Thursday, February 23, 2012

Fabricante de bombas hidráulicas paga bolsa de estudos para funcionários

Encanador

Matéria no suplemento PME Pequenas e Médias Empresas do jornal O Estado de São Paulo publicada no dia 21/12/2011 e assinada por Ligia Aguilhar fala da política de retenção de talentos da empresa Higra no Rio Grande do Sul. Segue transcrição do jornal:

Ganho com formação
21/12/2011 - Lígia Aguilhar
Estadão PME

O empresário Silvino Geremia desconhece o problema de reter talentos. Há onze anos no comando da Higra, fabricante de bombas hidráulicas de Porto Alegre (RS), ele viu apenas três pessoas pedirem demissão. O motivo está na política de benefícios que cobre 90% dos custos de qualquer curso que o funcionário pretenda fazer até a pós-graduação, mesmo sem relação com o negócio.

Atualmente, 30% dos 45 funcionários recebem subsídio, que consome menos de 1% do faturamento da empresa - estimado em R$ 21 milhões para este ano. "O custo não pesa no orçamento e, ao mesmo tempo, melhora a produtividade", diz. Ao terminar um curso, a maioria dos funcionário é promovida.

Quando isso não é possível, o empreendedor recomenda o profissional para vagas em empresas. "O que importa para mim é saber que enquanto a pessoa trabalhava e estudava aqui vestia nossa camisa. E que outro funcionário terá a mesma oportunidade quando começar a trabalhar aqui", afirma.

Ele só lamenta que outros empresários não compartilhem a mesma visão. "Se toda empresa investisse até 2% do faturamento em educação, o Brasil se tornaria em pouco tempo um país de primeiro mundo e não teria problemas com mão de obra."

Um mês antes, no dia 16/10/2011 uma matéria na Revista Exame PME - Rotatividade quase zero - também fala sobre o programa de bolsas de estudos da empresa. Visitando o site da Higra, vimos que eles tem um blog Bah (Blog Atualidades Higra), fabricam bombas anfíbias e aeradores e na verdade estão localizados em São Leopoldo/RS.


1 comment:

Matheus said...

Excelente iniciativa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...