 2865.3001 (emergencial 24 horas)
Whats +55 11 94016.8421
Desentupidora e Dedetizadora Sampex - Sampexdesentupidora.com.br
Jardim Cruzeiro, São Paulo/SP.
Tels.: 11 5669.3000 e 5055.8000
Whats +55 11 94772.9422
Com certeza cada vez mais encanadores ou empresas de desentupimento vão preferir usar o Whatsapp, como fazem os clientes e as pessoas no dia a dia, teclando mensagens de texto ou gravando mensagens de voz. Muito mais prático, conveniente e barato, usando wi-fi ou internet no celular sem pagar pelos minutos de ligação ou por mensagens sms. Com certeza as pessoas que já usam o app também devem trocar fotos e videos, mostrando os problemas e explicando os entupimentos, vazamentos ou acidentes na casa, no banheiro ou cozinha.
Na medida do possível vou atualizando a lista incluindo as empresas e profissionais que disponibilzam o whatsapp. Se você conhece ou trabalha com desentupimentos de pias, ralos, banheiras, banheiros, encanamentos, esgotos, tanques, calhas ou similares, comenta no blog deixando seu número de whats, site ou fanpage no Facebook.
Labels:
blogs,
empresas,
inovação,
profissionais,
sites
Location:
São Paulo, SP, Brasil
Thursday, September 15, 2016
Banheiros de hoteis com janelas que deixam as pessoas cagando serem vistas da rua e fotografadas
Olhem só, parece que no clube noturno Boom Boom que funciona no 18º andar do Standart Hotel High Line em Nova York, os banheiros tem janelas grandes e totalmente transparentes que permitem a visão de fora pra dentro das pessoas que estão fazendo suas necessidades fisiológicas ou só retocando a maquiagem. Pelo menos é o mostra essa notícia quase inacreditável no site da revista Época Negócios - Banheiro com vista panorâmica em hotel de NY permite que pedestram vejam que está usando o sanitário - publicada em 16/9/2012, a partir de outra matéria do jornal inglês Daily Mail.
Pesquisando sobre o assunto anos mais tarde, encontrei outras fotos no site Gistmania- (Photos) New York's Standart Hotel uses toilets that are visible from the streets (Fotos Standart Hotel de Nova York tem banheiros que são visíveis da rua). Inclusive esta abaixo que mostra uma mulher desenrolando papel higiênico com as calças ou shorts arriados.
O hotel fica sobre o High Line Park, um parque que revitalizou um antigo elevado ferroviário e virou atração turística de Nova York, de lá os visitantes com câmeras poderosas e lentes de aproximação podem ver e registrar os hóspedes e baladeiros fazerem 1 e 2 apreciando a vista cidade.
Pior é que em 2014 um hotel em Berlim, na Alemanha, copiou o novo estilo arquitetônico e contruiu o banheiro do restaurante Monkey Bar com o mesmo projeto de janelas enormes e transparentes, sem nenhuma privacidade para os hóspedes e clientes na hora de cagar ou mijar. Como explica o blog Overnight New York - Curtains anyone? The latest attention grabbed hotel that offers too much to see (Ninguém mais precisa de cortinas? A última dos hotéis que querem chamar atenção oferecendo muito para ver e olhar) - o hotel alemão, cuja foto coloquei lá em cima, a mulher de blusinha preta sentada na privada no começo do post, chama-se 25 hours hotel bikini berlin e seu lema é "real place, real people" (lugar de verdade, pessoas de verdade).
O hotel alemão alega ter vistas estilo primeira-classe da cidade e do zoológico, e o banheiro tem um aviso dizendo "por favor cuidado, não são só os macacos que estão observando você". E assim como o hotel americano, os banheiros visíveis parecem ser uma estratégia de divulgação, atraindo a atenção dos sites, da imprensa e das pessoas da rua.
