Tuesday, February 14, 2012

Encanamento com vácuo para coleta do lixo em Barcelona já é usado em 50 países



Dia 8/5/2010 o Jornal Nacional da TV Globo veiculou a matéria Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo, última de uma série de reportagens especiais sobre as soluções encontradas por muitas cidades para reaproveitar o lixo. Segue alguns trechos transcritos do site sobre a tecnologia usada em Barcelona na Espanha:
(...) Todas as bocas de lixo são conectadas a um gigantesco sistema de tubulação enterrado a, pelo menos, cinco metros da superfície. Trata-se de um grande sugador, que aspira o lixo de hora em hora, dia e noite, o ano inteiro.

Os sacos chegam a ''viajar'' a 70 quilômetros por hora embaixo da terra. O destino final é um centro de coleta, geralmente instalado na periferia da cidade. O lixo entra diretamente em um container, que depois de cheio é transportado para uma usina de triagem, ainda mais afastada da cidade. Plásticos, latas e papel são reciclados. O lixo orgânico vira combustível para mover turbinas que produzem eletricidade.

A ideia nasceu na Vila Olímpica de Barcelona, construída especialmente para os Jogos de 1992. Parecia impossível unir lixo com limpeza e higiene. Mas deu tão certo que virou exemplo para a cidade inteira. O sistema acaba com a sujeira nas ruas, com as latas de lixo e, principalmente, com a coleta - um método que geralmente custa caro e polui o meio ambiente. Pelo menos 160 caminhões de lixo deixaram de circular diariamente pelas ruas da cidade.

(...) Nos últimos 18 anos, a prefeitura de Barcelona vem investindo sistematicamente na instalação dos tubos.

“É como o fornecimento de água, gás ou energia elétrica. A tubulação é enterrada embaixo do pavimento das ruas”, explica o representante da companhia que criou o sistema. E o custo com o tempo se dilui e acaba sendo igual ou até menor do que o método tradicional de coleta.

Em Barcelona, os prédios de apartamentos construídos nas últimas duas décadas já têm o sistema instalado internamente. Os moradores nem precisam mais descer com os sacos até a rua: 70% do lixo na capital da Catalunha já são recolhidos assim. E, em cinco anos, Barcelona inteira não terá mais nenhum caminhão de coleta de lixo circulando pela cidade. Solução subterrânea que ninguém vê, mas com vantagens que, com certeza, todo mundo sente.

Em 16/10/2010 a Revista Época Negócios publicou a reportagem O caminho do lixo revelando que a empresa Envac (que tem um escritório no Brasil, no bairro do Itaim Bibi em São Paulo/SP) é a responsável pela invenção e montagem da tecnologia, iniciada em 1961, em um hospital sueco. Hoje, 120 cidades em 50 países têm alguma versão do sistema e Estocolmo, Londres na Inglaterra e Montreal no Canadá estão implantando redes urbanas completas. O sistema automatizado é gerenciado a distância por um ou dois funcionários da prefeitura ou de empresa terceirizada e alivia o trânsito descartando o uso de caminhões de coleta. A instalação custa entre 1 milhão de euros (um edifício pequeno) e 50 milhões de euros (área residencial de 18 mil habitantes). O sistema, segundo a empresa declarou a revista, reduz de 30% a 40% os gastos com a coleta de lixo.

A Revista Infraestrutura Urbana, edição deste mês, publicou a reportagem Coleta de lixo subterrênea e a vácuo com detalhes técnicos e especificações dos tubos, canos equipamentos, funcionamento e capacidade do sistema. O diretor comercial da Envac Brasil, Fábio Colella, declarou que para as casas, as tubulações estão enterradas entre 1,5 m abaixo do nível da rua. Quando há válvulas, a profundidade é geralmente entre 1,5 e 2,5 m. E que em Barcelona há construções de até 5 m mas é muito raro. "O normal são pontos de coleta onde existam conjuntos de válvulas (geralmente dez válvulas para cada entrada) em que a profundidade dos equipamentos possa chegar a 3,5 m", conta Colella. "Nestes lugares, aprofundamos as escavações para atingir o nível necessário, mas imediatamente após o ponto de coleta, voltamos ao nível próximo da superfície."

Do jeito que andam as cidades e o problema do trânsito e meio ambiente, nada impedede que esta tecnologia de encanamentos a vácuo para recolher lixo possa virar mais uma opção e campo de trabalho para encanadores e bombeiros em empresas e cidades modernas do Brasil.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...