Monday, May 28, 2012

Exemplos de uso de água da chuva para economizar e evitar desperdício



Este video publicado no canal Universoemergente no YouTube em 23/5/2009 mostra uma reportagem no Jornal Nacional da TV Globo sobre o desperdício de água no Brasil e idéias criativas do uso da água da chuva. Em um prédio em São Paulo/SP uma reforma de R$ 5 mil permitiu aproveitar a água que não chega pelo cano. Reservatórios no subsolo guardam água da chuva que é usada no jardim e para lavar o chão. Segundo a síndica Maria Cecilia Higuchi, eles estavam economizando em média R$ 1 mil por mês na época da entrevista.

Ainda na matéria da TV, Edison Urbano, técnico em eletrônica, tb sempre teve preocupação com o uso da água e transformou uma casa num laboratório para evitar o desperdício. Segundo o repórter Alan Severiano o que começou como experiências de fundo de quintal virou uma prova de que soluções caseiras também podem fazer milagre.

Com pequenas adaptações, a conta do Edison ficou 30% mais barata. A água da calha escorre para um tambor e é usada para regar plantas. Ele inventou até vasos com um sistema de irrigação mais eficiente. A planta vai na terra. Embaixo, eu tenho um carpete. Esse carpete vai dentro de um tubo. Esse tubo, ele enche de água. Então a planta só vai puxar a água que ela precisa, explicou. A maior economia vem do chuveiro. O que escoa pelo ralo vai para uma caixa do lado de fora. Depois de tratada com cloro de piscina, a água é usada na descarga.

Com o desperdício, vazamentos, contas altas de água, estas idéias são uma boa oportunidade para novos serviços e equipamentos que podem ser oferecidos por desentupidores, encanadores e bombeiros nas cidades do Brasil.

2 comments:

Jack M. Sickermann said...

É sempre animador ver como pessoas buscam soluções para problemas sobre os quais muitas vezes se fala bastante mas se faz menos do que seria desejável.

Captar a Água de Chuva, alem da economia bem-vinda de água potável, hoje é essencial para diminuir as enchentes urbanas. A água tem que ficar no lote, e não correr pelas ruas para acabar no piscinão com toneladas de lixo.
Portanto, usem a chuva, infiltrem-o no seu jardim, ponham um telhado verde, que vai diminuir a conta do ar condicionado.

Tabadotupi.tk said...

Ola Jack, obrigado pelo comentário! Vi seu link para a empresa fabricante de filtros de água da chuva, assim que puder vou dar uma olhada com calma e postar aqui no blog. Vcs instalam estes equipamentos? Chamam os profissionais que eram encanadores e desentupidores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...