Tuesday, September 13, 2016
Teoria alerta sobre os perigos de cagar sentado e defende que o ser humano foi feito pra cagar agachado
Em julho de 2012 a empresa americana Squatty Pooty publicou esse video no YouTube alertando as pessoas dos perigos do nosso hábito moderno de cagar sentado e defendendo uma teoria de que o ser humano, na verdade, foi criado para fazer as necessidades fisiológicas agachado, de cócoras. A mudança da vida moderna acabou dando uma falsa sensação de conforto prejudicando o funcionamento do nosso corpo e causando provavelmente várias doenças do cólon, intestino e reto.
O video Squatty Potty® toilet stool: How toilet posture affects your health tem hoje cerca de 3,3 milhões de visualizações no YouTube, e explica (em inglês por enquanto) os resultados da pesquisa e a solução através de suportes e equipamentos simples para adaptar as privadas de hoje para o formato de cagar e mijar agachado.
O video defende que nossa postura na privada afeta diretamente a saúde. Apresenta teoria sobre a postura na privadas e que sentar influencia o estado de nossa saúde, pesquisando sobre fazer as necessidades agachado eles descobriram que anatomicamente os seres humanos foram criados para agachar na hora de defecar e eliminar as impurezas do corpo, foi assim por milênios. Isso até a chegada da civilização ocidental e a invenção do vaso sanitário moderno, supostamente trazendo luxo, conveniência e todo um novo mercado e indústria.
Ao mesmo tempo a modernidade veio com o aumento vertiginoso de doenças como hemorróidas, prisão de ventre, colite, apendicite, câncer de cólon, prolapso dos órgãos pélvicos, inchaço, síndrome do intestino irritável, etc. Estas condições e sintomas são atribuídas a dois principais fatores: dieta com falta de fibras e postura na hora de defecar.
Figura A: Nós fomos criados para agachar. Este é o seu cólon. Em azul os músculos puborectalis.
Figura B: Sentado na privada o fluxo é interrompido (cólon retorcido). Cagando agachado o cólon fica livre (cólon aberto).
Na Pelvic Floor Clinic (Clínica do Assoalho Pélvico) da universidade de Stanford nos EUA, cagar agachado não é apenas recomendado para os pacientes com problemas no cólon, é uma exigência médica, faz parte do tratamento. Segundo eles a ciência é simples, o raciocínio é simples, o conceito é puro. No cólon os resíduos dos alimentos são armazenados em uma espécie de tubo de 1,8 metros de comprimento, que depois são conduzidos lentamente em direção ao reto. Os músculos puborectalis (figura A) pressionam o reto, segurando as fezes e mantendo a continência.
Cagando sentado estes músculos ficam parcialmente relaxados, prejudicando o fluxo das fezes e dejetos. Ao agachar, os músculos ficam completamente relaxados, liberando o fluxo e permitindo uma eliminação mais fácil e efetiva das fezes, da merda ou cocô.
Sabendo que a postura sentada pode influir em tudo isso, a Squatty Potty decidiu fazer alguma coisa sobre esse assunto tão grave. Eles decidiram deixar de lado o tabu que envolve nossos hábitos no banheiro e decidiram quebrar o silêncio, por causa que a saúde das pessoas importa, o conforto seu futuro também. Inventaram uma solução simples, uma estrutura resistente, desenhada para refletir um ângulo e eficiência do agachamento natural, tudo dentro do luxo e conforto de seu próprio banheiro. Este equipamento, quando não está em uso, pode ser encaixado convenientemente debaixo da bacia do próprio vaso sanitário.
Segundo o fabricante, é sguro, simples e eficiente. Recomendado por médicos. Dê um passo além no cuidado de sua saúde. Liberte seu corpo dos limites do banheiro. Junte-se à revolução de cagar agachado. Um cólon saudável : vida mais feliz.
Em resumo, esta é a mensagem do video e a teoria por trás do produto. Com certeza está deixando muita gente com a pulga atrás da orelha, sentindo o intestino preso e um aperto no coração. Para os desentupidores, encanadores e bombeiros, o aparelho não afeta na instalação dos vasos sanitários ou reformas no banheiro e tubulações. Mas nada impede que versões mais desenvolvidas ou sofisticadas da teoria de cagar e mijar agachado se espalhe, afetando profundamente os projetos arquitetônico dos banheiros e o desenho das louças e metais sanitários do futuro.
