Wednesday, February 29, 2012

Como descobrir vazamentos com pó de café e copo de água



Em 5/5/2009 o Jornal Nacional veiculou a reportagem Empresa lança cartilha que ensina a economizar água na TV Globo. A reportagem mostra que a cartilha ensina, por exemplo, a despejar pó de café usado para identificar vazamentos. O pó deve ser jogado no vaso sanitário. Uma colher basta. Se ele ficar inteiro, está tudo bem. Mas, se for cortado por filetes de água, é porque há vazamento.

Outra dica para caça-vazamentos exibida na TV é fechar o registro de água na casa e colocar um copo cheio no bico de uma torneira aberta. Se a quantidade de água diminuir, é porque há vazamento. Ou seja, há um cano furado entre a torneira e o relógio de água. Como sobra espaço, a água do copo é sugada.

“Esses pequenos vazamentos acabam gerando um consumo e um desperdício de água muito grande e, se nós mudarmos a nossa relação com relação ao acompanhamento do nosso consumo, isso vai dar uma diferença muito boa na conta de água”, explica José Maurício Maia, gerente de relações com clientes da Sabesp, empresa que lançou a cartilha.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...