Wednesday, February 08, 2012

O encanador (ou bombeiro) mais famoso do mundo



Sabe quem é o encanador ou bombeiro mais famoso do mundo? Adivinhou, o Super Mario da Nintendo. O verbete Mario (personagem) na Wikipédia afirma que no começo o personagem se chamava Jumpman (homem que pula) mas foi batizado de Mario em homenagem a um funcionário italiano que trabalhava no escritório da Nintendo em Nova York nos Estados Unidos.

Lembro de ter ouvido uma lenda que o designer e criador do videogame Donkey Kong (onde o personagem estreou), o japonês Shigueru Miyamoto, quando jovem morou em Nova York em um apartamento pequeno, de tijolos aparentes com canos aparentes e problemas de hidráulica, conheceu um encanador italiano ou descendente de italianos que daria origem mais tarde ao Mario, ao figurino de macacão e boné e ainda ao cenário do jogo.

Na web, encontrei algumas homenagens ao Mario: Blog Encanador Chapado e o Blog do Encanador. Para os encanadores e bombeiros fica a homenagem, mesmo quem não usa macacão ou não fale com sotaque italianado. o carinho dos jovens gamemaníacos e crianças fãs de jogos eletrônicos que acabam conhecendo o universo de canos, encanamentos de esgoto e desentupimentos em meio a fadas, monstros com casca de tartaruga, estrelas, moedas rodopiantes e cogumelos coloridos.


No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...