Location:
St. George, UT, EUA
Friday, September 09, 2016
Possíveis causas do mau cheiro de esgoto na privada do banheiro
Foto: Táiza Chede (Flickr)
Tradução do artigo publicado no site Toiletogy 101 (Privadologia): The clean but smelly toilet. O site em inglês está no ar desde 1995.
O vaso sanitário limpinho mas fedido.
O cheiro de gás de esgoto que escapa do cano.
Pergunta: Qual pode ser a causa da minha privada escapar um odor de gás de esgoto quando eu aperto a descarga mesmo quando o banheiro e o vaso sanitário estão limpos?
Resposta: Podem existir várias razões para este problema. O cheiro pode ser causado pelo nível da água dentro da privada quando a descarga é muito fraca que permite que o gás do sistema de esgoto entre no vaso sanitário.
Lulu
Privadas são fascinantes para os animais de estimação. Seu animalzinho pode estar bebendo água da privada ou apenas brincando com a água no banheiro; a solução é deixar sempre a porta do banheiro fechada. Além de ser a possível causa do mau cheiro bichos de estimação com esse comportamento podem causar um aumento significativo na conta de água.
A água pode evaporar
A água pode evaporar da bacia do vaso sanitário que não estiver em uso, como no porão ou na suíte dos hóspedes. Neste caso a solução é apertar a descarga regularmente quando o banheiro não estiver com uso frequente.
Anel de vedação de cera (bolsa cônica de vedação) quebrado
Um anel de vedação quebrado ou danificado debaixo do vaso sanitário pode permitir que gases do esgoto escapem para dentro do banheir. Se seu vaso sanitário balança ou se mexe, esta pode ser a causa do fedor.
Microorganismos do esgoto
Um dos motivos mais comuns de mau cheiro são aqueles causados por organismos, micróbios e bactérias que vivem no esgoto; eles podem estar do lado da privada que fica dentro da casa. Eles podem entrar na residência através do cano da privada (assim como pelo ralo do banheiro ou do chuveiro) e toda vez que apertar a descarga, você sentira o cheiro fedido de esgoto. A solução é despejar vários copos de água sanitária nos canos da privada e da caixa d'água acoplada (se houver), isso deve desinfetar a bacia do banheiro.
Tubo de ventilação obstruído
Mau cheiro no banheiro também pode ser causado quando os ralos e a tubulação não está propriamente ventilada ou o tubo de ventilação está obstruído ou entupido. O tubo de ventilação pode estar obstruído por um ninho de passarinho, pássaro ou rato morto, etc. Em regiões muito frias um tubo de ventilação estreito pode entupir de dentro para fora a partir da umidade gerada por máquinas de lavar, máquinas de lavar louça, chuveiros, etc. Além disso, tubos de ventilação podem ser entupidos nas conexões por gordura, restos de sabonete, etc. Um tubo de ventilação entupido exuge equipamento de desentupimento que saia do telhado para baixo. Trabalhar em cima do telhado é arriscado e exige cuidado e o melhor a fazer é deixar para um desentupidor, bombeiro ou encanador profissional, com os devidos aparelhos e experiência.
Privada rachada
Outra possibilidade do cheiro fedido pode ser a existencia de rachaduras internas dentro da bacia do banheiro que permita que a água escape lentamente para o encanamento, baixando o nível da água dentro do vaso sanitário e permitindo que o cheiro do esgoto entre no ambiente. Desentupir de forma descuidada e agressiva pode ser a causa de rachaduras deste tipo.
Veja o original em inglês em: Toiletology.com
Tradução do artigo publicado no site Toiletogy 101 (Privadologia): The clean but smelly toilet. O site em inglês está no ar desde 1995.
O vaso sanitário limpinho mas fedido.
O cheiro de gás de esgoto que escapa do cano.
Pergunta: Qual pode ser a causa da minha privada escapar um odor de gás de esgoto quando eu aperto a descarga mesmo quando o banheiro e o vaso sanitário estão limpos?
