Thursday, December 08, 2016

Banheirolândia? Parque temático sobre banheiro na Coréia


Em novembro de 2012 esta matéria da BBC - World's first toilete theme park open in Korea (O primeiro parque temático sobre banheiro do mundo abre na Coréia do Sul) - anunciava a inauguração na cidade sul coreana de Suwon o que parece ser uma Disneylândia da privada ou uma Banheirolândia da alegria.


O parque tem um museu onde exibe privadas em estilo romano, urinóis europeus, um sistema antigo de descarga de banheiro coreano, assim como fatos divertidos sobre o excremento humano e um jardim dedicado à esculturas de figuras agachadas e de cócoras.

A correspondende da BBC em Seul, Lucy Williamson, visitou o parque e explorou a fascinação que os sul-coreanos tem pela arte a rotina do WC e do toalete.

Ela conta que o parque foi construído em homenagem a um homem famoso naquele país, Sim Jae-duck, conhecido como Mr. Toilet (Senhor Banheiro), que nasceu no banheiro da casa de sua avó e virou um defensor obsessivo de banheiros públicos limpos.

A blogueira do Grlll Travel, que também visitiou e filmou no parque - Video: Visiting the Mr. Toilet museum in Suwon Korea (Video: Visitando o museu do Sr. Banheiro em Suwon na Coréia) - explica que Sim Jae-duck foi prefeito da cidade e por ter nascido no chão do banheiro ganhou na escola o apelido Gaetongg-i, traduzido como Cocô de Cachorrinho ou Cocozinho de Cachorro.

Mr. Toilet construiu uma casa em formato de privada gigante, que virou sede do museu, inclusive com o banheiro original. Os visitantes interessados no assunto podem ver a evolução dos banheiros na Coréia e em Suwon. Agora a cidade virou um ponto de atração da produção artística relacionada à banheiros e evacuação, inclusive organizou um festival de arte chamado Golden Pee (Mijada Dourada).

Na entrevista que deu pra BBC, a responsável pelo parque na época lembra que todo dia de manhã as pessoas vão ao banheiro, e quase ninguém gosta de falar neste assunto, por isso eles dedicaram ao público toda uma cultura em torno do toilete e do banheiro. Ela defende que nós precisamos de banheiros para todos, os banheiros podem sim ser espaços culturais e é um lugar muito importante para a saúde, conservação da água e limpeza.

No dia que a repórter visitou o parque, estava lotado de crianças menores de 5 anos, um tipo de público que provavelmente sejam os mais curiosos em relação às atrações do lugar. Pelas cenas mostradas no video, parece que os coreanos não tem vergonha de imortalizar esse momento particular e íntimo que é usar o banheiro, cagar e mijar, exibir a história, as expressões faciais e até mesmo a própria merda.

5 comments:

Cassio said...

oque mais podemos falar sobre esses coreanos...rsrsrs...é cada ideia hein...

ótima matéria adoro curiosidade do mundo afora.

se puder fechar um backlink agradeço.

http://www.desentupidorasos.com.br

Santa Rita said...

Desentupimento em Goiania

Desentupidora said...

Conheça nossos serviços de Desentupidora . Agilidade e economia você encontra aqui!

Anonymous said...

Olha, sou eu de novo. Gosto muito para comentar seu website porque aprecio da forma que você usa para relacionar-se com com o visitante.

JH Desentupidora said...

Coreanos sempre surpreendendo, manteria hilaria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...