Monday, June 25, 2012

A Catedral do Esgoto e as Olimpíadas de Londres



Segundo esta matéria escrita por Ana Gasston do jornal Estadão Turismo - Antecipe o tour por endereços dos Jogos - publicada em 22/5/2012, grande parte da estrutura para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 foi construída no bairro que abriga antigas estações de tratamento de esgoto daquela cidade inglesa.

A repórter paulistana, morando na Inglaterra há 10 anos, fez o passeio com a London Walks (walks.com) em um tour que começou na frente da estação de metrô West Ham, a 25 minutos do Parque Olímpico. Segundo ela, melhorar a infraestrutura e atrair investimentos para a região é um dos motivos pelo qual o parque foi construído ali. Até pouco tempo atrás, o extremo leste da cidade era uma área abandonada e altamente poluída.

A jornalista escreve que como em Londres o vento sopra de oeste para leste, as fábricas surgidas na Revolução Industrial (1698 - 1929) foram instaladas ali, evitando que a sujeira e o ar contaminado se espalhassem pela cidade. Despejavam resíduos químicos diretamente no Rio Tâmisa até a segunda metade do século 19, quando foi instalado um sistema de tratamento de esgoto. Grande parte do trajeto entre a estação West Ham e o Estádio Olímpico é feito em cima de um duto da rede de esgoto.


Para a reportagem Ana visitou tb a Abbey Mills Pumping Station (Estação de Bombeamento de Esgoto Abbey Mills). Construído entre 1865 e 1868, o belo prédio em estilo bizantino, conhecido como The Cathedral of Sewage, abre para visitação algumas vezes por ano. O blog Londonist publicou dezenas de fotos do local, como esta acima que mostra o interior da estação,  no post de 26/5/2012: A Tour Of Abbey Mills Pumping Station & The Northern Outfall Sewer. As imagens dão uma idéia do poder de invenção, detalhe e capacidade técnica dos engenheiros, encanadores e bombeiros hidráulicos do periodo vitoriano.

O video que ilustra este post, mostra as galerias com as passagens de água em formato oval, um registro feito pela empresa Clearmaster - London to Brighton Sewers - que oferece limpeza e filmagens com câmeras de segurança, registrando até ratos e outros animais que vivem nos subterrâneos e são companheiros frequentes de quem trabalha no setor. É interessante notar que o interesse pelos ingleses pelo tratamento de esgoto para limpeza dos rios começou há 150 anos atrás, enquanto isso no Brasil, apesar dos projetos do Rio Pinheiros, Tietê, Baía de Guanabara, etc, este trabalho não aparenta trazer resultados mas a torcida é que esteja apenas no começo.

A reportagem do Estadão lembra que a noção de sustentabilidade foi aplicada às construções no Parque Olímpico em Londres: após os jogos, Estádio e Centro Aquático serão reduzidos e a Arena de Basquete, removida. Só será mantido o essencial ao desenvolvimento da área e o lazer dos moradores.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...