Resposta: Podem existir várias razões para este problema. O cheiro pode ser causado pelo nível da água dentro da privada quando a descarga é muito fraca que permite que o gás do sistema de esgoto entre no vaso sanitário.
Lulu
Privadas são fascinantes para os animais de estimação. Seu animalzinho pode estar bebendo água da privada ou apenas brincando com a água no banheiro; a solução é deixar sempre a porta do banheiro fechada. Além de ser a possível causa do mau cheiro bichos de estimação com esse comportamento podem causar um aumento significativo na conta de água.
A água pode evaporar
A água pode evaporar da bacia do vaso sanitário que não estiver em uso, como no porão ou na suíte dos hóspedes. Neste caso a solução é apertar a descarga regularmente quando o banheiro não estiver com uso frequente.
Anel de vedação de cera (bolsa cônica de vedação) quebrado
Um anel de vedação quebrado ou danificado debaixo do vaso sanitário pode permitir que gases do esgoto escapem para dentro do banheir. Se seu vaso sanitário balança ou se mexe, esta pode ser a causa do fedor.
Microorganismos do esgoto
Um dos motivos mais comuns de mau cheiro são aqueles causados por organismos, micróbios e bactérias que vivem no esgoto; eles podem estar do lado da privada que fica dentro da casa. Eles podem entrar na residência através do cano da privada (assim como pelo ralo do banheiro ou do chuveiro) e toda vez que apertar a descarga, você sentira o cheiro fedido de esgoto. A solução é despejar vários copos de água sanitária nos canos da privada e da caixa d'água acoplada (se houver), isso deve desinfetar a bacia do banheiro.
Tubo de ventilação obstruído
Mau cheiro no banheiro também pode ser causado quando os ralos e a tubulação não está propriamente ventilada ou o tubo de ventilação está obstruído ou entupido. O tubo de ventilação pode estar obstruído por um ninho de passarinho, pássaro ou rato morto, etc. Em regiões muito frias um tubo de ventilação estreito pode entupir de dentro para fora a partir da umidade gerada por máquinas de lavar, máquinas de lavar louça, chuveiros, etc. Além disso, tubos de ventilação podem ser entupidos nas conexões por gordura, restos de sabonete, etc. Um tubo de ventilação entupido exuge equipamento de desentupimento que saia do telhado para baixo. Trabalhar em cima do telhado é arriscado e exige cuidado e o melhor a fazer é deixar para um desentupidor, bombeiro ou encanador profissional, com os devidos aparelhos e experiência.
Privada rachada
Outra possibilidade do cheiro fedido pode ser a existencia de rachaduras internas dentro da bacia do banheiro que permita que a água escape lentamente para o encanamento, baixando o nível da água dentro do vaso sanitário e permitindo que o cheiro do esgoto entre no ambiente. Desentupir de forma descuidada e agressiva pode ser a causa de rachaduras deste tipo.
Veja o original em inglês em: Toiletology.com
Labels:
animais,
banheiro,
passo a passo,
saúde,
sites
Wednesday, September 07, 2016
O último desentupidor com taquara (bambu) em São Paulo/SP
Foto: Rubens Cavallari - Folhapress
No centro de São Paulo ainda trabalha o último desentupidor que utiliza a técnica tradicional da taquara (tiras compridas de bambu). Assim mostra essa matéria assinada por Fabio Pagotto e publicada dia 25/8/2016 no Jornal Agora São Paulo: Desentupidor mantém tradição das taquaras.
O profissional é José da Silva Filho, 71 anos, que tem um sócio, Manoel João Santiago, 72 anos, que trabalha com ele às vezes. Ele disse pra reportagem: "Sou o último taquarista vivo. Esse é o nome da profissão. O João vem às vezes", afirmou Silva.
Antigamente esses profissionais eram muito numerosos e ofereciam o serviço ali na rua Riachuelo, junto a seus enormes rolos de taquaras ligadas por arames.
"Esse método não estoura as manilhas, suja menos, não faz barulho e é mais rápido", diz Silva, defendendo o uso do bambu comparando com as modernas máquinas de desentupir, que utilizam cabos de aço, que hoje funcionam com motores ou manivelas.
