Thursday, August 02, 2012

Reuso da água de chuva com tecnologia alemã


O site Agua-de-chuva.com foi criado pela empresa 3P Technik do Brasil para mostrar sua linha de produtos para reutilização de água de chuva em empresas e residencias. Subsidiária da 3P Technik Filtersysteme GmbH descrita como uma das líderes do mercado de manejo de água de chuva e disposta a adaptar a tecnologia de filtros, captadores, canos e caixas d'água e até mesmo criar soluções sob medida.

No site ficamos sabendo que o ideal é de captar água de chuva antes que chegue no solo, onde normalmente se contamina e fica imprópria para uso. As águas pluviais assim captadas servem, após o tratamento adequado, para muitos usos não potáveis. Imagino que seria possível regar plantas, descarga de banheiro, lavagem de calçadas, etc.

Filtros

Um dos filtros em destaque entre os produtos da 3P Technik pode processar a água de chuva de telhados com áreas até 200 m2. O grau de eficiência - dependendo da intensidade da precipitação - está entre 90 e 95%. A sujeira separada não se acumula pois é encaminhada diretamente para a galeria pluvial, ou - quando houver em anexo um sistema de recarga dos lençois subterrâneas - é coletada num recipiente, para compostagem posterior.  Este filtro normalmente é instalado diretamente no subsolo, com um tubo de inspeção, no acesso à cisterna de concreto ou no tanque de plástico.

Outro filtro com tecnologia inédita é feito para instalação no tubo de descida do sistema de calhas. Servindo também como separador de folhas, de lama, e de areia, ele mantém os dutos d'água livre de sedimentos e evita entupimentos em tubos verticais. As impurezas são jogadas para fora, no separador e abertura existente na frente do filtro. Este método garante o fim dos entupimentos em tubos de descida, caixas de areia e de lama ou de calhas pluviais no chão, etc.

Segundo a 3p Technik estes produtos garantem a filtragem segura e eficiente para sistemas de aproveitamento da chuva, sistemas de percolação no subsolo, sistemas de retenção temporária, lagos e saídas para áreas abertas como gramados.

Legislação

A empresa tb fala da importância da retenção temporária. A chuva do telhado fica retida numa cisterna, e a parte que não for aproveitada será liberada de forma controlada (0,2 a 0,6 litros por segundo). Segundo ela na cidade de São Paulo/SP já existe uma lei que torna obrigatória a retenção da chuva em novas ou reformadas construções a partir de 500 m2 de área impermeabilizada. O uso desta água é facultativo. Outros municípios exigem a recarga dos lençóis subterrâneos, para compensar a dupla perda d'água quando existe exploração das águas do subsolo por poços artesianos, por exemplo.

Independente da legislação, a reutilização da água de chuva pode se tornar acessível e bem aceita por empresários, comerciantes e por moradores da cidade, proprietários e condôminos de casas e apartamentos. Neste caso o trabalho do desentupidor e encanador ganha mais uma tecnologia, com fontes de águas diferentes e autônomos, além do serviço público de água e esgoto tradicional.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...