Friday, May 18, 2012

Perigos do amianto da caixa d'água no Jornal Nacional



Matéria veiculada no Jornal Nacional depois da condenação de 2 ex-diretores da Eternit na Itália por causa do amianto, material que já foi muito usado em telhas e caixas d'água no Brasil. A apresentadora Patrícia Poeta começava perguntando: Afinal, é proibido ou não é? Depois, a reportagem mostrava o doente Eliseu Simões, aposentado, e diagnosticado com asbestose, doença que causa uma espécia de endurecimento no pulmão e diminui a capacidade respiratória. Eliseu com outras 50 pessoas estavam processando na justiça a empresa que trabalhava.

No video Telhas e Caixas d'água provocam cancer no pulmão com a reportagem publicada em 15/2/2012 no Youtube, o repórter Tiago Eltz afirmava que o amianto está presentes em vários objetos e produtos do cotidiano das cidades, pastilha de freio, junta do rotor, além de ser usado na fabricação de telhas e caixas d'água. Para quem trabalha diretamente com estes produtos o perigo para a saúde seria maior. Segundo Hermano de Castro, pesquisador da Fiocruz, um indivíduo que trabalha com amianto tem 50 vezes mais chances de ter câncer no pulmão.

A presidente do Instituto Brasileiro de Crisotila Marina Julio de Aquino também é entrevistada e diz que desde os anos 60 a indústria brasileira que utiliza o amianto crisotila está se adequando com controles rígidos. A reportagem afirmava que desde 1995 uma lei regulamentando o uso do amianto no Brasil estava em tramitação, mas uma pendência no Supremo Tribunal Federal impediu de entrar em vigor. Leonardo Amarante, advogado das vítimas do amianto dizia que todos os países optaram pelo banimento e proibição do amianto, apenas o Brasil hesita diante desta questão.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...