Tuesday, April 23, 2013

Livro de geografia mostra desperdício de água no Piauí



O blog Catinga de Porco, do Professor Calebe Temporal, publicou em 15/1/2010 o post Livro de Geografia mostra imagem do desperdício de água em Cristino Castro com uma foto que mostra detalhe do livro de ensino médio Geografia: Geografia Geral e do Brasil, autores Lúcia Marina e Tércio (editora Ática).

No capítulo 12 do livro - Água: escassez e poluição - a foto na página 117 mostra um poço jorrante no município de Cristino Castro/PI com a legenda: Desperdício de água em poço no Piauí, uma das áreas carentes desse precioso líquido em nosso país. O professor Calebe destaca outra parte do texto do livro em seu blog: o grande "planeta água" está passando sede. É incrível imaginar que atualmente dezenas de milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia.

O blog revela que a região tem um dos maiores lençóis freaticos do mundo e defende um uso consciente com menos desperdício, deixando de ser exemplo negativo estampado em livros e jornais na TV. Uma iniciativa importante do professor, que sem ser contra o uso da água na diversão e lazer da cidade, alerta os moradores e vizinhos sobre um problema que pode agravar o meio ambiente e a vida no futuro. Ainda mais no Brasil, um país campeão em desperdício e mau uso dos recursos da natureza.

Os profissionais hidráulicos e encanadores deveriam ter consciência ou ajudar os clientes a encontrar soluções de reciclagem e reuso da água em fontes, hidrantes e áreas de lazer e evitar usos que afrontam o bom senso no uso de um recurso natural tão precioso.

O livro aparentemente não está disponível no site da Livraria Cultura mas encontrei o título a venda  no Mercado Livre com preços variando entre R$ 20,00 e R$ 40,00.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...