Wednesday, August 07, 2013

Cano de cobre foi causa de cabelos verdes misteriosos na Suécia


Segundo o site Inovação Tecnológica, entre os vencedores do Prêmio Ig Nobel 2012 está o cientista Johan Pettersson da Suécia que resolveu o enigma de por que, em certas casas na cidade de Anderslöv, na Suécia, o cabelo das pessoas ficou verde: foi por causa do cobre liberado pelos canos.

No blog Nothing to do with Airbroath, o post Showers in new homes caused blonde Swedes' hair to turn green (Chuveiros em casas novas foram a causa do cabelo de loiras suecas ficarem verdes) publicado em 19/12/2011, explica que depois que várias pessoas começaram a ver seus cabelos esverdeados a primeira suspeita foi na água encanada.

Testaram a água potável coletada em vários casas da região pra detectar os níveis de cobre, que é conhecido por tingir os cabelos de verde, o resultado foi que os níveis do metal eram normais e deixaram os pesquisadores confusos.

Mas em coletas deixadas durante a noite o nível de cobre era de 5 a 10 vezes maior do que o normal. A água quente agindo nos canos de cobre e aquecedores conduzia o metal para a água. O problema era maior em casas novas que utilizavam mais tubulações e canos de cobre sem cobertura, o engenheiro ambiental Johan Pettersson revelou que nas casas mais antigas o nível de cobre na água era mais baixo.

A solução para os loiros que não quisessem ter os cabelos verdes em Anderslöv? Mudar para uma casa mais velha ou lavar o cabelo com água fria.

No Brasil, os canos de cobres são mais caros mas já foram muito utilizados nas instalações hidráulicas antigamente. Encanadores, desentupidores e bombeiros vez por outra ainda trabalham com este material. Agora fica o alerta de observar se o problema ocorre também por aqui, mesmo com poucas loiras legítimas, o cabelo tingido e descolorido é muito utilizado e alterações na coloração provocada por água de cano de cobre pode se tranformar em mais um problema a ser resolvido.

1 comment:

Receita Genial said...

Cabelos esverdeados: o que fazer?
Os fios loiros fazem a cabeça de muitas mulheres, mas quando a tintura vai perdendo o brilho e as madeixas começam a ficar esverdeadas é uma luta para fazer com que o cabelo volte à cor original. Neste caso, prevenir é melhor que remediar, especialmente no verão, quando os cabelos estão mais expostos ao sol, ao sal da água do mar, ao cloro e ao vento.

Confira algumas dicas do Meu Shampoo para você cuidar dos fios claros antes que eles fiquem esverdeados e quebradiços:

- Use um shampoo para cabelos coloridos adequado para a sua tonalidade. Utilize um produto anti-resíduos pelo menos uma vez por semana para eliminar os agentes químicos que podem reagir com seus fios deixando-os esverdeados.

- Hidrate o cabelo semanalmente - especialmente se for muito à praia e à piscina - com uma máscara nutritiva. Isso faz com que as cutículas fiquem fechadas e menos expostas ao sulfato de cobre, componente do cloro que reage com a queratina natural dos fios, ou ao sal da água do mar, que reage com a tintura provocando a perda de cor.

- Quando for à praia ou ao clube, use um chapéu ou lenço para proteger os cabelos. Se você pratica natação, não abra mão da touca: os raios solares também penetram na parte interna do fio oxidando os pigmentos do cabelo.

- Se for expor os cabelos ao sol, sal e cloro, use um leave-in ou um creme hidratante que contenha filtro solar e silicone, principalmente antes de entrar na água. Esses produtos vão criar uma camada protetora no fio, deixando-os mais protegidos.

- Na hora de tingir o cabelo, uma dica importante: peça a um profissional para que aplique a coloração, pois uma tintura mal feita pode alterar o tom do fio. E se já estiver com os cabelos loiros, atenção para a escolha da cor: tinturas com pigmentos prateados ou muito claros aplicados em cima de outra tonalidade podem deixar os fios verdes.

Em último caso, se seu cabelo ficar ou já estiver esverdeado, procure um cabeleireiro de sua confiança e não tente nada drástico. O profissional saberá o que fazer para recuperar a cor de suas madeixas.

Acesse o site; www.meushampoo.com.br cadastre-se e ganhe um brinde
http://www.meushampoo.com.br/p-39-cabelos-esverdeados-o-que-fazer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...