Friday, December 02, 2016

Sistema de captação de água da chuva, projeto de Antonio Campesi


Pode até parecer mentira mas este video publicado no dia primeiro de abril de 2011 no canal de Antonio Campesi no YouTube mostra um sistema de captação de água de chuva, segundo o autor, um projeto revolucionário. Até o momento, mais de 5 anos depois (hoje estamos em 29/11/2016), o video já obteve 210.360 visualizações e 153 comentários.



Antonio descreve que o sistema de captação de água de chuvas funciona por calhas através de telhados de residências e indústrias. Ele garante o aproveitamento de até 99% da águas pluviais. Primeiro acontece a condução através de tubos das calhas até o filtro, depois de descartar a primeira água, que faz a limpeza do telhado a sua abertura faz passar por um filtro, que retém até um grão de areia.

Depois a água limpa é armazenada em reservatórios retangulares. Os mesmos são interligados entre si e fixados em muros ou paredes, ocupando pouco espaço. A parte superior das caixas, que são fabricadas com medidas variadas, conta com um extravasor de água (ladrão). A que é exibida no vídeo é de 140x100x037, acumulando um total de 500 litros cada. A caixa é toda lacrada, impossibilitando a entrada de mosquitos da dengue.



Com a utilização de uma bomba, a água irá passar por um filtro e distribuída a outros reservatórios totalmente limpa. Antonio defende que a captação de águas pluviais é simples e com certeza contribuirá com a economia, diminuindo os transtornos causados em dias de chuvas rápidas.

Alerta também que um quarteirão normalmente tem uma área de 10 mil metros quadrados, onde até 70% dessa área é coberta por residências, os 30% restantes são os quintais, que são impermeabilizados. Uma chuva de 100 milímetros numa área dessa estaria lançando cerca de 1.000 metros cúbicos nas ruas, ou seja, 1.000.000 de litros de água! Se você tem uma área coberta de 100 metros quadrados, e se chuver 100 milímetros, isto significa 10.000 litros de água!

No final faz um apelo: colete a água e combata as inundações!

No video Antonio Campesi divulga seu perfil no Twitter - @antoniocampesi (30 seguidores) - e procurando no Facebook, é possível descobrir que ele atualmente reside em Barra Velha/SC, provável localização da casa onde está instalada o sistema de captação de água exibida no video.

Com a crise hídrica nos anos recentes, cada vez mais os profissionais de manutenção hidráulica, encanadores e bombeiros, vão conviver com estruturas de reaproveitamento e reutilização da água, cada vez vista como bem precioso, valioso e indispensável.

2 comments:

Leticia Roberta said...

Impressionante esse sistema se ouvesse doações desse sistema não haveria para áreas carentes em certas parte do mundo não haveria sede, tão pouco racionamento de água.

http://www.desentupidorahydro.com.br

Desentupidora said...

A Desentupidora que você precisa para resolver seus problemas de esgoto e encanamento é com a gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...