Tuesday, September 18, 2012

Apostila Instalações de Esgoto Sanitário em PDF para download


O site Aditivocad.com disponibiliza várias apostilas e arquivos relacionados a encanamento e hidráulica, entre eles esta Apostila Instalações de Esgoto Sanitário com informações para projetos de instalações para esgoto doméstico. Com informações técnicas, fala da concepção do projeto, etapas e simbologias da norma técnica NBR 8160.

Com 40 páginas, este documento traz definições de esgoto primário e secundário, tabelas para o dimensionamento do ramal de esgoto, tubos de queda bem como ramais e colunas de ventilação. Inlclui também informações técnicas para construção e dimensionamento de tanques sépticos e sumidouros, além de alguns exercícios para quem quiser treinar o assunto estudado.

Reproduzida da apostila, a imagem acima mostra um diagrama com as principais partes constituintes da instalação de esgoto doméstico segunda a NBR 8160 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Abaixo, a legenda do gráfico:
RD - Ramal de Descarga - tubulação que recebe diretamente efluente de aparelho sanitário.
RE - Ramal de Esgoto - tubulação que recebe efluentes de ramais de descarga.
CV - Coluna de Ventilação - tubulação vertical que conduz os gases para a atmosfera.
Desconector - dispositivo provido de fecho hídrico destinado a vedar a passagem de gases e animais para o interior da edificação. Elemento que desconecta o esgoto primário do esgoto secundário.
TQ - Tubo de Queda - tubulação vertical que recebe efluente de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga.
RV - Ramal de Ventilação - tubulação que liga o esgoto primário à coluna de ventilação.
Esgoto Primário - é a parte da instalação à qual os gases e os animais têm acesso. É a parte da instalação entre os desconectores e o coletor público, quando há coletor público.
Esgoto Secundário - é a parte da instalação à qual os gases e animais não tem acesso. São os aparelhos e a canalização que vem antes dos desconectores.

Criado em 2001, o site é direcionado para engenheiros, arquitetos, projetistas e profissionais relacionados e tem a venda por R$ 54,00 no cartão o CD Downloads AEC-CAD, com mais de 700 apostilas sobre engenharia, arquitetura e CAD, dentre estas aproximadamente 50 falam sobre sistemas de água e esgoto predial, instalações de gás, sistemas de águas pluviais e assuntos relacionados.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...