Wednesday, July 11, 2012

Hidrômetros individuais evitam desperdício de água

Hidrômetros Individuais

No site de compartilhamento de imagens Flickr, encontrei no álbum da empresa Metragen esta foto de hidrômetros individuais com leitura remota via rádio instalados no Edifício Jardins. No álbum aparece outro edifício onde foram instalados leitores e medidores individuais de água e gás.

Matéria no site do jornal O Diário de Maringá - Mais justo com você e com o meio ambiente - publicada em 22/5/2011 defende as vantagens e economias da instalação dos hidrômetros individuais. O jornalista Wilame Prado comenta que se em um mesmo prédio, existem pessoas conscientes ambientalmente e que, por isso, não deixam a torneira aberta enquanto escovam o dente e tampouco deixam para o ano que vem o conserto daquele vazamento no vaso sanitário, também pode ter vizinhos que, justamente por saber que os custos com a água são rateados ao final do mês entre todos os moradores, simplesmente não se importa em desperdiçar água.

Entrevistado na reportagem, o engenheiro civil Miguel Fujinami, que já projetou alguns condomínios em Maringá com hidrômetros individuais, calcula que a economia de água é de pelo menos 30%. A explicação é simples: "Automaticamente o consumo de água do prédio diminui como um todo. Todo mundo vai querer gastar menos. Quando o consumo é rateado, gasta-se à vontade", diz ele.

Os hidrômetros individuais ainda permitem detectar mais facilmente os vazamentos internos, emitem contas individuais e permitem ao condômino saber exatamente o volume consumido de água no mês. O engenheiro explica que, geralmente, os hidrômetros são instalados no andar do apartamento. "Se no andar, tem quatro apartamentos, quatro hidrômetros individualizados são instalados nele".

Embora seja possível, instalar hidrômetros individuais em prédios que não foram projetados para isso requer grandes reformas e troca de toda a tubulação de água dos apartamentos. Por conta disso, o diretor do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) de Maringá/PR, Junzi Shimauti, afirma que não compensa trocar o sistema e instalar hidrômetros individuais.

Os prédios novos já adotam essa solução, e pelas vantagens, muitos condomínios estão instalando esse tipo de sistema. Um campo novo e em expansão para encanadores e trabalhadores da construção.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...