Este não foi o único registro pela imprensa do estabelecimento do Seu José. Em 8/11/2012 saiu a matéria Os últimos da espécie: desentupidor taquareiro, escrita por Felipe Zylbersztajn e publicada na Veja SP.
Na época (talvez até agora), passando pela Rua Riachuelo, ficavam os três rolos de taquara (um tipo de bambu) de diversos comprimentos acorrentados a um cano de ferro. O material de José da Silva Filho, que então disse ter 67 anos, um dos últimos representantes dos desentupidores taquareiros, como são chamados os profissionais especializados em desobstruir canos e tubulações domésticas com rolos de bambu de tiras amarradas que alcançam 30 metros.
“Aqui é um ponto que o pessoal antigo conhece, sabe? Este lugar inteiro ficava tomado de taquareiros. Eram mais ou menos uns sessenta só neste paredão. São Paulo toda vinha nos buscar para fazer o serviço nas casas”, contou José para Veja SP.
A reportagem diz ainda que ele chegou a São Paulo em 1960 num pau de arara, vindo de Pernambuco. Conheceu o ofício por meio de um tio e se entusiasmou com a procura pelo serviço. “O que você cobrasse o pessoal pagava, pois não havia outro jeito de desentupir. A gente não dava conta de tanto trabalho”, lembra. A chegada de inovações como as máquinas elétricas mudou todo o cenário.
“Ficou ruim de uns vinte anos para cá”, afirma. Assim, não houve renovação de taquareiros na praça. “Uns morreram, outros se aposentaram”, diz José, que cobrava R$ 100,00 por um serviço de desentupimento (em 2012), mas aceita negociar o valor. Neste ano, surgiram apenas uns quinze interessados. “Não dá mais para viver disso. Continuo vindo mais por força do hábito. É como se fosse um lazer”, explica. “Não me acostumo a ficar em casa. Bato uns papos e quando dá 6 e pouco eu vou embora daqui.”
Lendo estas reportagens percebemos que podemos dar mais valor às tradições, as vantagens do bambu parecem ser suficientes para que mais profissionais e desentupidores continuassem a oferecer e aperfeiçoar esta técnica. Com certeza é mais ecológica, gasta pouca energia e com resíduos biodegradáveis. Com a crise econômica, pode ser alternativa caso seja mais barato e acessível.
Desentupidor taquareiro. Rua Riachuelo, 85, centro, São Paulo/SP.
No centro de São Paulo ainda trabalha o último desentupidor que utiliza a técnica tradicional da taquara (tiras compridas de bambu). Assim mostra essa matéria assinada por Fabio Pagotto e publicada dia 25/8/2016 no Jornal Agora São Paulo: Desentupidor mantém tradição das taquaras.
O profissional é José da Silva Filho, 71 anos, que tem um sócio, Manoel João Santiago, 72 anos, que trabalha com ele às vezes. Ele disse pra reportagem: "Sou o último taquarista vivo. Esse é o nome da profissão. O João vem às vezes", afirmou Silva.
Antigamente esses profissionais eram muito numerosos e ofereciam o serviço ali na rua Riachuelo, junto a seus enormes rolos de taquaras ligadas por arames.
"Esse método não estoura as manilhas, suja menos, não faz barulho e é mais rápido", diz Silva, defendendo o uso do bambu comparando com as modernas máquinas de desentupir, que utilizam cabos de aço, que hoje funcionam com motores ou manivelas.
Este não foi o único registro pela imprensa do estabelecimento do Seu José. Em 8/11/2012 saiu a matéria Os últimos da espécie: desentupidor taquareiro, escrita por Felipe Zylbersztajn e publicada na Veja SP.
Na época (talvez até agora), passando pela Rua Riachuelo, ficavam os três rolos de taquara (um tipo de bambu) de diversos comprimentos acorrentados a um cano de ferro. O material de José da Silva Filho, que então disse ter 67 anos, um dos últimos representantes dos desentupidores taquareiros, como são chamados os profissionais especializados em desobstruir canos e tubulações domésticas com rolos de bambu de tiras amarradas que alcançam 30 metros.
