Monday, July 09, 2012

Como fazer fossa séptica com biodigestor e uma breve história do esgoto no Globo Rural



Este video publicado no YouTube foi veiculado no programa Globo Rural - Fossa séptica, além de proteger a saúde da família, permite uso do resíduo como adubo - em 24/7/2011. O assunto ainda rendeu uma publicação no site G1 - Fossa séptica protege o solo e a água da contaminação - e uma matéria com o passo a passo completo na Revista Globo Rural - Como fazer Fossa nova - afirmando que o sistema biodigestor desenvolvido pela Embrapa tem dupla função: elimina doenças e produz adubo orgânico de qualidade.

Fossa Negra

Na reportagem, a partir de emails enviados por telespectadores do programa, o editor de cartas Cesar Darci, encontrou essa tecnologia simples adotada por pequenos agricultores em São Paulo. Além de garantir a saúde da família, o resíduo pode ser aproveitado como adubo. O repórter César Dassie gravou em Pitangueiras/SP,  mostrando que muitas vezes, a não mais do que 30, 40 metros do banheiro, a chamada fossa negra - que nada mais é do que um buraco na terra - recebe todo o material, sem nenhum tratamento. Entrevistado, José Amarante, técnico em desenvolvimento agrário do Instituto de Terras do Estado de São Paulo, o Itesp, revela: “Os próprios produtores rurais consideram o local da fossa negra um local perigoso, onde eles orientam as crianças a não chegarem perto, com medo da contaminação. Quando tem visitas numa propriedade rural, o primeiro alerta que o produtor faz é para não chegarem perto da fossa negra, também por conta do perigo de cair”.

Fossa Séptica Biodigestora

O veterinário Luiz Augusto do Amaral, professor da Unesp de Jaboticabal, defende que uma fossa correta pode ser uma estrutura simples, como a que mudou a saúde das 47 famílias do assentamento Córrego Rico, em Jaboticabal, no norte paulista e dos assentados em Ibitiúva, no município de Pitangueiras, a 50 quilômetros de Jaboticabal. Na propriedade de Jaime Fagundes dos Santos, o trabalho conta com a experiência do agricultor Oscar Dias da Silva, que fez 47 das 66 fossas construídas na região sob coordenação do Itesp. “Em vinte, trinta dias a fossa está pronta para funcionar. Eu gosto do trabalho, porque isso é para o futuro. Se as pessoas não cuidarem, o planeta acaba. Então a gente tem que lutar para isso”, afirma.

Sheilla Bolonhezi Verdade, bióloga da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, a Cati, e acompanha o trabalho de saneamento rural. Um kit de três caixas ilustra o funcionamento da fossa séptica, no modelo desenvolvido pela Embrapa. “Como o esgoto entra diretamente no cano, temos uma válvula de retenção que permite que o dejeto entre e ela feche para evitar o refluxo ou o retorno para a tubulação. Conforme vai enchendo, o material vai passando de uma caixa para outra. Lembrando que entre as conexão das caixas tem sempre uma válvula de inspeção. No caso de um problema de entupimento, não necessariamente precisa abrir as duas caixas”, explica.

Invenção do Esgoto

No trecho gravado e reproduzido no YouTube, o repórter apresentador Vico Iasi começa defendendo que o esgoto como uma das maiores invenções da humanidade, o discurso valoriza e exalta o saneamento básico de uma forma tal, para orgulhar os desentupidores e encanadores, que vale reproduzir a transcrição da fala dele:
As redes de esgotos devem figurar entre as grandes invenções da humanidade. O esgoto tem a importância da roda, da mesa, da cadeira ou da colher e do garfo. Coisa de 2 ou 3 séculos, o esgoto era a céu aberto. Ou então como acontecia no Rio de Janeiro da colônia e do império, os dejetos humanos eram carregados por escravos de cada casa pro mar. Era o tempo dos pinicos e das moitas no mato. Depois veio a fossa negra, ainda assim o número de pessoas que adoeciam ou morriam pela contaminação dos dejetos era incalculável.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...