“Aqui é um ponto que o pessoal antigo conhece, sabe? Este lugar inteiro ficava tomado de taquareiros. Eram mais ou menos uns sessenta só neste paredão. São Paulo toda vinha nos buscar para fazer o serviço nas casas”, contou José para Veja SP.
A reportagem diz ainda que ele chegou a São Paulo em 1960 num pau de arara, vindo de Pernambuco. Conheceu o ofício por meio de um tio e se entusiasmou com a procura pelo serviço. “O que você cobrasse o pessoal pagava, pois não havia outro jeito de desentupir. A gente não dava conta de tanto trabalho”, lembra. A chegada de inovações como as máquinas elétricas mudou todo o cenário.
“Ficou ruim de uns vinte anos para cá”, afirma. Assim, não houve renovação de taquareiros na praça. “Uns morreram, outros se aposentaram”, diz José, que cobrava R$ 100,00 por um serviço de desentupimento (em 2012), mas aceita negociar o valor. Neste ano, surgiram apenas uns quinze interessados. “Não dá mais para viver disso. Continuo vindo mais por força do hábito. É como se fosse um lazer”, explica. “Não me acostumo a ficar em casa. Bato uns papos e quando dá 6 e pouco eu vou embora daqui.”
Lendo estas reportagens percebemos que podemos dar mais valor às tradições, as vantagens do bambu parecem ser suficientes para que mais profissionais e desentupidores continuassem a oferecer e aperfeiçoar esta técnica. Com certeza é mais ecológica, gasta pouca energia e com resíduos biodegradáveis. Com a crise econômica, pode ser alternativa caso seja mais barato e acessível.
Desentupidor taquareiro. Rua Riachuelo, 85, centro, São Paulo/SP.
Monday, September 05, 2016
Usando o Pikachu pra desentupir privada
Faz tempo encontrei esse video no YouTube que mostra dois rapazes e um homem fantasiado de Pikachu sendo usado para várias tarefas. Uma delas é desentupir privada, isso sem nenhum movimento de game ou super poderes especiais. Abaixo a versão do video legendada: My Pet Pikachu Smosh.
Agora com o sucesso do Pokemon Go com certeza vários destes monstrinhos em realidade aumentada estão aparecendo nos banheiros dos jogadores. Ainda bem que mesmo dentro de vasos sanitários, mictórios e banheiras eles não provocam entupimentos, vazamentos ou imprevistos hidráulicos. No máximo o que pode acontecer é um jogador mais entusiasmado, na hora de atirar suas pokebolas, derrubar o celular na privada.
Thursday, September 01, 2016
Desentupidora manual Ridgid
A empresa de ferramentas e máquinas Ridgid além de de aspiradores profissionais, desentupidoras e jateadoras, também tem uma desentupidora manual que funciona com manivela. O produto chama desentupidora manual Ridgid K-26, disponível para compra online no site Portal das Ferramentas, indicado pela própria fabricante, com o preço de R$ 1.330,22 (em 30/8/2016), parcelado em até 6 vezes.
Segundo a fabricante, a desentupidora manual vem com cabo C1, trabalha através de sifões e curvas de banheiros, banheiras, bebedouros, etc. Possui ainda mandril positivo tipo furadeira, eixo do mandril de aço temperado, tambor rotativo de plástico moldado. Equipado com cabo de alma interna de 8mm x 7,6 m com ponta bulbo, C-1 e com manivela de alumínio acanelado que não desliza das mãos.
A imagem da pia no topo do post foi retirada do video que mostra o modelo Ridgid Quick Spin, que me pareceu que tem funcionamento similar ao modelo disponível no Brasil. Comparado com outras ferramentas similares à venda por aqui, o preço parece bem elevado, aparentemente deve ser importado e com custos em dólar. Vou pesquisar se existem relatos e tutoriais que mostrem possíveis vantagens deste produto, mas se alguem já comprou ou usou essa ferramentas e outras do mesmo fabricante, fiquem a vontade de comentar e contar suas experiências aqui.
Subscribe to:
Posts (Atom)